book_icon

Elipse promove eventos na UFRGS e Unipampa

Sempre preocupada com a formação profissional dos estudantes, a Elipse Software ministrará uma palestra e um minicurso na UFRGS, em Porto Alegre, e um minicurso na Unipampa, em Bagé. No dia 24 de maio, das 18h30min às 19h30min, o analista de produto, Maurício Simões Posser, falará sobre a solução PIMS (Process Information Management System) da empresa, o Elipse Plant Manager (EPM), na Escola de Engenharia da UFRGS – Campus Centro. A palestra será direcionada principalmente aos alunos das Engenharias Química e de Controle e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, Posser demonstrará, através de um exemplo prático, a montagem de um sistema completo onde o Arduino se comunica com o E3, solução SCADA da Elipse, e este com o EPM. Um sistema no qual os dados são coletados a partir de dispositivos de campo (sensores/Arduino), via um software supervisório, neste caso o próprio E3, com posterior visualização e análise no PIMS.

Três dias depois, na manhã do dia 27 de maio, das 8h às 12h, o analista de produto retornará à Escola de Engenharia da UFRGS para ministrar um minicurso sobre algumas das ferramentas de análises disponibilizadas pelo EPM, com foco na utilização do seu ambiente integrado com a linguagem Python. Para melhor elucidar este tema, os participantes farão um treinamento teórico-prático, com a realização de exercícios simples para fixação dos conceitos.

Já na manhã do dia 9 de junho, também das 8h às 12h, será a vez de Renan de Rossi, analista de suporte técnico da Elipse, ministrar o mesmo minicurso aos alunos das engenharias e licenciaturas, professores e técnicos de ensino da Unipampa. O evento será promovido pelo professor de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa, Alexandre Arruda, em parceria com a ISA Estudantil Gaúcha, entidade que apoiará, inclusive, os dois encontros anteriores na UFRGS.

Mais informações através do site https://isaestudantil.wordpress.com ou e-mail [email protected].

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.