book_icon

Primeira plataforma de inteligência de decisão para operações de TI aprimoradas é lançada

Analytics Plus 6.0 faz recomendações estratégicas baseadas em dados e IA

Primeira plataforma de inteligência de decisão para operações de TI aprimoradas é lançada

A ManageEngine, divisão da Zoho Corporation e fornecedora de soluções de gerenciamento de TI empresarial, anunciou uma atualização importante em sua principal solução de análise de TI, o Analytics Plus. A versão 6.0 apresenta o Spotlight, um mecanismo de recomendações contextuais alimentado por IA, projetado para identificar as principais ineficiências nas operações de TI e sugerir estratégias assertivas.

De acordo com o relatório State of Analytics Engineering de 2023, o tempo para insights de negócios é o maior desafio para quase 50% dos diretores entrevistados. O Spotlight reduz drasticamente o tempo que os gerentes de TI e CIOs gastam analisando diversas métricas e encontrando soluções para corrigir falhas estruturais nas operações. Ao incorporar capacidades de inteligência de decisão, o Analytics Plus facilita agora a tomada de decisões contextuais, abordando uma lacuna crucial no software analítico tradicional.

O Spotlight reduz drasticamente o tempo que os gerentes de TI e CIOs gastam analisando diversas métricas e encontrando soluções para corrigir falhas estruturais nas operações

O mecanismo de IA integrado da ferramenta está programado para estudar processos comuns de TI e identificar soluções para alcançar os resultados desejados rapidamente. O Spotlight atua como um assistente, monitorando constantemente gargalos ou ineficiências operacionais e oferecendo dicas para ações corretivas. Ao trazer o contexto de TI e aproveitar os recursos de IA, o Analytics Plus garante que as organizações possam resolver os problemas de forma mais eficaz.

“As organizações não querem mais gastar horas minerando dados em busca de insights acionáveis. Elas exigem estratégias prontas que possam implementar imediatamente para ver resultados rápidos”, diz Rakesh Jayaprakash, Gerente de Produtos e  Evangelista Chefe de Analytics na ManageEngine. “Existem ferramentas suficientes no mercado que prometem automação e correção para falhas diárias de redes e aplicações, mas há uma falta de foco na tomada de decisões estratégicas. Esta é a lacuna que o Spotlight pretende preencher”, acrescenta.

A atualização da solução pode analisar correlações entre a idade dos ativos de TI, sua  frequência de falhas e o tempo médio de reparo. Com base nesses parâmetros, a solução sugere o prazo ideal para substituição de ativos. Esta abordagem garante que as organizações não descartem ativos prematuramente, perdendo valor de utilização, nem os retenham por muito tempo, impactando negativamente a produtividade dos funcionários.

Análise da Causa Raiz

A rápida tomada de decisões é apenas metade da jornada. Os gestores de TI e CIOs também precisam de uma forma de testar as suas decisões para garantir que uma nova estratégia ou modelo alcançará os resultados desejados. Além dos recursos de inteligência de decisão, a ManageEngine está introduzindo o recurso de Análise da Causa Raiz, que identifica automaticamente os principais fatores que contribuem para uma tendência específica. Esse recurso permite que gerentes de TI e CIOs verifiquem se suas mudanças ou decisões estão tendo um impacto positivo.

Por exemplo, se forem implementadas ferramentas para correção automática de problemas de rede L1, o recurso poderá observar o aumento do tempo de atividade e destacar a redução de problemas de rede L1 como o principal contribuinte para um melhor tempo de atividade da rede.

Auto-ML No-Code para análise profunda

A nova versão do Analytics Plus capacita as equipes de TI para criar modelos personalizados de machine learning (ML) sem escrever uma única linha de código. Tradicionalmente, o desenvolvimento e a implantação de modelos de ML eram restritos a especialistas. No entanto, a plataforma de ML no-code do Analytics Plus democratiza esse processo, permitindo que os gerentes de TI desenvolvam modelos de ML diretamente nos dados com os quais estão familiarizados.

Com esse recurso, os gerentes de TI podem criar modelos de ML para previsão e classificação, como um modelo preditivo para derivar a probabilidade de escalonamentos de tickets com base em vários fatores ou eventos relacionados. Essa abordagem garante o desenvolvimento de modelos altamente específicos e precisos porque são construídos com base em dados exclusivos da organização e validados pelas próprias pessoas que os utilizam diariamente.

Existem ferramentas suficientes no mercado que prometem automação e correção para falhas diárias de redes e aplicações, mas há uma falta de foco na tomada de decisões estratégicas. Esta é a lacuna que o Spotlight pretende preencher

Biblioteca Unificada de Métricas de TI

O Analytics Plus serve como centro de comando e de decisão para TI, analisando contextualmente todos os dados de TI, permitindo que as organizações façam correlação cruzada de métricas e identifiquem interdependências. A versão 6.0 apresenta a Biblioteca Unificada de Métricas de TI, que lista todos os KPIs de um ambiente de TI em uma única visualização, e atua efetivamente como um diretório abrangente de métricas. Isso facilita a pesquisa e a reutilização, eliminando silos criados por diversas ferramentas de TI e servindo como uma única fonte de verdade para qualquer métrica que as equipes de TI precisem monitorar.

“A análise tradicional de dados de TI geralmente fica confinada a ferramentas individuais. Por exemplo, o tempo de resolução de incidentes é limitado ao ITSM, enquanto o tempo médio para reparar um dispositivo é restrito ao gerenciamento de operações de TI. Isso inibe a correlação cruzada e impede que as organizações obtenham uma visão completa de sua infraestrutura de TI. Ao analisar todas essas métricas juntas em uma plataforma centralizada, as organizações podem desbloquear um valor significativo”, explica Rakesh.

A Biblioteca Unificada de Métricas de TI democratiza os dados ao disponibilizar prontamente um catálogo de KPIs para os técnicos conduzirem suas análises, que também pode ser consumido por outras aplicações de TI para integração contextual. Esta abordagem abrangente melhora a governança e garante que todas as métricas relevantes sejam facilmente acessíveis e geridas de forma eficaz, impulsionando a tomada de decisões rápida.

Além desses recursos principais, o Analytics Plus versão 6.0 inclui uma série de melhorias produtivas, como previsão multivariada, gráficos de fluxo de trabalho, suporte para processamento distribuído (no local) e mais de 10 novas integrações com ferramentas de TI populares, saiba mais clicando aqui.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.