Uma pesquisa do Gartner com 451 líderes sêniores de tecnologia no segundo trimestre de 2024 descobriu que 45% dos CIOs na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) disseram que têm a tarefa de liderar uma estratégia de IA em sua empresa. No entanto, quatro desafios emergentes estão dificultando a entrega de valor com a IA pelos CIOs.
“Por causa da inovação implacável que acontece na corrida dos fornecedores de tecnologia, os CIOs sentem que estão sempre vivendo o hype, enquanto a realidade de sua corrida de resultados de IA – como é difícil obter valor – faz parecer que eles também estão no vale”, disse Alicia Mullery, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.
“No entanto, os CIOs podem definir o ritmo em sua corrida de resultados de IA”, disse Daryl Plummer, analista vice-presidente e chefe de Pesquisa do Gartner. “Se você tem ambições modestas de IA, em uma indústria que ainda não está sendo remasterizada pela IA, você pode se dar ao luxo de ir em um ritmo mais medido. Este é um ritmo constante de IA. Para as organizações com maiores ambições de IA, ou em um setor que está sendo reinventado pela IA, o ritmo será mais rápido. Este é um ritmo acelerado por IA. Esteja você se movendo em um ritmo constante ou acelerado por IA, você precisa agregar valor e resultados”, completou.
Durante a palestra de abertura do Gartner IT Symposium/Xpo, que acontece até quinta-feira (7/11), os analistas do Gartner explicaram ao público de mais de 6.400 CIOs e executivos de TI como superar quatro desafios emergentes para agregar valor à IA com segurança e em escala.
Os benefícios comerciais do uso da IA nem sempre se materializam
Para gerar valor comercial com IA generativa (GenAI), as pessoas devem usar consistentemente as ferramentas GenAI em seu fluxo de trabalho. Em uma pesquisa do Gartner no segundo trimestre de 2024 com mais de 5 mil trabalhadores digitais nos EUA, Reino Unido, Índia, Austrália e China, os funcionários da EMEA disseram que economizaram uma média de 3,37 horas por semana usando o GenAI. Mas nem todos os funcionários obtêm o mesmo grau de benefício com o uso do GenAI.
“Aqui está o verdadeiro desafio com a produtividade da IA”, disse Plummer. “Os ganhos de produtividade da GenAI não são distribuídos igualmente. Os ganhos variam de acordo com o funcionário, não apenas por causa de seu interesse pessoal e níveis de adoção, mas de acordo com a complexidade do trabalho e o nível de experiência”, comentou.
As organizações aceleradas por IA também estão buscando benefícios além da produtividade – operações e melhorias no nível do processo, como automatizar os principais processos de negócios ou redesenhar funções para trabalhar com chatbots; e melhorias revolucionárias no nível dos negócios, como resultados que criam novos fluxos de receita ou redesenham a proposta de valor da empresa.
“Nesses casos, os CIOs devem gerenciar os benefícios da IA como um portfólio. Determine o tamanho da sua aposta em cada área de benefício e gerencie riscos e recompensas em todo esse portfólio”, Mullery.
O custo da IA pode rapidamente sair do controle
Mais de 90% dos CIOs disseram que o gerenciamento de custos limita sua capacidade de obter valor da IA para sua empresa, de acordo com uma pesquisa do Gartner com mais de 300 CIOs em junho e julho de 2024. Na verdade, o Gartner acredita que o custo é um risco de IA tão grande quanto a segurança ou alucinações.
Se os CIOs não entenderem como seus custos GenAI são dimensionados, o Gartner estima que eles podem cometer um erro de 500% a 1.000% em seus cálculos de custos.
“Como CIO, você precisa entender sua conta de IA”, disse Plummer. “Você deve entender os componentes de custo e as opções de modelo de precificação e precisa saber como reduzir esses custos e negociar com os fornecedores. Os CIOs devem criar provas de conceito que testem como os custos serão dimensionados, não apenas como a tecnologia funciona.”
Dados e IA em todos os lugares criam novos desafios e riscos
Com a IA e os dados proliferando em toda a empresa, a IA e os dados não são mais ativos centralizados que a TI controla diretamente. A pesquisa do Gartner com mais de 300 CIOs descobriu que, em média, apenas 35% de seus recursos de IA serão criados por suas equipes de TI. Isso significa que novas abordagens são necessárias para gerenciar e proteger o acesso a dados e governar as entradas e saídas de IA e fornecer valor de IA com segurança.
“É aqui que entra o conceito de ‘sanduíche de tecnologia'”, disse Plummer ao descrever a pilha de tecnologia de IA do futuro. “No fundo do sanduíche estão todos os dados e IA da TI, normalmente centralizados. No topo estão todos os dados e IA vindos de todos os lugares, normalmente descentralizados. E o meio contém as tecnologias de gerenciamento de confiança, risco e segurança (TRiSM) que tornam tudo seguro. É o que você precisa criar para acomodar a IA e os dados vindos de todos os lugares.”
“Como CIO, seu trabalho é projetar um sanduíche de tecnologia que possa lidar com a bagunça da IA, mas ainda o mantenha aberto a novas oportunidades”, disse Mullery. “Organizações estáveis de IA (dez iniciativas de IA ou menos) governarão seus sanduíches de tecnologia usando equipes e comitês humanos. As organizações aceleradas por IA adicionarão tecnologias TRiSM – um conjunto de tecnologias projetadas para criar confiança, monitorar riscos e gerenciar a segurança para uma IA segura em escala.”
O uso da IA pode impactar positiva e negativamente o desempenho e o bem-estar dos funcionários
Alguns funcionários podem sentir uma forte afinidade com a IA. Outros podem se sentir ameaçados ou ressentidos. Essas reações intensas à IA podem levar a resultados comportamentais não intencionais que afetam negativamente o desempenho do trabalho dos funcionários, como ciúmes daqueles que usam IA e dependência excessiva de ferramentas de IA.
No entanto, poucas organizações estão gerenciando ativamente esses resultados comportamentais. Na pesquisa do Gartner de junho/julho, apenas 13% dos CIOs da EMEA disseram que se concentram em mitigar os possíveis impactos negativos do GenAI no bem-estar dos funcionários.
“A maioria das empresas não está curiosa o suficiente sobre como a IA faz seus funcionários se sentirem. Isso é importante porque a IA pode levar a todos os tipos de resultados comportamentais não intencionais”, disse Mullery. “O ponto crítico é que, se você usar o gerenciamento de mudanças para gerenciar isso, seja intencional sobre quem é o dono de quais resultados comportamentais. As organizações devem gerenciar os resultados comportamentais com o mesmo rigor que os resultados de tecnologia e negócios”, finalizou.
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