Com o apoio do Gartner, mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, a B3 – a bolsa de valores do Brasil – é a primeira empresa no País a ter uma operação baseada no modelo de CDO 4.0 (Chief Data Officer). Com a iniciativa, a empresa reforça a grande Transformação Digital de seu negócio com a construção de sua plataforma de serviços de dados e a oferta de informações exclusivas aos clientes.
A implementação do modelo de CDO 4.0 permitiu à B3 encontrar novas possibilidades para a utilização dos registros digitais como um fator estratégico interno e, ainda, como um produto atraente para os consumidores. Como resultado, vem registrando seguidas altas nos números relacionados à área de tecnologia, alcançando um aumento de mais de 50% no desempenho financeiro do terceiro trimestre de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019.
Liderado por Ricardo Raposo, Diretor de Dados da B3, o projeto tem como foco impulsionar a geração de receita a partir dos dados. “Era preciso avançar em nossa jornada, ampliando os serviços e a possibilidade de geração de negócios”, destaca o executivo.
O Gartner, Inc. apoiou essa transformação e todo o processo de planejamento de suas ações para monetizar dados e para definir o modelo de atuação nos novos tempos digitais.
“Trabalhamos durante um ano para ajudar a B3 na construção da primeira operação baseada no modelo de CDO 4.0 do Brasil”, comemora Cleber Cassim, diretor de desenvolvimento de negócios do Gartner. “Nosso propósito foi apresentar o horizonte do mercado, mostrando opções e caminhos que fizessem sentido para os planos da B3. Nesse contexto, avançamos para a adoção do que chamamos de CDO 4.0, com uma proposta product-centric”, diz.
O CDO 4.0 é focado em produtos e na gestão de lucros e perdas, em vez de apenas ser responsável pela condução de projetos e programas de Data & Analytics que deem suporte aos negócios gerados pelas outras áreas. Neste modelo, o executivo de dados deve liderar suas empresas, também, no processo de alinhamento de financiamento, desenvolvimento e gerenciamento de produtos com caráter duradouro, que otimizem a geração de receitas e a sustentabilidade da operação.
O objetivo é classificar e utilizar informações como um fator real de competitividade para apoiar na definição de planos estratégicos de longo prazo. Sobretudo neste ambiente atual, no qual as decisões precisam ser assertivas e baseadas em fatos, a ativação dos CDO 4.0 se mostra oportuna e altamente recomendável. “Acreditamos que nos próximos anos, a maioria das grandes organizações globais precisarão adotar este modelo, e a B3 sai à frente do mercado na jornada de preparação para o futuro”, diz Mario Faria, vice-presidente e diretor de programa do Gartner.
“A experiência dos analistas do Gartner foi imprescindível para o rápido amadurecimento dessa nova cultura de utilização de dados como um ativo de negócios e, com isso, hoje temos uma plataforma capaz de monetizar as informações e fazer análises estratégicas dentro da própria B3”, destaca Raposo, ressaltando que a construção da plataforma serve como um negócio e para o negócio
O diretor ressalta que aforam avaliados diferentes cenários e opções para a tomada de decisões assertivas e alinhadas às expectativas e demandas dos potenciais clientes. “A implementação de uma cultura centrada em produtos exige que tenhamos os clientes no centro de nossa atenção e uma contínua busca pela inovação, o que demanda um novo olhar e novas competências internas”, diz. “É essa evolução que estamos recorrentemente buscando na B3 e isso nos permitirá contribuir cada vez mais para o desenvolvimento dos mercados que participamos.”
Serviço
www.gartner.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo