As remessas mundiais de PCs de IA (AI PC) devem totalizar 114,2 milhões de unidades em 2025, um aumento de 165,5% em relação a 2024. de acordo com uma nova previsão do Gartner. O estudo prevê que as remessas de PCs com IA atinjam 43 milhões de unidades em 2024, um aumento de 99,8% em relação a 2023
O Gartner define AI PCs como um PC com uma unidade de processamento neural (NPU) incorporada e usa essa classificação para a previsão. Os AI PCs incluem PCs com NPUs conectados ao Windows on Arm, macOS no Arm e x86 em PCs com Windows.
“O debate passou da especulação de quais PCs podem incluir a funcionalidade de IA para a expectativa de que a maioria dos PCs acabará integrando recursos de NPU de IA”, disse Ranjit Atwal, analista diretor sênior do Gartner. “Como resultado, a NPU se tornará um recurso padrão para os fornecedores de PCs”, afirmou.
O Gartner prevê que os PCs de IA representarão 43% de todas as remessas de PCs até 2025, acima dos 17% em 2024. A demanda por notebooks de IA deve ser maior do que a de desktops de IA, com remessas de notebooks de IA (102,4 milhões) representando 51% do total de portáteis em 2025. Os desktops com IA totalizarão 11,8 milhões em 2025.
O Gartner prevê que, até 2026, os notebooks de IA serão a única opção de notebooks disponível para grandes empresas, contra menos de 5% em 2023.
“À medida que o mercado de PCs passa de PCs sem IA para PCs com IA, o domínio do x-86 diminuirá com o tempo, especialmente no mercado de notebooks de IA para consumidores, já que os notebooks de IA baseados em Arm conquistarão mais participação entre os portáteis Windows x86 AI e não AI”, disse Atwal. “No entanto, em 2025, os notebooks de IA baseados em Windows x86 liderarão o segmento de negócios”, afirmou.
As empresas reconhecem o cenário em evolução da tecnologia, prevendo IA e GenAI como componentes essenciais no futuro. “A questão para as empresas é qual PC de IA comprar”, disse Atwal. “No entanto, é improvável que as empresas paguem um prêmio pelos recursos de IA, mas comprarão PCs de IA para proteção futura e porque esta é a única opção que oferece um ambiente de computação mais seguro e privado”, finalizou.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo