Mercado

Ramo Sistemas deverá abrir mais quatro unidades em 2020

A estratégia da empresa é preparar e apoiar seu canal de vendas para que esteja à frente desta categoria organizacional

A adoção do mercado pela oferta de software como serviço ou as a service é crescente, e justificada pela facilidade de uso e por agilizar processos de negócios. Apesar de ser aderente a todas as verticais, especialistas indicam que, neste ano, o maior potencial de vendas está junto a empresas de serviços, startups e pequenas e médias empresas.

Para acompanhar essa tendência, a Ramo Sistemas, parceira Gold da SAP, está totalmente voltada para este modelo de comercialização para todo portfólio de soluções do Business One. Hoje com 16 Unidades de Negócios, tem entre a estratégia de expansão dos negócios para 2020, a abertura de mais quatro unidades, em especial no interior de São Paulo e outras regiões do Brasil. O alvo são cidades com mais de um milhão de habitantes.

Apoio inclui fluxo de caixa, comunicação alinhada, marketing para geração de demanda e suporte para os negócios

“As vendas de licenças por assinatura é mais rentável e acessível para empresas de qualquer porte e o investimento diluído em mensalidade proporciona novo formato para empreendedores, com possibilidade de escala para os negócios”, defende Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas. Para demonstrar o crescimento, o executivo lembra que em 2017, apenas 30% das novas vendas da empresa eram de software como serviço e hoje, esse número supera os 80%.

De acordo com o executivo, mais de 64% das novas vendas do SAP Business One, em 2019, vieram dos parceiros da Ramo. “Essa proporção cresce ano a ano; em 2017, 55% das novas vendas foram provenientes dos canais”, afirma.

De canal à unidade de negócios
Entre as iniciativas de crescimento, a Ramo Sistemas atua no sentido de transformar os canais em unidades de negócios, desenvolvendo, fortalecendo e investindo na capacitação dos parceiros de nível Very Special Partners – VSPs. E, assim, confere aos atores deste cenário um fôlego para gerir os negócios, incluindo fluxo de caixa, comunicação alinhada, marketing para geração de demanda e suporte para os negócios. A operacionalização desse processo fica por conta de cerca de 100 funcionários que atendem a todo o Brasil.

Para o início do processo da transformação para unidade de negócio, a equipe e a diretoria avaliam o grau de rendimento por meio da progressão das vendas, demandas dos clientes, potencial da região e outros critérios que são acompanhados no dia a dia e pelo balanço mensal.

Krakauer informa que o acordo é definido em parceria com os canais que, após credenciamento, recebem aporte financeiro, gestão de marketing, geração de demanda, metodologia comercial e de negócios por meio dos colaboradores e empresas contratadas pela Ramo, além da capacitação, que proporciona oportunidade de novos negócios.

A Ramo Sistemas iniciou o modelo de vendas indiretas em 2011 e, em 2017, com um investimento de R$ 1 milhão inaugurou oito Unidades de Negócios nos estados de São Paulo – Campinas e Ribeirão Preto; nas capitais do Paraná, Amazonas e Pernambuco. Em Minas Gerais a escolhida foi a cidade de Ipatinga e, no Rio Grande do Sul, abriu unidade em Caxias do Sul, além de Porto Alegre. “Hoje, são 16 Unidades de Negócios Ramo com aporte de investimentos que ultrapassa R$ 5 milhões em dois anos de programa”, conta o presidente.

Após avaliação de desempenho com base em critérios preestabelecidos e, de comum acordo, pode haver descredenciamento de empresas parceiras, sendo que essa oportunidade é aberta para outros canais. “Sempre buscamos todas as possibilidades de mantê-las, ou mesmo oferecemos adequações para negociações futuras”, conclui Krakauer.

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