book_icon

Previsões para provedores de serviços e o impacto pós-pandemia em 2021

O ano de 2020 foi desafiador para todos, pois além da pandemia ocorreram paralisações, incêndios florestais e outros desastres naturais. Por isso, a maioria de nós espera realmente um novo ano em 2021. Descubra algumas previsões favoráveis e também reflexões cuidadosas sobre o que está por vir e qual o impacto esperado nos provedores de serviços.

Em 2020, provedores de serviços de todos os tipos – operadoras de cabo, ISPs – Internet Service Provider, operadoras de celular, entre outros, tiveram que aumentar a capacidade em localidades na periferia dos grandes centros e áreas rurais para atender o crescimento da demanda por streaming e outros serviços.

Esse impacto gerado pela pandemia em 2020 será duradouro no que diz respeito a como e onde os consumidores e empresas vão utilizar os serviços de rede; como os provedores de serviços construirão suas redes e onde farão investimentos em capacidades adicionais.

Confira o que deve prevalecer para os provedores de serviços em 2021:

A Transformação Digital vai acelerar
A pandemia eliminou a resistência de todas as empresas e instituições que não adotaram anteriormente o argumento da ‘transformação digital’. Forçados pelas novas circunstâncias, indivíduos e empresas aprenderam novas habilidades, superaram limitações tecnológicas e desenvolveram novos modelos de negócios no decorrer de 2020. Um cenário que continuará em 2021 e irá repercutir na aceleração de várias transições de tecnologia já em andamento pelos provedores de serviços.

IPv6 finalmente ultrapassará IPv4
Pairando em torno de 33% na maior parte do ano, de acordo com o Google, o IPv6 será utilizado em mais de 50% da pesquisas do Google globalmente. Impulsionado pelo crescimento de redes e dispositivos 5G e, consequentemente, do aumento da pressão sobre os CISOs para atualizar as redes corporativas e assim garantir uma segurança de rede blindada, muitas empresas e sites irão acelerar a eventual conversão para IPv6 em 2021. No entanto, muitos outros ISPs – Internet Service Provider, provedores de conteúdo e varejistas, atingidos duramente pelas paralisações causadas pela pandemia têm sites que ainda são IPv4 e sem condições de financiar uma conversão da infraestrutura de TI. O CGNAT – Carrier Grade Network Address Translation pode auxiliá-los a melhorar a atual condição.

O impacto duradouro gerado pela pandemia na educação garantirá a manutenção do aprendizado online
A mudança abrupta do aprendizado em sala de aula para remoto durante a pandemia incentivará os ensinos fundamental, médio e superior a oferecer alternativas online, além da opção tradicional em sala de aula regular. O que garantirá a continuidade da aprendizagem mesmo em tempos difíceis, seja por intempéries naturais ou surtos pandêmicos.

Provedores de Serviços chegam até a Edge (borda) de forma mais rápida do que o esperado
Os provedores de serviços terão que redesenhar suas redes de acesso para acomodar a mudança de tráfego dos centros urbanos para as localizações na periferia, conforme o trabalho, lazer e aprendizado pós-pandemia continuar a ser realizados as partir dos lares. A Edge Computing, de acordo com previsão da IDC, irá exceder 50% das novas implementações de infraestrutura até 2023, além de ser identificada por quase todas as operadoras móveis como extremamente importante para as redes futuras.

Com a mudança no estilo de vida alterado pela pandemia, muitas pessoas não vão querer voltar a deslocamentos desnecessários e às condições de trabalho menos flexíveis. O trabalho remoto se tornará uma alternativa válida para muitos setores. Os anúncios da Tesla e da Oracle de mover a sede corporativa do Vale do Silício na Califórnia para o Texas nos Estados Unidos, demonstra uma nova tendência. O que irá afetar o setor imobiliário, o planejamento do transporte público etc. Essa mudança dará um impulso às redes Edge distribuídas, serviços em nuvem e wireless que são menos dependentes do tráfego centralizado.

Esse é o cenário que vejo para os provedores de serviços. Mas, certamente, 2021 será muito melhor do que o ano passado. A vacina da Covid-19 será extremamente eficaz e o mundo estabelecerá um dia para união global em 2021. Passada a tempestade, retornaremos aos bons ventos.

Por Ivan Marzariolli, diretor-geral da A10 Networks.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.