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Mercado de tablets cresce 22% no segundo trimestre do ano, afirma IDC

Segundo o estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, as remessas mundiais de tablets totalizaram 34,4 milhões de unidades, volume comparável aos níveis pré-pandemia

Mercado de tablets cresce 22% no segundo trimestre do ano, afirma IDC

As remessas mundiais de tablets registraram um crescimento ano a ano de 22,1% no segundo trimestre de 2024 (2T24), totalizando 34,4 milhões de unidades, de acordo com dados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. Os resultados se beneficiaram de uma comparação favorável com o trimestre do ano anterior e foram impulsionados por atualizações de produtos de muitos dos principais fornecedores e um ciclo de substituição combinado com reposição de estoque.

No entanto, os volumes são comparáveis apenas aos níveis de remessa pré-pandemia e não às vendas sem precedentes testemunhadas durante a pandemia. Os resultados do 2T24 se comparam favoravelmente com o 2T19, quando 32,5 milhões de unidades foram enviadas, auxiliadas por uma atualização do produto da Apple e pela crescente popularidade dos tablets destacáveis da Samsung e da Huawei.

Os resultados do 2T24 sinalizam que o mercado superou a pandemia. Esperamos que o ciclo de atualização e o crescimento nos mercados emergentes continuem ajudando na recuperação no curto prazo

Destaques da empresa Q24

A Apple vendeu 12,3 milhões de unidades e cresceu 18,2% ano a ano no trimestre. Com o lançamento dos modelos iPad Air e iPad Pro de 11″ e 13″, a empresa finalmente conseguiu registrar um crescimento no mercado. Os volumes do iPad cresceram em todo o mundo, exceto na China, onde a concorrência de players locais como Huawei e Xiaomi impactou negativamente a empresa.

A Samsung ficou em segundo lugar com remessas de 6,9 milhões de unidades no 2T24, o que representa um crescimento ano a ano de 18,6%. O fornecedor conseguiu crescer apesar de não ter nenhum grande lançamento de produtos. O crescimento veio principalmente de várias implantações comerciais e de uma comparação favorável no 2T23.

A Lenovo conquistou a terceira posição neste trimestre, com crescimento ano a ano de 16,7% e remessas de 2,5 milhões de unidades. Os tablets destacáveis da empresa registraram um crescimento anual muito maior (39,7%) do que seus tablets de ardósia (11,7%).

A Huawei ocupou a quarta posição neste trimestre, com sólido crescimento ano a ano de 40,3% e remessas de 2,3 milhões de unidades. O fornecedor lançou um novo tablet, o MatePad 11.5S, que mostrou ótimo desempenho de mercado e as promoções online de junho na China ajudaram ainda mais no crescimento.

A Xiaomi terminou o quarto na quinta posição. As remessas da empresa cresceram 94,7% ano a ano, para 2 milhões de unidades. Além da China e Ásia/Pacífico (excluindo o Japão), o fornecedor obteve ganhos significativos no mercado europeu com um crescimento impressionante na Rússia, França, Alemanha, Itália, Espanha e muitos outros países.

“Os resultados do 2T24 sinalizam que o mercado superou a pandemia. Esperamos que o ciclo de atualização e o crescimento nos mercados emergentes continuem ajudando na recuperação no curto prazo. Enquanto os novos participantes do mercado se concentram em sua expansão global, os líderes de longo prazo continuam a se concentrar em melhorar a tecnologia (como no caso dos monitores OLED para iPad Pros), atendendo à necessidade de dispositivos premium e utilizando o poder de tecnologias emergentes como IA”, disse Anuroopa Nataraj, analista sênior de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Os ganhos de longo prazo para o mercado dependem da capacidade dos fornecedores de construir dispositivos que possam criar um nicho para tablets – que inclua inovação e diferenciação”, finalizou.

 

 

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