book_icon

Novo estudo revela lacuna de confiança para adoção da IA generativa

Estudo da Degreed e da Harvard Business Publishing Corporate Learning mostra um risco para a produtividade e uma oportunidade para ganhos de desempenho quando abordada estrategicamente

Novo estudo revela lacuna de confiança para adoção da IA generativa

A Degreed, plataforma de aprendizagem com base em Inteligência Artificial, em parceria com a Harvard Business Publishing Corporate Learning, apresentou os resultados de um novo relatório de pesquisa global: Como a força de trabalho aprende GenAI em 2025. As descobertas revelam uma lacuna crítica de confiança na capacidade da força de trabalho de adotar a IA generativa (GenAI) de forma eficaz – apesar do impacto acelerado da tecnologia nas funções e nos fluxos de trabalho.

A pesquisa, feita com base em um levantamento de funcionários de todos os setores e regiões geográficas, mostra que, embora 48% dos profissionais esperem que a GenAI mude suas responsabilidades de trabalho, 78% não têm confiança para usar essas ferramentas de forma eficaz. Essa lacuna representa um risco para a produtividade e uma oportunidade para ganhos de desempenho quando abordada estrategicamente.

O aprendizado acontece melhor quando as pessoas são incentivadas a experimentar, aplicar e refletir em seu ambiente de trabalho real

“As grandes empresas estão investindo bilhões de dólares em tecnologia de IA generativa. Mas, até agora, apenas uma fração desses investimentos está produzindo o retorno esperado. E a falta de experiência em GenAI é um dos maiores desafios”, disse Todd Tauber, vice-presidente sênior de Marketing da Degreed. “Portanto, nossa pesquisa se concentra no que é necessário para desenvolver essa experiência – concentrando-se no que as pessoas mais confiantes e fluentes fazem de diferente para aprender”, explicou.

A pesquisa apresenta um caso claro de negócios para desenvolver mais confiança nas habilidades de IA da força de trabalho. Aqueles que incorporam a GenAI em seu trabalho diário têm 12 vezes mais chances de se sentirem muito confiantes em usar a tecnologia para obter resultados comerciais. Esses colaboradores não são especialistas em IA; em vez disso, são funcionários de várias funções que usam a GenAI para automatizar, sintetizar e resolver.

Os usuários muito confiantes de GenAI são:

– 1,3 vezes mais propensos a aprender no trabalho;

– 2 vezes mais propensos a usar a GenAI diariamente;

– 4 vezes mais propensos a aplicá-la a problemas reais;

– 77 vezes mais propensos a obter valor mensurável com o uso da GenAI.

Organizações devem possibilitar a aprendizagem no fluxo de trabalho

A pesquisa também revela que desenvolver a fluência em GenAI não se trata apenas de acesso – trata-se de criar o ambiente certo para desenvolver essas habilidades. As organizações que apresentam maior progresso são aquelas que:

– Definem claramente como a GenAI altera funções e responsabilidades;

– Incorporam o aprendizado estruturado e prático da GenAI nos fluxos de trabalho diários;

– Alinham a liderança em RH, TI e T&D para apoiar uma adoção confiante e consistente.

“Uma das conclusões mais importantes dessa pesquisa é que a confiança na GenAI não se trata apenas de habilidade técnica – trata-se de mentalidade e apoio”, disse Lisa Tenorio, vice-presidente sênior de Inovação de Produtos da Harvard Business Publishing Corporate Learning. “O aprendizado acontece melhor quando as pessoas são incentivadas a experimentar, aplicar e refletir em seu ambiente de trabalho real. Os líderes precisam criar as condições certas para que isso aconteça”, finalizou.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital