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Vendas globais de PCs caíram mais de 16% no segundo trimestre, diz Gartner

As remessas totalizaram 59,7 milhões de unidades, mas há sinais iniciais de estabilização, incluindo crescimento sequencial em relação ao trimestre anterior

Vendas globais de PCs caíram mais de 16% no segundo trimestre, diz Gartner

De acordo com estimativas preliminares do Gartner, as remessas mundiais de PCs totalizaram 59,7 milhões de unidades no segundo trimestre de 2023, uma queda de 16,6% em relação ao segundo trimestre de 2022, apresentando sinais iniciais de estabilização, incluindo crescimento sequencial em relação ao trimestre anterior.

“A taxa de declínio no mercado de PCs diminuiu, indicando que os volumes de remessa podem ter atingido seu ponto mais baixo”, disse Mikako Kitagawa, analista-diretor do Gartner. “Houve progresso na redução do estoque de PCs após mais de um ano de problemas, apoiado por um aumento gradual na demanda de PCs empresariais. O Gartner espera que o estoque de PCs se normalize até o final de 2023 e a demanda de PCs volte a crescer a partir de 2024”, observou.

A confiança empresarial deve aumentar para influenciar os padrões de compra de PCs mais fortes. Enquanto isso, a demanda do consumidor continua baixa, já que todas as faixas de renda são afetadas pelas pressões inflacionárias

Os principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados no segundo trimestre de 2023, com a Lenovo mantendo o primeiro lugar em remessas com 14,3 milhões de unidades e 24% de participação no mercado. As remessas ano a ano da Lenovo caíram 20,8% neste trimestre, mas cresceram sequencialmente. EMEA e Ásia-Pacífico foram regiões desafiadoras para a Lenovo, mas a empresa teve apenas quedas moderadas na América Latina e na América do Norte.

As remessas de HP foram de 13,4 milhões de unidades e caíram apenas ligeiramente no segundo trimestre (-0,9%), encerrando uma série de quedas consecutivas de dois dígitos. As remessas de notebooks cresceram modestamente, mas foram compensadas por um declínio nas remessas de desktops. O mercado de laptops dos EUA foi robusto para a HP, com crescimento de dois dígitos ano a ano.

A Dell ficou na terceira posição do ranking com 10,3 milhões de PCs vendidos e registrou seu quinto trimestre consecutivo de declínio, com vendas baixas na maioria das regiões-chave. A Ásia-Pacífico foi o mercado mais desafiador para a Dell, onde as remessas diminuíram mais rapidamente do que a média regional. A Dell se saiu relativamente bem no mercado de desktops dos Estados Unidos, mantendo a posição de fornecedor líder.

“Os preços e a disponibilidade dos componentes de PC melhoraram drasticamente, ajudando a estabilizar a lucratividade do fornecedor, apesar da pressão de preço para limpar o estoque”, disse Kitagawa. “No entanto, à medida que o mercado de PCs começa a se recuperar e a demanda por componentes aumenta, as condições favoráveis ​​de preço para memória e armazenamento SSD de que os fornecedores de PCs desfrutam estão chegando ao fim”, alertou.

Visão geral regional

A economia dos EUA estava relativamente estável, aliviando as preocupações entre os compradores de pequenas e médias empresas (SMBs) e gradualmente gerando demanda por PCs. Houve também uma atualização na demanda por chromebooks de instituições educacionais, bem como notebooks entre compradores do governo. No entanto, a demanda de PCs de consumo permaneceu fraca nos EUA, caindo 8,6% no segundo trimestre.

O mercado de PC EMEA caiu 14,6% ano a ano, marcando seu sexto trimestre consecutivo de declínio. A agitação política contínua, as pressões inflacionárias e os aumentos das taxas de juros continuaram a impactar a demanda por PCs.

“As perspectivas de negócios disruptivas estão limitando os gastos com PCs empresariais na EMEA, pois as empresas reduzem os orçamentos de PCs como uma estratégia de gerenciamento de custos”, disse Kitagawa. “A confiança empresarial deve aumentar para influenciar os padrões de compra de PCs mais fortes. Enquanto isso, a demanda do consumidor continua baixa, já que todas as faixas de renda são afetadas pelas pressões inflacionárias”, comentou.

O mercado de PCs da Ásia-Pacífico também continuou a cair, caindo 26,9% ano a ano. Um mercado de PCs particularmente fraco na China devido à incerteza econômica e à baixa demanda do consumidor contribuiu significativamente para os resultados da região.

Serviço
www.gartner.com

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