book_icon

Empresas no Brasil buscam provedores de Nuvem com recursos de FinOps

O relatório ISG Provider Lens Google Cloud Partner Ecosystem 2024 para o Brasil revela ascensão de soluções avançadas de FinOps que usam IA para prever futuros padrões de consumo de Nuvem

Empresas no Brasil buscam provedores de Nuvem com recursos de FinOps

A popularidade da infraestrutura Multicloud cresceu no Brasil à medida que as empresas percebem cada vez mais a migração para a Nuvem como uma necessidade competitiva, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG),  empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens Google Cloud Partner Ecosystem de 2024 para o Brasil conclui que, à medida que a adoção de ambientes híbridos e Multicloud se expande, as empresas brasileiras buscam soluções integradas para gerenciar seus ecossistemas Multicloud. O Anthos do Google Cloud, um ambiente de contêiner híbrido e independente de Nuvem, é amplamente usado no Brasil para orquestrar infraestrutura híbrida e Multinuvem, diz o relatório do ISG.

“Os ambientes Multicloud apresentam inúmeras complexidades”, disse Anay Nawathe, líder de Entrega de Nuvem do ISG para as Américas. “Os provedores de serviços ganharam mais experiência em ajudar os clientes a gerenciar meticulosamente seus ambientes, para que possam aproveitar os recursos exclusivos de cada provedor de Nuvem enquanto otimizam os custos gerais”, observou.

O relatório também examina a crescente demanda por modernização de dados, governança, segurança e serviços gerenciados que podem criar ambientes de dados mais confiáveis

Os custos da Nuvem pública continuam sendo uma grande preocupação para as empresas brasileiras que precisam otimizar seus recursos e aumentar sua eficiência, ao mesmo tempo em que mitigam os riscos, diz o relatório do ISG. As empresas estão exigindo melhores práticas e ferramentas que ofereçam gerenciamento de custos eficaz, mantendo altos padrões de desempenho, confiabilidade e segurança, diz o relatório.

Como resultado, as empresas no Brasil estão cada vez mais buscando provedores capazes de demonstrar competência em FinOps, uma abordagem de gerenciamento de custos que ajuda os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em serviços de Nuvem pública, diz o ISG. Os provedores estão respondendo fortalecendo seus recursos de FinOps, diz o relatório, incluindo a adoção das melhores práticas e ferramentas do Google Cloud que oferecem gerenciamento de custos sem sacrificar o desempenho, a confiabilidade e a segurança necessários para dar suporte às operações de negócios.

Ainda no início, estão as soluções avançadas de FinOps que usam IA para prever futuros padrões de consumo de Nuvem, observa o relatório do ISG. Essas soluções permitirão que as empresas brasileiras dimensionem recursos de forma proativa, negociem melhores preços com antecedência e evitem picos inesperados de custos, diz o relatório.

“As empresas no Brasil reconhecem a Nuvem como um pilar fundamental da Transformação Digital”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Mas, à medida que a infraestrutura em Nuvem cresce em complexidade, o controle de custos se torna ainda mais desafiador e essencial”, completou.

O relatório também examina a crescente demanda por modernização de dados, governança, segurança e serviços gerenciados que podem criar ambientes de dados mais confiáveis.

O relatório ISG Provider Lens Google Cloud Partner Ecosystem 2024 para o Brasil avalia as capacidades de 27 provedores em cinco quadrantes: Serviços de Implementação e Integração, Análise de Dados e Machine Learning, Serviços Gerenciados, Cargas de Trabalho SAP e Serviços de Espaço de Trabalho.

O relatório nomeia a Accenture como líder em todos os cinco quadrantes, enquanto a SantoDigital e a SauterDigital são nomeadas como líderes em quatro quadrantes cada. BRQ e IPNET são nomeados como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Atos, Engenharia, Movti, Qi Network e Tivit são nomeados como Líderes em dois quadrantes cada. Avenue Code, Capgemini, Gentrop, HVAR e V8.Tech são nomeados como líderes em um quadrante cada.

Além disso, Atos, Avenue Code, Movti, Multiedro e TIVIT são apontadas como Rising Stars — empresas com “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.

Na área de experiência do cliente, a Genpact é nomeada a ISG CX Star Performer global para 2024 entre os parceiros do Google Cloud Ecosystem. A Genpact obteve as pontuações mais altas de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer do ISG, parte do programa ISG Star of Excellence, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.