book_icon

ONG abre curso de tecnologia exclusivo para meninas

Iniciativa da ONG Gerando Falcões é fruto de uma parceria com a CA Technologies com apoio do Instituto Ariadne e da Madcode; aulas são direcionadas às moradoras do extremo leste de São Paulo
ONG abre curso de tecnologia exclusivo para meninas

Como forma de potencializar a comunidade e capacitar mulheres para que ocupem cada vez mais posições relevantes no mercado de trabalho, o Gerando Falcões lançou o curso “Meninas na Programação”, exclusivo para a ala feminina que gosta do mundo da tecnologia. A novidade foi criada em parceria com a CA Technologies, uma das maiores empresas de tecnologia corporativa do mundo, e conta com aulas oferecidas pela escola de programação  MadCode e  apoio do  Instituto Ariadne.  O curso vai atender moradoras da comunidade do extremo leste  da cidade de São Paulo, com idades entre 16 e 18 anos.

Além de empoderar meninas, cada aula terá um projeto temático que envolverá conceitos básicos de programação, criados para desafiar as “futuras programadoras”

Ao todo, 30 alunas estão matriculadas e iniciam seus estudos este mês na sede do Gerando Falcões. As aulas são ministradas por professores qualificados da MadCode e ocorrem todas sexta-feira, das 15h às 17h30. A duração do curso é de dois meses.

Além de empoderar meninas, cada aula terá um projeto temático que envolverá conceitos básicos de programação, criados para desafiar as “futuras programadoras”. A grade de ensino inclui noções gerais de programação, localização e deslocamento em 2D, animação, efeitos gráficos, música e comandos.

Segundo Alexandre Scaglia, diretor de comunicação e de responsabilidade social da CA Technologies para a América Latina, o objetivo da parceria é trazer novas perspectivas para a comunidade e mostrar que há muitas oportunidades para as mulheres no mercado da tecnologia. “Existem dados globais que dizem que mais de 90% dos profissionais da área de tecnologia são homens, mas isso nem sempre foi assim. Hoje está muito claro que o espaço às mulheres está retomando e é uma grande satisfação ajudar a transformar esse cenário”, afirma.

Para o executivo, o curso terá utilidade inclusive para aquelas que optarem por seguir carreira em outros ramos, mesmo após a conclusão do ensino. “Elas vão adquirir um conhecimento que pode ser usado para qualquer coisa, não necessariamente para ser uma profissional de tecnologia.” Scaglia acredita que o setor de tecnologia deverá permear todas as áreas, ampliando as possibilidades de quem se especializar. “As funções do futuro, todas, serão de alguma forma ligadas ao termo ‘tecnologia’”, avaliou.

A gestora de projetos da MadCode, Viviane Silva, disse ter ficado maravilhada e emocionada com a implantação do curso no Gerando Falcões. “Eu também venho de uma comunidade muito grande em São Paulo, de Heliópolis, e me identifico com as histórias do Gerando Falcões. Eu acho muito importante aproveitar este ensino e concordo com a ideia que isso pode ajudar as alunas para muitas outras coisas no futuro”, comentou Viviane.

Em discurso empoderado, a coordenadora de qualificação profissional do Gerando Falcões, Vanessa Silva, incentivou as mulheres a confiar no próprio potencial e se unirem para um futuro promissor no âmbito profissional. “A sociedade nos moldou e nos colocou como rivais, mas nós não somos. Na verdade, somos companheiras, amigas e isso tem de ser construído cada vez mais em todos espaços que ocuparmos. Aqui no Gerando Falcões vamos incentivar isso e provar que somos ótimas juntas”, cravou ela.

CA Technologies

ONG Gerando Falcões

Social

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento