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Gartner anuncia a primeira operação baseada no modelo de CDO 4.0 do Brasil

A B3, a bolsa brasileira, é a primeira companhia a implementar o modelo que tem como característica a monetização dos dados em uma abordagem product-centric
Gartner anuncia a primeira operação baseada no modelo de CDO 4.0 do Brasil

Com o apoio do Gartner, mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, a B3 – a bolsa de valores do Brasil – é a primeira empresa no País a ter uma operação baseada no modelo de CDO 4.0 (Chief Data Officer). Com a iniciativa, a empresa reforça a grande Transformação Digital de seu negócio com a construção de sua plataforma de serviços de dados e a oferta de informações exclusivas aos clientes.

A implementação do modelo de CDO 4.0 permitiu à B3 encontrar novas possibilidades para a utilização dos registros digitais como um fator estratégico interno e, ainda, como um produto atraente para os consumidores. Como resultado, vem registrando seguidas altas nos números relacionados à área de tecnologia, alcançando um aumento de mais de 50% no desempenho financeiro do terceiro trimestre de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019.

O objetivo é classificar e utilizar informações como um fator real de competitividade para apoiar na definição de planos estratégicos de longo prazo  

Liderado por Ricardo Raposo, Diretor de Dados da B3, o projeto tem como foco impulsionar a geração de receita a partir dos dados. “Era preciso avançar em nossa jornada, ampliando os serviços e a possibilidade de geração de negócios”, destaca o executivo.

O Gartner, Inc. apoiou essa transformação e todo o processo de planejamento de suas ações para monetizar dados e para definir o modelo de atuação nos novos tempos digitais.

“Trabalhamos durante um ano para ajudar a B3 na construção da primeira operação baseada no modelo de CDO 4.0 do Brasil”, comemora Cleber Cassim, diretor de desenvolvimento de negócios do Gartner. “Nosso propósito foi apresentar o horizonte do mercado, mostrando opções e caminhos que fizessem sentido para os planos da B3. Nesse contexto, avançamos para a adoção do que chamamos de CDO 4.0, com uma proposta product-centric”, diz.

O CDO 4.0 é focado em produtos e na gestão de lucros e perdas, em vez de apenas ser responsável pela condução de projetos e programas de Data & Analytics que deem suporte aos negócios gerados pelas outras áreas. Neste modelo, o executivo de dados deve liderar suas empresas, também, no processo de alinhamento de financiamento, desenvolvimento e gerenciamento de produtos com caráter duradouro, que otimizem a geração de receitas e a sustentabilidade da operação.

O objetivo é classificar e utilizar informações como um fator real de competitividade para apoiar na definição de planos estratégicos de longo prazo. Sobretudo neste ambiente atual, no qual as decisões precisam ser assertivas e baseadas em fatos, a ativação dos CDO 4.0 se mostra oportuna e altamente recomendável. “Acreditamos que nos próximos anos, a maioria das grandes organizações globais precisarão adotar este modelo, e a B3 sai à frente do mercado na jornada de preparação para o futuro”, diz Mario Faria, vice-presidente e diretor de programa do Gartner.

“A experiência dos analistas do Gartner foi imprescindível para o rápido amadurecimento dessa nova cultura de utilização de dados como um ativo de negócios e, com isso, hoje temos uma plataforma capaz de monetizar as informações e fazer análises estratégicas dentro da própria B3”, destaca Raposo, ressaltando que a construção da plataforma serve como um negócio e para o negócio

O diretor ressalta que aforam avaliados diferentes cenários e opções para a tomada de decisões assertivas e alinhadas às expectativas e demandas dos potenciais clientes. “A implementação de uma cultura centrada em produtos exige que tenhamos os clientes no centro de nossa atenção e uma contínua busca pela inovação, o que demanda um novo olhar e novas competências internas”, diz. “É essa evolução que estamos recorrentemente buscando na B3 e isso nos permitirá contribuir cada vez mais para o desenvolvimento dos mercados que participamos.”

Serviço
www.gartner.com

 

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