Mesmo diante da pandemia da Covid-19, os setores essenciais não podem parar de funcionar (supermercados, farmácias e postos de gasolina). Além destes, indústrias e comércio em geral muitas vezes também não conseguem desenvolver suas atividades em regime de home office. Há estados brasileiros que estão liberando a operação de alguns estabelecimentos além dos essenciais, adotando medidas de prevenção para inibir a propagação do vírus. Para garantir o funcionamento dentro das medidas restritivas em prevenção ao contágio do novo coronavírus, empresas tiveram que se adaptar para continuar oferecendo seus serviços de forma segura para clientes e equipes. Conheça algumas práticas que podem ser adotadas para manter a segurança dos ambientes de trabalho e também dos funcionários.
O SARS-CoV2, também conhecido como coronavírus, é um vírus de RNA e algumas pesquisas têm mostrado que ele possui capacidade de sobreviver por longos períodos em diferentes superfícies. A Neoprospecta, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para rastreamento e controle de micro-organismos utilizando ferramentas moleculares, criou uma solução para detecção de Covid-2019 em ambientes. A análise é realizada utilizando sequenciamento de nova geração e análise de bioinformática, permitindo detectar com alta sensibilidade a presença de Covid-19 em diferentes tipos de amostras como superfícies, água, alimentos, entre outros. A coleta é realizada de maneira simples utilizando um swab, enquanto o transporte pode ser feito em temperatura ambiente por meio de uma solução líquida que estabiliza e inativa o RNA do vírus até chegar ao laboratório. Essa solução foi desenvolvida especialmente para indústrias conseguirem validar seus processos de higienização, criarem planos de gerenciamento de riscos e garantirem a segurança de seus colaboradores e produtos.
Higienização frequente e adequada
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adoção das medidas preventivas é uma forma de diminuir a propagação da Covid-19. É preciso limpar as superfícies das mesas e estações de trabalho com desinfetante, regularmente, porque a contaminação por esses meios é uma das principais formas de disseminação. Também se deve colocar dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho, além de orientar a lavagem correta das mãos. Todas essas tarefas são essenciais, mas podem ser esquecidas. Para auxiliar na manutenção da higiene, Rafael Zambelli, CEO da Checklist Fácil, recomenda o uso da tecnologia: “por meio do nosso software de eficiência operacional, é possível criar checklists e planos de ação para o gerenciamento dos processos de higienização, seguindo as recomendações dos órgãos competentes. A comprovação da finalização da tarefa é feita por meio de imagem ou QR Code”. Ele ainda complementa que, “essas funcionalidades garantem que o auditor esteja no local de realização da checagem e, ainda, utilize o recurso de imagem como forma de comprovar o problema que precisa ser resolvido”. A startup disponibilizou para seus clientes checklists padrão para a gestão da limpeza dos ambientes, facilitando o dia a dia das empresas. Além disso, acaba de ser lançada a ação Checklist do Bem. Assim, qualquer empresa que queira realizar auditorias e inspeções de prevenção ao coronavírus receberá acesso gratuito em uma versão especial da ferramenta. Para garantir a estabilidade do sistema, há um limite de 1000 usuários. Porém, para aqueles que não conseguirem garantir o seu cadastro, os checklists de prevenção estão disponíveis gratuitamente, em formato de planilha, no site da startup.
Cartilha de orientações
Segundo o diretor de mercado da Unifique, Jair Francisco, todos os técnicos externos receberam um treinamento com plano de contingência do coronavírus, sendo orientados sobre precaução e higienização ao entrar em atendimentos domiciliares ou empresariais, como fazer o uso de luvas e o descarte correto. “Orientamos sobre o uso de álcool gel, óculos de acrílico, trajes anti chamas e até sobre a distância segura no procedimento de assinatura do contrato com o cliente”. Os técnicos também receberam uma cartilha, contendo todas as informações do protocolo de segurança a ser seguido nesse período de contenção. O atendimento ao cliente permanece normalmente pelo telefone e pelos canais virtuais, como WhatsApp ou e-mail.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo