A Dell Technologies anunciou o Dell AI for Telecom, um programa projetado para simplificar e acelerar as implementações de IA para Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs).
Um estudo recente da MeriTalk, encomendado pela Dell Technologies, descobriu que 48% dos executivos de telecomunicações veem a IA como a tecnologia mais transformadora do setor nos próximos cinco anos, mas 68% sentem que sua organização está lutando para acompanhar as tecnologias em rápida evolução e as necessidades dos clientes.
O programa Dell AI for Telecom, parte da Dell AI Factory, aborda esses desafios reunindo a experiência, a infraestrutura e os serviços de IA da Dell com software e silício de todo o ecossistema de IA. O programa desenvolverá e implementará soluções de IA locais, que os CSPs podem usar para aprimorar o desempenho da rede, melhorar o atendimento ao cliente e fornecer maior valor na Borda da empresa.
“Capitalizar as múltiplas oportunidades apresentadas pela IA tornou-se o impulsionador mais atraente da transformação da Nuvem de rede”, disse Dennis Hoffman, vice-presidente sênior e gerente-geral de Negócios de Sistemas de Telecomunicações da Dell Technologies. “O Dell AI for Telecom reúne a experiência e a infraestrutura de IA da Dell com parceiros em todo o ecossistema para ajudar as operadoras de rede a implementar soluções de IA na rede que reduzem o Opex, melhoram o desempenho e criam novas oportunidades de receita de Borda”, comentou.
Dentro desse novo programa, a Dell colabora com a Nvidia para transformar as redes de telecomunicações com soluções de IA. Entre os benefícios estão:
Cocrie e valide soluções de IA de telecomunicações para CSPs, criadas e validadas com a Dell AI Factory com a Nvidia
Usando servidores Dell PowerEdge, GPUs Nvidia e software de IA de nível empresarial, as soluções ajudam os CSPs a usar IA para:
– Melhore o atendimento ao cliente e melhore a manutenção da rede com a plataforma Amdocs amAIz.
– Automatize scripts de call center e operações de atendimento ao cliente com o Iternal.
– Conduza a solução de problemas e análises de rede com o Kinetica SQL-GPT.
– Desenvolva gêmeos digitais para redes e realizar manutenção preditiva de rede com o Synthefy.
– Facilite as implementações de IA na Borda da rede de telecomunicações com o servidor PowerEdge XR8000, agora disponível com GPUs Nvidia L4 Tensor Core. Projetados para casos de uso de telecomunicações e Edge, os servidores PowerEdge XR8000 estão disponíveis em formatos compactos com um design modular e escalável que simplifica a implantação e a manutenção.
– Ajude os CSPs a projetar e implantar ofertas de GPU como serviço (GPUaaS), para que possam fornecer capacidade de GPU Nvidia sob demanda para clientes corporativos. Com soluções de infraestrutura otimizadas para cargas de trabalho de IA corporativa, os CSPs podem desbloquear novas oportunidades de receita e usar suas redes para fornecer inferência e treinamento de IA de baixa latência e nível de operadora mais próximos dos dados. As empresas podem dimensionar implantações e recursos de IA conforme necessário, mantendo a propriedade e a governança dos dados.
Os serviços profissionais da Dell ajudam os CSPs com sua estratégia, implementação e operação de soluções de IA para casos de uso de telecomunicações.
Colaboração com operadoras de rede para acelerar a adoção e a inovação da IA
A Dell já está fazendo parceria com CSPs no Dell Telecom Open Ecosystem Labs para desenvolver soluções de IA com parceiros de infraestrutura e ecossistema da Dell AI Factory para aprimorar as experiências do cliente e melhorar o desempenho da rede.
A Lintasarta, uma empresa da Indonésia de soluções de tecnologia da informação e comunicação, está oferecendo GPU Merdeka, uma GPUaaS, para fornecer infraestrutura de IA, incluindo GPUs Nvidia com servidores Dell PowerEdge XE9680, para empresas nacionais. “Como parte de nossa colaboração com a Dell Technologies e a Nvidia, a Lintasarta fornecerá GPU como serviço (Deka GPU) com infraestrutura de IA da Dell e GPUs Nvidia para empresas nacionais, fornecendo acesso aos mais recentes recursos de IA adaptados para tarefas de computação de alta demanda”, disse Gidion Suranta Barus, diretor de Nuvem da Lintasarta.
A SK Telecom, a Dell e outros parceiros estão colaborando para desenvolver um agente de bate-papo de IA para provedores de serviços de comunicação. Ao criar a plataforma de IA da operadora de rede móvel (MNO), a equipe visa integrar a IA aos sistemas de suporte de negócios (BSS) existentes para aprimorar as operações de negócios de telecomunicações, impulsionar o crescimento da receita e resolver rapidamente os problemas dos clientes.
“A criação da plataforma de IA da operadora de rede móvel (MNO) significa um passo fundamental na integração da IA aos sistemas de suporte de negócios (BSS) existentes. Essa inovação visa não apenas aprimorar nossas operações de negócios de telecomunicações, mas também impulsionar o crescimento da receita e resolver os problemas dos clientes com velocidade e eficiência sem precedentes, minimizando os encargos legados e padronizando para que os LLMs possam entender facilmente os produtos MNO, suportando chamadas de API bem organizadas necessárias para a solução de problemas. Por meio de nossa colaboração com a Dell Technologies, pretendemos acelerar a adoção e a inovação da IA para oferecer serviços e valor superiores aos nossos clientes”, disse Haisung Kwon, chefe de Plataformas de IA MNO da SK Telecom.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo