book_icon

O RH das empresas não usa todo potencial da tecnologia, diz Gartner

Pesquisa mostrou que somente 24% dos funcionários relataram que a função de RH de sua organização está aproveitando o valor máximo da tecnologia

O RH das empresas não usa todo potencial da tecnologia, diz Gartner

De acordo com uma pesquisa do Gartner, menos de um quarto dos funcionários de RH (24%) relatou que a função de RH de sua organização está aproveitando o valor máximo da tecnologia de RH. Apenas 35% estão confiantes de que sua abordagem atual à tecnologia de RH está ajudando a atingir os objetivos de negócios. E dois em cada três acreditam que, se não tomarem medidas para melhorar a abordagem do RH à tecnologia, a eficácia de sua função diminuirá.

“Embora os líderes de RH acreditem que a tecnologia é importante e impactante, eles continuam a lutar para obter o máximo de valor”, disse Mark Whittle, vice-presidente de Consultoria na Prática de RH do Gartner. “O objetivo não é maximizar o valor da tecnologia apenas para o RH, mas maximizar o valor de negócios que a tecnologia pode trazer para toda a organização”, completou.

Quase metade dos funcionários de RH que pesquisamos concordam que a tecnologia de RH removeu partes de seu trabalho que gostavam e quase um quarto dos funcionários mais amplos acha que a IA pode substituir os empregos nos próximos cinco anos

As organizações precisam mudar para uma abordagem que aumente o RH, aumentando a adoção de tecnologia de RH e utilizando a tecnologia para criar contribuições de maior impacto que maximizem o valor dos negócios.

“O valor estratégico dos negócios é gerado pela união entre humanos e tecnologia, não liberando o tempo dos funcionários para fazer trabalho estratégico por conta própria”, disse Piers Hudson, diretor sênior da Prática de RH do Gartner.

Para alavancar a tecnologia para obter o máximo valor de negócios, o RH deve tomar três ações:

– Crie estratégias de roteiro que forneçam blocos transformacionais que envolvam as partes interessadas para priorizar novos valores.

– Expandir os pontos de vista da equipe de RH para inspirar a busca de novos valores.

– Formalize metas compartilhadas e novas funções que permitam soluções complementares, em vez de isoladas, que criem novo valor para os usuários finais.

– Aumentar a abordagem do RH à tecnologia pode aumentar o valor do negócio da tecnologia de RH em até 54%, em comparação com uma abordagem centrada na capacidade, que só pode aumentar o valor do negócio de tecnologia de RH em até 28%.

Blocos de construção transformacionais promovem a confiança

“Experiências ruins com a tecnologia de RH causam baixa confiança na capacidade do RH de impulsionar a transformação tecnológica”, disse Hudson. “Quase metade da equipe de RH que pesquisamos relatou que o uso de soluções de tecnologia de RH prejudicou a reputação do RH em toda a organização”, comentou.

Para superar a falta de confiança das partes interessadas na capacidade do RH de entregar contra a tecnologia transformacional, os líderes de RH devem apresentar aos líderes de função e de negócios propostas de mudanças menores, em vez do grande objetivo transformacional. Os líderes de RH também devem ilustrar o alinhamento entre os elementos fundamentais e o valor da nova tecnologia. Por fim, o RH deve preparar cenários para mostrar como os planos podem se ajustar se as condições mudarem, ou seja, as perspectivas financeiras ou o ambiente regulatório.

Pontos de vista expandidos inspiram exploração

“Como muitos funcionários hoje, a equipe de RH está preocupada com a evolução da tecnologia que afetará seus empregos e carreiras”, disse Whittle. “Quase metade dos funcionários de RH que pesquisamos concordam que a tecnologia de RH removeu partes de seu trabalho que gostavam e quase um quarto dos funcionários mais amplos acha que a IA pode substituir os empregos nos próximos cinco anos.”

Para ajudar a equipe de RH a adotar novos pontos de vista e perspectivas em torno da tecnologia, os líderes de RH precisam ir além do treinamento e ilustrar de forma tangível como ele apoia novos trabalhos de alto valor, em vez de limitar os empregos e atividades atuais. Isso implica criar relacionamentos de fornecedores mais transparentes que exponham a equipe de RH ao conhecimento de tecnologia que se conecta aos problemas de negócios que eles querem resolver.

Metas e funções impulsionam soluções complementares

Entre os mais de 1,2 mil funcionários entrevistados pelo Gartner em fevereiro de 2024, 69% relataram ter enfrentado pelo menos uma barreira ao interagir com a tecnologia de RH nos últimos 12 meses.

A função de RH deve mudar para a criação de resultados compartilhados pelos quais cada proprietário do processo é responsabilizado ao projetar ou implementar um sistema de tecnologia. Isso permite a consistência entre as iniciativas de tecnologia de RH, a capacidade de comparar e priorizar investimentos facilmente e identificar as habilidades necessárias para reforçar o resultado.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.