book_icon

Veeam traz novidades nas ofertas

Durante o VeeamON Tour Brasil 2020, a companhia comunicou que em breve atenderá a uma antiga reivindicação dos parceiros: soluções para Mac e que estreita conversações com a Google
Veeam traz novidades nas ofertas

Uma característica da Veeam Software é lançar produtos de forma sincronizada, ou seja, o mercado local é atualizado ao mesmo tempo que todos os demais países. A empresa defende que isto possibilita ao cliente extrair mais com seu investimento inicial, usufruindo de atualizações sem pagar mais, conforme o caso. Simplicidade, agilidade e robustez são adjetivos que a companhia lança mão para definir suas soluções. Uma atualização pode ser feita em até 40 minutos.
Se a tendência geral é de que os negócios migrem para a Nuvem, os softwares de proteção de dados têm de acompanhar na mesma velocidade a transição e a comercialização. “É a tecnologia que vai habilitar e movimentar os dados entre Nuvens e os trazer de volta; converter e transformar máquinas, mas o detalhe é o ‘como’ tudo isso é realizado”, destaca Elder Jascolka, country manager da Veeam Brasil, companhia de sistemas de recuperação e gestão de dados na Nuvem.

Se o parceiro tem a Nuvem como pilar, está indo bem 
“Com soluções integralmente definidas por software, mantemos uma plataforma única para gerenciamento de dados onde quer que estejam, e para qualquer modelo físico ou virtual”, diz o executivo, destacando que, desta forma, o parceiro tem total capacidade de enxergar e entender o negócio do seu cliente. A grande tendência é a expansão para o mundo híbrido e o aumento da capacidade de se extrair valor dos dados.
Já parceira da AWS e da Microsoft, com o Azure, a Veeam está em negociação para oferecer soluções para ambiente em Nuvem nativo do Google. “Cada vez mais o cliente vai gerenciar seus dados em qualquer ambiente de forma simples, segura e de onde estiver”, diz Jascolka, para quem o papel da Veeam é extrair a complexidade independentemente de onde o dado esteja, “se AWS, Azure ou em casa” e dotar o canal e o cliente de capacidade para, sem estresse, recuperar uma máquina e conseguir voltar segundos para uma recuperação.
Outra novidade relevante anunciada para breve é o suporte para Mac, solicitação antiga de provedores de serviços parceiros, que poderão fazer backup da marca Apple. A notícia foi dada no último dia 3, durante o VeeamON Tour Brasil 2020, evento que contou com a participação de Danny Allan, CTO e SVP Product Strategy da companhia.
O que mais vem por aí? Inúmeras funcionalidades que ajudarão o integrador de soluções melhor atender ao cliente, que compuseram o evento, como backups nativos para AWS e Azure e as vantagens da portabilidade entre Nuvens com a Veeam, demonstrados por Carlos Gomes, system engineer; roadmap da companhia para o futuro, por Aquilla Soares, field systems Engineer. Além de dicas para tornar os backups do Veeam mais resilientes contra ransomware, apresentadas por Everton Cardoso, system engineer e, ainda, melhores práticas de dimensionamento e design do Veeam Backup & Replication v10, por Marcio de Freitas, system engineer da empresa.
Crescimento
A estratégia da empresa por conta da pandemia provocada pelo Coronavírus desacelerou, mas não houve um decréscimo, registrando renda recorrente ano a ano de 20%, com faturamento de US$ 1 bilhão, anunciado no último quarter. “O aumento registrado segue o da oferta do Office 365, puxado pelo trabalho remoto, que teve também uma demanda considerável”, pontua Jascolka.
O crescimento da adoção da Nuvem, especialmente a pública, também influenciou o resultado da companhia. “A migração para Nuvem híbrida e múltiplas tem registrado grande adesão”, observa o diretor-geral da Veeam no Brasil e destaca que proteger e reutilizar dados é fundamental para gerar valor para o negócio.
Diante do atual cenário econômico, as empresas precisam se preparar e proteger suas informações seu volume de dados. “Com as reformas governamentais aprovadas, haverá retomada da economia e a quantidade de dados deve aumentar junto com crescimento do País”, acredita. De acordo com ele, a Veeam e seu canal estão preparados para ajudar os clientes a potencializar seus negócios, oferecendo modelos inovadores e flexíveis de aquisição, que podem ser on premise ou na Nuvem.
Atuação e capacitação
Com vendas integralmente via canal, a Veeam possui parceiros posicionados em todo o País. “Somos parte da receita do canal, já que o backup representa de 5% a 10% de um projeto, portanto, o ganho depende do portfólio como um todo”, explica o executivo e complementa: “se o parceiro tem a Nuvem como pilar, está indo bem”. Por outro lado, a oferta de servidores e equipamentos de armazenamento de dados caiu.
De acordo com Jascolka, a Veeam tem um modelo de negócios bastante flexível, como a oferta por subscrição e garantia de um programa com flexibilidade para cliente ter fluxo de caixa. Outro destaque é o suporte, que garante a proteção de dados em ambientes físicos e virtuais. A fornecedora mantém alianças tecnológicas voltadas para a entrega como serviço embarcado, cobrado conforme a opção do cliente.
O parceiro Veeam Cloud e provedores de serviços têm pontuação que se ajustam às vendas, com vantagens específicas e oportunidade de negócios em backup como serviço – BaaS e recuperação de desastres como serviço – DRaaS.
Neste ano, a companhia repaginou a certificação técnica e comercial dos parceiros, por conta de melhor posicionamento das suas ofertas e do lançamento da plataforma, no início de 2020. Trata-se da décima versão da suíte Veeam Availability – VAS, voltada para a proteção de dados de arquivos para Networked Attached Storage –NAS, Multi-VM Instant Recovery para automatizar a recuperação de desastres e a proteção contra ransomware. As novidades incluíram mineração de dados por meio de APIs e mais de 150 aprimoramentos para gerenciar e proteger informações para ambientes de Nuvem híbrida.
Serviço
https://www.veeam.com/br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.