book_icon

AMD alimenta 156 supercomputadores na última lista Top500

Nova placa aceleradora de computação AMD Alveo V80 voltada para HPC e cargas de trabalho de computação intensiva, com um salto de até 2X na largura de banda HBM, já disponível

AMD alimenta 156 supercomputadores na última lista Top500

A AMD mostrou sua liderança contínua em computação de alto desempenho (HPC) na ISC High Performance 2024. Pelo terceiro ano consecutivo, o supercomputador Frontier, localizado no Oak Ridge National Lab – alimentado por CPUs AMD EPYC e GPUs AMD Instinct – continua sendo o supercomputador mais rápido do mundo com uma pontuação High-Performance Linpack (HPL) de 1,2 exaflops com base na última lista Top500.

A lista Top500 também inclui três novos sistemas do Lawrence Livermore National Laboratories (LLNL), o El Capitan Early Delivery System, RZAdams e Tuolumne, ocupando as posições 46, 47 e 48, respectivamente, na lista Top500 com uma pontuação de envio antecipado de um único gabinete de 19,65 petaflops. Esses três sistemas são os primeiros supercomputadores da lista Top500 alimentados pelo AMD Instinct MI300A APU, lançado em dezembro de 2023.

Os APUs AMD Instinct MI300A estão definindo o ritmo da inovação, oferecendo desempenho e eficiência de liderança para cargas de trabalho críticas que estão na convergência de HPC e AI

A AMD agora alimenta 156 supercomputadores na última lista Top500, aumento de 29 por cento em relação ao ano anterior, e 157 sistemas na lista Green500 dos supercomputadores mais eficientes do mundo.

“Os APUs AMD Instinct MI300A estão definindo o ritmo da inovação, oferecendo desempenho e eficiência de liderança para cargas de trabalho críticas que estão na convergência de HPC e AI”, comentou Brad McCredie, vice-presidente corporativo e gerente geral de Centro de Dados e Processamento Acelerado da AMD. “Estamos animados com o progresso mostrado pela LLNL atual com suas submissões antecipadas usando o Instinct MI300A. Esperamos continuar nosso engajamento com as equipes da HPE e LLNL para otimizações adicionais para impulsionar o aumento de desempenho enquanto ajudamos a trazer o El Capitan”, explica.

A próxima etapa da era Exascale
Juntando-se ao Frontier na lista Top500, o El Capitan está a caminho de ultrapassar dois exaflops de desempenho de precisão dupla e se tornar o segundo supercomputador a ultrapassar a barreira do exaflop alimentado pela AMD.

“RZAdams é um acréscimo essencial ao ecossistema de computação não classificado existente e altamente capaz da LLNL”, disse Bronis R. de Supinski, diretor de tecnologia para Computação Livermore, LLNL. “Dado o impulso no desempenho que já estamos vendo dos APUs AMD Instinct MI300A, esperamos que este sistema seja um recurso estrategicamente significativo e nos faça avançar em uma ampla gama de áreas científicas. O RZAdams está apoiando oportunidades essenciais para portabilidade de código, otimização e desenvolvimento de software para algumas das aplicações que eventualmente serão executadas no El Capitan. Também está permitindo que nossos cientistas empurrem os limites da descoberta com maior velocidade e eficiência do que os sistemas não classificados anteriores.”

Novo Acelerador AMD Alveo V80 para Cargas de Trabalho HPC e Intensivas em Computação
Para fornecer sistemas otimizados acelerados por hardware adaptados para um amplo espectro de cargas de trabalho intensivas em computação, a AMD lançou o Cartão Acelerador de Computação Alveo V80. Este novo acelerador adaptável de hardware é construído especificamente para superar gargalos de desempenho para cargas de trabalho intensivas em computação com grandes conjuntos de Dados comuns em HPC, análise de dados e aplicações de segurança de rede.

Alimentado pelo SoC adaptável AMD Versal HBM Series, o cartão acelerador Alveo V80 oferece até duas vezes de aumento na largura de banda da memória e densidade lógica, e até quatro vezes na largura de banda da rede em comparação com a geração anterior[i]. Ele oferece paralelismo de hardware maciço e largura de banda de memória de 820GB/s, enquanto a flexibilidade de hardware permite a aceleração em tempo real de cargas de trabalho e tipos de dados diversos e personalizados para aplicações como sequenciamento genômico, dinâmica molecular, processamento de sensores, blockchain e firewall de próxima geração e segurança de rede. A Supermicro está integrando o acelerador Alveo V80 com servidores Supermicro alimentados por CPUs AMD EPYC.

“A colaboração estratégica da Supermicro com a AMD nos permite atender às necessidades dos clientes que lidam com cargas de trabalho intensivas em computação e limitadas pela memória em escala”, disse Michael McNerney, vice-presidente sênior de marketing e segurança de rede da Supermicro. “Ao aproveitar o acelerador AMD Alveo V80 junto com nossos servidores AS-4125GS-TNRT, os clientes podem se beneficiar de uma densidade de computação e largura de banda de memória incomparáveis, tudo dentro do espaço compacto do nosso modelo de servidor 4U.”

Avançando o Ecossistema de HPC e AI
Ao longo do ano, os processadores AMD EPYC e os aceleradores AMD Instinct foram utilizados para alimentar muitos novos supercomputadores, incluindo:

A empresa italiana de energia Eni anunciou seu novo supercomputador HPC6, alimentado por CPUs AMD EPYC e GPUs AMD Instinct. Quando concluído, o HPC6 será um dos supercomputadores mais poderosos do mundo dedicados a aplicações industriais.

A Lenovo e a Universidade de Paderborn divulgaram recentemente planos para construir um novo supercomputador alimentado por CPUs AMD EPYC. A instalação deve começar no segundo semestre de 2024.

O Centro de Computação de Alto Desempenho da Universidade de Stuttgart (HLRS) anunciou planos para construir o sistema The Hunter, que será alimentado pelos aceleradores AMD Instinct MI300A.

A Universidade AGH de Cracóvia apresentou um novo supercomputador, alimentado por CPUs AMD EPYC de 4ª geração, chamado Helios, que será o sistema mais rápido da Polônia até o momento.

A AMD lançou recentemente o ROCm 6.1, que consiste em novos recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e o desempenho de aplicativos alimentados pelas últimas GPUs da série AMD Instinct MI300.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.