O mundo vive uma crise sem precedentes. A pandemia do novo coronavírus está obrigando as empresas a desenvolverem novas relações de trabalho, estabelecerem ferramentas diferenciadas por conta do isolamento social e aprenderem a levar motivação aos seus colaboradores virtualmente. A tecnologia está a favor desse novo relacionamento, mas é preciso entender de que forma ela pode transmitir o acolhimento na rotina diária.
O desenvolvimento de mecanismos de trabalho, que compreendam e suportam o momento atual, tem sido um desafio para todas as companhias. Mensagens e boletins diários sobre rotina e pandemia, dicas de como trabalhar em casa, reuniões via teleconferência e happy hours virtuais são algumas das medidas para substituir o contato diário do ambiente corporativo. Na Elsys, empresa brasileira de tecnologia, além de todos esses formatos baseados na conectividade, os profissionais da área de recursos humanos e psicólogos criaram o programa “Conte com a Gente”, fazendo menção a área de recursos humanos que na Elsys se chama “Gente & Gestão”.
O programa além de levar dicas de diversos temas para que os colaboradores sintam a proximidade do dia-a-dia com os colegas, é também um canal de comunicação. O isolamento social pode causar alguns sentimentos e sensações difíceis de lidar e para que o colaborador tenha esse apoio, a equipe do programa está disponível para conversas individuais e para debates virtuais sobre temas que permeiam a vida de muitas pessoas na quarenta, como por exemplo, trabalhar em casa com as crianças. É importante que o colaborador sinta que não está sozinho, que outros colegas também estão passando pela situação e que a Elsys está junto com todos.
Dentro das iniciativas que vêm sendo aplicadas, a Elsys também estimula a criatividade de seus colaboradores, seja no modelo de trabalho ou no desenvolvimento pessoal de cada um. Em tempos de isolamento social, é preciso que cada colaborador se reinvente, busque alternativas para seguir produzindo, bem como para se aprimorar. Uma das principais ferramentas no atual cenário são os cursos online, por isso a Elsys faz a curadoria de atividades disponíveis e até mesmo parcerias com instituições com módulos de interesse a todos, ou focado dentro de uma determinada área ou assunto, o qual é direcionado para a equipe. A ideia é que o colaborador aproveite o tempo a mais em casa nesta quarentena para ampliar o conhecimento, atualizando a carreira e formando um novo perfil profissional ou pessoal. Ou seja, cada um deve buscar o autodesenvolvimento e elevar sua performance, a Elsys engaja e impulsiona, mas protagonismo é de cada colaborador.
Nesta pandemia, cabe aos gestores despertar a resiliência, a criatividade e a reinvenção da sua equipe. A combinação desses conceitos é que tem sido a base do aprendizado diário dos especialistas em pessoas. É papel do gestor, junto com área de Gente e Gestão, proporcionar o apoio para o crescimento de cada um, mesmo à distância. Ainda surgirão novos desafios nesta crise, em que, certamente, empresas e funcionários espalhados pelo mundo vão construir juntos novas formas de trabalho.
Por Márcia Roth, Gerente de Gente e Gestão da Elsys
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo