book_icon

Multicloud é realidade em 98% das empresas que usam Nuvem pública

Estudo encomendado pela Oracle Cloud Infrastructure mostrou ainda que 31% das empresas entrevistadas estão usando quatro ou mais provedores de Nuvem

Multicloud é realidade em 98% das empresas que usam Nuvem pública

Multicloud é a nova realidade em tecnologia corporativa de acordo com um estudo da 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence, encomendado pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI). O estudo coletou informações de 1,5 mil entrevistados em empresas – organizações com mais de 1 mil funcionários em tempo integral na América do Norte ou mais de 500 em outras regiões – sobre como eles usam a Nuvem e descobriu que quase todas as jornadas para a Nuvem agora estão se tornando uma jornada Multicloud.

Nos últimos anos, a Nuvem tornou-se quase sinônimo de TI, pois as empresas buscam maior agilidade nos negócios e maior eficiência operacional com a tecnologia que usam. Embora essas tendências existam há algum tempo, mais de 90% dos entrevistados concordaram que a pandemia de Covid-19 tem sido um forte impulsionador de maior interesse e investimento em tecnologia de Nuvem. À medida que as organizações enfrentavam novos desafios, como níveis crescentes de trabalho remoto e colaboração com novos parceiros de negócios e fornecedores, elas adotaram uma estratégia Multicloud para obter a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para essa nova realidade.

As fusões de negócios podem transformar até mesmo as estratégias de TI mais estáveis ​​em um ambiente Multicloud da noite para o dia

“A mentalidade de ‘balcão único’ morreu quando se trata da Nuvem. Em vez disso, Multicloud é a realidade dos ambientes de tecnologia empresarial, pois essas organizações buscam obter a combinação certa de soluções e recursos de que precisam para operar com eficiência”, disse Melanie Posey, diretora de Pesquisa Cloud & Managed Services Transformation da 451 Research. “O Multicloud veio para ficar, e as empresas estão escolhendo esse modelo pelos benefícios que ele oferece para uma variedade de requisitos operacionais e de negócios diferentes, como agilidade nos negócios ou acesso à melhor tecnologia”, afirmou.

As principais conclusões do estudo incluem:

Quase toda jornada na Nuvem é Multicloud

– 98% das empresas pesquisadas estão usando ou planejam usar pelo menos dois provedores de infraestrutura em Nuvem e 31% estão usando quatro ou mais.

– 96% relataram que estão usando ou planejam usar pelo menos dois provedores de aplicativos em Nuvem (Software-as-a-Service), com 45% usando aplicativos em Nuvem de cinco ou mais provedores.

– Essa estratégia Multicloud permite que os departamentos de TI atendam às necessidades específicas de tecnologia de diferentes equipes em toda a organização.

A soberania de dados e a otimização de custos estão impulsionando a demanda por estratégias Multicloud

Os dois principais impulsionadores das estratégias Multicloud nas empresas são a soberania de dados (41%) e a otimização de custos (40%).

– Outros impulsionadores das estratégias Multicloud incluem agilidade e inovação nos negócios (30%), os melhores serviços e aplicativos em Nuvem (25%) e preocupações com fornecedores de Nuvem (25%).

– As estratégias Multicloud oferecem às empresas mais controle sobre onde e como seus dados são armazenados e usados, além de garantir que as empresas possam controlar os custos de suas operações em Nuvem ajustando quais serviços usam de diferentes provedores.

As organizações corporativas estão planejando proativamente estratégias Multicloud para o futuro

– A redundância de dados (54%) é o caso de uso futuro mais esperado, seguido pela mobilidade de dados (49%) e otimização de custos em Nuvens públicas (42%).

– Os departamentos de TI também planejam usar estratégias Multicloud para mitigação de riscos para todo o ambiente de TI (40%) e expansão geográfica ou entrega de serviço global (38%).

– O fato de os departamentos de TI estarem planejando estratégias Multicloud mostra que eles veem o Multicloud como uma forma de se antecipar às suas necessidades tecnológicas, ao invés de simplesmente uma tática para reagir a crises.

“Multicloud está aqui, quer as empresas estejam prontas para isso ou não. As fusões de negócios podem transformar até mesmo as estratégias de TI mais estáveis ​​em um ambiente Multicloud da noite para o dia”, disse Leo Leung, vice-presidente da OCI e Oracle Technology. “Se as equipes de TI estão iniciando seus planos Multicloud do zero ou já têm uma implementação em vigor, mas desejam adicionar os melhores serviços de Nuvem, a Nuvem distribuída da OCI pode ajudar. Com a recente introdução do MySQL HeatWave na AWS e do Oracle Database Service para Microsoft Azure, os clientes têm ainda mais recursos para ajudar no sucesso de suas estratégias Multicloud”, afirmou.

Serviço
www.oracle.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.