A Grendene, uma das maiores produtoras mundiais de calçados, detentora de marcas como Melissa, Ipanema, Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Grendene Kids e Pega Forte, e que emprega aproximadamente 18 mil pessoas em suas cinco unidades industriais, reduziu em 30% o tempo do processo de Recrutamento e Seleção (R&S) do programa de estagiários, Estagiar. O resultado foi obtido após a aplicação do recurso de vídeo-entrevistas que integra o software de recrutamento e seleção, Compleo ATS, do Compleo, plataforma que ajuda profissionais de RH a automatizar tarefas e gerenciar processos seletivos, no programa da empresa.
As vídeo-entrevistas começaram a ser utilizadas em 2019 na seleção de candidatos para o programa Estagiar, nas unidades da Grendene localizadas em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e em Sobral, no Ceará.
Para Andrea Lisboa de Almeida Salgueiro, líder de Atração e Seleção da Grendene, a aplicação das vídeo-entrevistas no processo de seleção de estagiários faz parte da evolução dos procedimentos de RH da companhia. “Temos como uma meta interna, a inovação de todos os processos que permeiam a contratação de funcionários. Faz parte do nosso DNA”, afirma. Conforme ela relata, com a aplicação da funcionalidade de vídeo-entrevista do Compleo ATS, a Grendene desburocratizou e agilizou o programa de seleção de estagiários, ao mesmo tempo em que aprimorou a experiência dos candidatos, que deram feedbacks positivos sobre o modelo inovador.
“Os candidatos gostaram muito desse formato, que tira o peso de uma avaliação com um entrevistador, em um ambiente muito formal, possibilitando que relaxem e mostrem realmente quem são. E como este ano marcou a entrada da Geração Z no mercado de trabalho, a tecnologia de vídeo tem nos ajudado na aproximação com esses jovens, que já nasceram na era digital”, explica a executiva.
Andrea conta que antes do uso das vídeos-entrevistas, o processo de R&S do Estagiar demandava muito tempo, o que causava grande volume de trabalho para a Grendene, e de espera para os candidatos. “Hoje, como os candidatos utilizam a plataforma para fazer e enviar os vídeos das entrevistas, e só precisamos elaborar o questionário de cada função, tudo ficou mais rápido, sem filas, pelo menos no primeiro momento do processo seletivo. Depois, quando partimos para as entrevistas presenciais, não só diminuímos o número, como os encontros ficam mais rápidos, pois já fizemos a pré-seleção. Além de tudo, como vimos os candidatos, parece que conhecemos eles, o que facilita a conversa”.
Com o recurso de vídeo-entrevista do Compleo ATS, a Grendene também aumentou de forma significativa a percepção que tem dos candidatos. “Quando vemos as pessoas nas vídeos-entrevistas, podemos identificar não apenas as que se adequam melhor à nossa cultura, mas as que se expressam melhor, tem mais desenvoltura e polidez, quesitos que fazem a diferença no dia a dia, e que ajudam a realizar bom um trabalho em equipe”, diz.
A empresa também utiliza o Compleo ATS na seleção para os programas internos de formação, tendo como principal público funcionários da própria companhia, oferecendo a eles uma oportunidade de crescimento profissional. “A solução do Compleo os ajuda nessa jornada, que não somente possibilita a promoção de cargo, como os prepara para este mundo cada vez mais tecnológico”, enfatiza a líder de Atração e Seleção.
A parceria das duas companhias é de longa data, quando a Grendene adotou o Compleo ATS, para otimizar o tempo nas etapas dos processos de R&S, por meio da automatização de diversas tarefas do dia a dia, e da centralização das informações em um único lugar, que a plataforma oferece. “Por esse fato, conhecíamos o potencial e a seriedade do Compleo. A implantação e o desenvolvimento do software foram perfeitos, sem nenhum gargalo e problemas com usuários internos e candidatos”, finaliza Andrea.
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