book_icon

Fujitsu realiza pesquisa sobre transformação digital em 15 países

O estudo constata que 34% das iniciativas de transformação digital levam a resultados positivos

São Paulo, julho de 2017 – A Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), anuncia os resultados da pesquisa Global Digital Transformation. Foram entrevistados 1.614 líderes empresariais em 15 países diferentes com o objetivo de conhecer o status e as tendências das iniciativas de transformação digital.
De acordo com o estudo, 89% dos líderes empresariais e suas organizações apostam em iniciativas de transformação digital com tecnologias digitais como Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT). 34% dessas iniciativas já apresentaram resultados positivos. Além disso, a pesquisa revelou os fatores-chave para o sucesso na transformação digital, bem como os desafios, capacidades necessárias e percepções sobre AI.

Hoje em dia, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outras tecnologias digitais se incorporam aos negócios e à sociedade para promover transformações digitais e mudar negócios em todo o mundo. A pesquisa Global Digital Transformation, realizada em fevereiro de 2017, procurou entender esse cenário, os fatores e desafios de sucesso, bem como os requisitos para os parceiros tecnológicos nessa jornada.

Resultados
1. Status das iniciativas de transformação digital
89% dos líderes empresariais informaram que suas organizações embarcaram em iniciativas de transformação digital. A situação dessas iniciativas não está apenas na fase de planejamento ou teste. Muitos estão na etapa de implementação e apresentam resultados tangíveis. 34% desses projetos já produziram resultados comerciais, como aumento de receita ou melhor relacionamento com clientes.

2. Iniciativas de transformação digital em áreas funcionais e indústrias
Com relação às iniciativas de transformação digital, o Marketing é a área funcional mais alta (38%), seguida por Workstyle (35%) e Operação e Manutenção (30%). Em termos de iniciativas específicas da indústria, Finanças e Seguros (51%) e Saúde (51%) são as principais áreas de transformação digital, seguidas de Manufatura.

3. Resultados da transformação digital
Os três principais resultados de iniciativas de transformação digital foram o aumento da receita (46%), a melhora das relações com os clientes (44%) e o fortalecimento da competitividade dos produtos (36%), o que reafirma a contribuição desse modelo para o crescimento dos negócios.

4. Fatores-chave para o sucesso da transformação digital
De acordo com os resultados da pesquisa, fatores importantes para projetos de transformação digital bem-sucedidos são pessoas talentosas com as habilidades certas (19%), forte liderança (18%) e organizações e processos racionalizados (17%). Além disso, o estudo também revelou que, para realizar com êxito a transformação digital, é necessário co-criar com parceiros tecnológicos, bem como compreender o negócio e ter alinhamento com a visão estratégica.

5. Percepções da Inteligência Artificial
Os líderes empresariais têm grandes expectativas em relação à AI, 77% deles acreditam que está uma grande oportunidade. A maioria deles também concorda que a AI irá melhorar as capacidades das pessoas no futuro.

6. Capacidades necessárias para transformação digital
Os líderes empresariais responderam que as capacidades mais importantes que as pessoas precisam para o fortalecimento na era digital são o conhecimento profissional das tecnologias digitais (18%), criatividade e imaginação (17%), entre outras capacidades necessárias. Os resultados também indicam que, para implementar iniciativas com sucesso de transformação digital, é importante fomentar o desenvolvimento de talentos digitais ou adquirir tais talentos.

Na sociedade de hoje, onde a transformação digital avança em todo o mundo, a Fujitsu acredita que a co-criação alavanca novas tecnologias digitais e se torna uma norma de negócios.
Sobre a Fujitsu

A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. Aproximadamente 155 mil colaboradores da Fujitsu prestam suporte a clientes em mais de 100 países. Utilizamos a nossa experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com os nossos clientes. A Fujitsu Limited (TSE: 6702) divulgou receita consolidada de 4,5 trilhões de ienes (US $ 40 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2017. Para mais informações, acesse: http://www.fujitsu.com

Informações à imprensa
RMA Comunicação
Adriana Leme | adriana.leme@rmacomunicacao.com.br | Tel.: (11) 2244-5934
Aline Vieira | aline.vieira@agenciarma.com.br | Tel.: (11) 2244-5920
Vitória Cardoso | vitoria.cardoso@gruporma.com.br | Tel: (11) 2244-5974

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento