book_icon

Inatel e Huawei anunciam programa de pós-graduação em tecnologia com bolsas de estudos

Com 12 vagas disponíveis, curso é voltado para profissionais tech qualificados e que residem no Brasil; inscrições vão até o dia 17 de junho

Inatel e Huawei anunciam programa de pós-graduação em tecnologia com bolsas de estudos

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, centro referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, anuncia o lançamento do Programa Pan-americano de Formação Prática com pós-graduação lato sensu em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações. Em colaboração com a Huawei, empresa global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o curso irá oferecer 12 bolsas de estudo de 100% para profissionais que já concluíram o ensino superior em áreas tecnológicas.

Estrutura e seleção
Com início programado para 1º de julho de 2024, a formação terá uma duração de 14 meses, terminando em agosto de 2025. As aulas serão ministradas presencialmente no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, duas vezes por semana, no período noturno. Os participantes também poderão se envolver em atividades práticas diurnas sob a supervisão dos profissionais do Instituto, recebendo uma bolsa- auxílio, além da gratuidade do curso lato sensu. Os critérios para seleção dos bolsistas darão preferência aos que possam atuar presencialmente mas, dependendo do perfil dos inscritos, poderá haver a inclusão de alunos em formato remoto.

Os candidatos interessados têm até 17 de junho para se inscrever no programa. A seleção será baseada em uma análise curricular, disponibilidade de horários e conhecimentos em espanhol. Os selecionados serão anunciados até o dia 24 do mesmo mês.

Contribuição para o mercado de trabalho
A parceria entre o Inatel e a Huawei, consolidada ao longo de mais de 20 anos, reflete o compromisso mútuo com a promoção do conhecimento e a capacitação de profissionais qualificados no Brasil. “Estamos confiantes de que este programa de pós-graduação proporcionará uma formação de alta qualidade e relevância, essencial para o desenvolvimento de profissionais especializados no setor”, afirma Mário Ferreira, gerente Executivo do Centro de Desenvolvimento de Competências e Inovação (CIDC) do Inatel.

Para Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, a empresa está empenhada em promover o conhecimento tecnológico no país. “Escolhemos o Inatel como parceiro estratégico para este projeto devido ao histórico de sucesso, de mais de 20 anos de parceria, e à qualidade do ensino proporcionado pelo instituto. Nossa meta é contribuir para a construção de carreiras inovadoras e fortalecer o mercado latinoamericano com profissionais qualificados”, completa.

“Hoje, sobretudo em virtude do desenvolvimento do 5G, o Brasil precisa superar um gargalo de mão de obra qualificada no setor de TIC. Estamos atravessando um período de Transformação Digital, e para não ficarmos para trás, precisamos investir em capacitação de pessoas para atuar no mercado”, diz Rulli.

O novo programa visa formar profissionais de alto nível, preparados para atender às demandas do mercado de telecomunicações. Ao oferecer uma formação robusta e prática, o Inatel e a Huawei esperam capacitar profissionais que possam contribuir significativamente para a transformação digital e o desenvolvimento tecnológico em grandes empresas do setor.

Mais informações sobre as inscrições e outros detalhes a respeito do curso de pós-graduação podem ser encontrados no site da empresa.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.