Mercado

Qualcomm compra Nuvia de olho na demanda de 5G

Negócio de US$ 1,4 bilhão deve trazer aprimoramentos e vantagens competitivas à atual plataforma Snapdragon

A Qualcomm Technologies anunciou nesta quarta-feira (13/1) que firmou um acordo definitivo para adquirir a Nuvia, uma startup de chips fundada por ex-engenheiros da Apple, por US$ 1,4 bilhão. Com a aquisição, a Qualcomm espera aprimorar o desempenho de suas futuras CPUs, hoje baseada no chip Snapdragon, para atender as demandas da computação 5G de próxima geração.

A Nuvia compreende uma CPU comprovada de classe mundial e equipe de design de tecnologia, com experiência da indústria em processadores de alto desempenho, SoC e gerenciamento de energia para dispositivos e aplicativos de computação intensiva. A adição de CPUs Nuvia à unidade de processamento gráfico móvel (GPU), mecanismo de IA, DSP e aceleradores de multimídia dedicados da Qualcomm Technologies aumentará ainda mais a liderança das plataformas Qualcomm Snapdragon e a posicionará como a plataforma preferida para o futuro da computação conectada.

Adicionar o conhecimento profundo da Nuvia em design de alto desempenho e integrar suas CPUs com Snapdragon, junto com nossos gráficos e IA, levará o desempenho da computação a um novo nível e impulsionará novos recursos para produtos que atendem a vários setores

Espera-se que as CPUs Nuvia sejam integradas ao amplo portfólio de produtos da Qualcomm, capacitando smartphones, notebooks e cockpits digitais, bem como sistemas avançados de assistência ao motorista, realidade estendida e soluções de rede de infraestrutura. “O 5G, a convergência de arquiteturas de computação e a expansão de tecnologias móveis em outros setores são oportunidades significativas para a Qualcomm”, disse Cristiano Amon, presidente e CEO eleito da Qualcomm Incorporated. “A equipe da Nuvia é inovadora comprovada e, como a Qualcomm, tem uma forte herança na criação de tecnologia e produtos de ponta. Estou muito animado por tê-los entrando em nossa equipe. Juntos, estamos muito bem posicionados para redefinir a computação e permitir que nosso ecossistema de parceiros impulsione a inovação e forneça uma nova classe de produtos e experiências para a era 5G”, comentou o CEO.

“A criação de processadores de alto desempenho e baixo consumo de energia e SoCs altamente integrados e complexos fazem parte do nosso DNA”, disse Jim Thompson, diretor de Tecnologia da Qualcomm. “Adicionar o conhecimento profundo da Nuvia em design de alto desempenho e integrar suas CPUs com Snapdragon, junto com nossos gráficos e IA, levará o desempenho da computação a um novo nível e impulsionará novos recursos para produtos que atendem a vários setores”, observou.

Como parte da transação, os fundadores da Nuvia, Gerard Williams III, Manu Gulati e John Bruno, e seus funcionários ingressarão na Qualcomm. “A liderança em desempenho de CPU será crítica na definição e entrega da próxima era de inovação em computação”, disse Gerard Williams CEO da Nuvia. “A combinação entre as duas empresas reunirá os melhores talentos, tecnologia e recursos de engenharia do setor para criar uma nova classe de plataformas de computação de alto desempenho, que definirão o padrão de nosso setor. Não poderíamos estar mais animados com as oportunidades que temos pela frente”, concluiu.

Serviço
www.qualcomm.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos