A Fujitsu e a AMD anunciaram que assinaram um memorando de entendimento (MOU) para formar uma parceria estratégica para criar plataformas de computação para IA e computação de alto desempenho (HPC). A parceria, abrangendo todos os aspectos, desde o desenvolvimento de tecnologia até a comercialização, buscará facilitar a criação de plataformas de código aberto e eficiência energética compostas por processadores avançados com desempenho de energia superior e software de IA/HPC altamente flexível e visa acelerar iniciativas de IA e/ou HPC de código aberto.
Devido à rápida disseminação da IA, incluindo IA generativa, os provedores de serviços em nuvem e os usuários finais estão buscando arquiteturas otimizadas em várias faixas de preço e configurações de energia por desempenho. De ponta a ponta, a AMD oferece suporte a um ecossistema aberto e acredita fortemente em oferecer opções aos clientes. A Fujitsu trabalhou para desenvolver o Fujitsu-Monaka, um processador baseado em Arm de última geração que visa alcançar alto desempenho e baixo consumo de energia. Com o Fujitsu-Monaka, juntamente com os aceleradores AMD Instinct, os clientes têm uma opção adicional para obter processamento de carga de trabalho de IA em larga escala enquanto tentam reduzir o custo total de propriedade do Data Center.
Esta colaboração irá focar-se nas três áreas estratégicas de engenharia, ecossistemas e negócios, reunindo a tecnologia avançada de CPU baseada em supercomputadores líder mundial da Fujitsu com a tecnologia de GPU AMD líder da indústria. Sob essa colaboração, a Fujitsu e a AMD terão como objetivo o desenvolvimento conjunto de plataformas de computação inovadoras para IA e HPC até 2027.
Além disso, com base no software AMD ROCm, uma pilha de software AI/HPC de código aberto para GPUs, e no software Fujitsu-Monaka baseado em Arm da Fujitsu, a Fujitsu e a AMD irão melhorar a sua colaboração com a comunidade de código aberto. Ambas as empresas buscam avançar no desenvolvimento de software de IA de código aberto otimizado para as plataformas de computação de IA que fornecerão e trabalhar para expandir o ecossistema.
A Fujitsu e a AMD também colaborarão em marketing e cocriação com clientes para oferecer essas plataformas de computação de IA globalmente. Além disso, para expandir os casos de uso de IA e promover a implementação social da IA, com base na infraestrutura de computação dos aceleradores Fujitsu-Monaka e AMD Instinct, ambas as empresas colaborarão para construir um ecossistema de plataforma de IA/HPC aberto e mais sustentável, incluindo um centro de atendimento ao cliente conjunto.
Por meio dessa colaboração, a Fujitsu e a AMD estão reunindo suas respectivas tecnologias líderes mundiais e promoverão iniciativas de IA de código aberto, oferecendo opções mais sustentáveis em hardware e software que podem ser utilizadas por muitas empresas.
“Por meio dessa parceria estratégica com a AMD, a Fujitsu busca acelerar as iniciativas de IA de código aberto com uma visão compartilhada de alcançar plataformas de computação sustentáveis. Ao combinar a inovadora tecnologia GPU da AMD com o processador de baixo consumo de energia/alto desempenho da Fujitsu-Monaka, buscamos criar um ambiente no qual mais empresas possam utilizar a IA enquanto reduzem a energia consumida pelos data centers. Acredito que esta parceria é um passo importante para acelerar os esforços da Fujitsu para alcançar uma sociedade sustentável”, disse Vivek Mahajan, vice-presidente corporativo, CTO e CPO da Fujitsu Limited.
“Ao combinar nossos aceleradores AMD Instinct de ponta com os avançados processadores de baixo consumo da Fujitsu, estamos posicionados para fornecer soluções de alto desempenho e eficiência energética que beneficiarão nossos clientes conjuntos de IA e HPC. Nossa parceria estratégica com a Fujitsu não apenas ressalta nosso compromisso com a inovação, mas também destaca nossa dedicação ao Japão, onde reconhecemos a importância de parcerias e conhecimentos locais. À medida que continuamos a expandir nossos relacionamentos no Japão, estamos entusiasmados com as oportunidades de criar uma infraestrutura de computação mais sustentável que se alinhe com a liderança tecnológica e o compromisso do Japão com a sustentabilidade”, finalizou Phil Guido, vice-presidente executivo, vice-presidente executivo e diretor comercial da AMD.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo