book_icon

Com implementação da 2Cloud, Renner Hermann reduz de meses para horas a recuperação de Dados

A empresa adotou o AWS Elastic Disaster Recovery, que ajudou a melhorar o tempo de resposta de cópias de segurança em caso de recuperação de desastres

Com implementação da 2Cloud, Renner Hermann reduz de meses para horas a recuperação de Dados

O Grupo Renner Hermann, organização com mais de 90 anos de mercado, que atua no Brasil e no exterior no mercado de tintas para madeira, tintas industriais em geral, marítimas e para manutenção, bem como de embalagens metálicas e, no segmento de laticínios, soro de leite em pó e derivados, para fabricação de alimentos e concentrado de proteína do leite, investiu em tecnologia para minimizar riscos de paradas de negócio. A corporação adotou o AWS Elastic Disaster Recovery com implementação, consultoria e suporte da 2Cloud. O projeto ajudou a melhorar a resposta de backup da empresa em caso de desastres (disaster recovery).

Tendo utilizado por anos um Centro de Dados local, a Renner Hermann conhecia a demora a que estava exposta nesta configuração. “Fomos, ao longo dos anos, crescendo a TI para dentro do negócio. Antes, fazíamos backup dos Dados mas, em caso de um incidente mais grave, nosso tempo de recuperação total do ambiente era muito acima do exigido pelo negócio. Esse era um risco que não podíamos conviver”, explica Fabiano Marques, gerente de TI Corporativa do Grupo.

Implementamos a solução da AWS, com a 2Cloud, em pouco mais de um mês. No segundo mês já estávamos testando

Com isso, o Grupo precisava de uma solução de DRT rápido. “Queríamos algo que fosse eficaz e que, caso houvesse problema no DRT, nossas equipes pudessem continuar trabalhando, faturando, em outro site. Precisávamos de, no máximo, um delay de horas.”, complementa Marques.

Um dos sistemas mais críticos no processo era o sistema de gestão – ERP, que é utilizado para gestão dos processos de negócio, ou seja: se o software parar, a produção para. Com tudo on premise, o risco de parada era uma preocupação, que foi resolvida com o projeto de DRT .

Resultados
“Agora temos um site para usarmos, se for preciso. Implementamos a solução da AWS, com a 2Cloud, em pouco mais de um mês. No segundo mês já estávamos testando”, comemora Marques.

Ainda conforme o gerente, levar um sistema tradicional client server para um ambiente em Nuvem foi muito mais do que um desafio de TI, pois foi necessário demonstrar à empresa que a nuvem funciona, é eficiente e que traz bons resultados para o negócio.

“Foi um projeto tocado rápido, com um custo adequado, mais segurança de retorno rápido em caso de sinistro e uma segurança de Dados tão grande ou até maior do que no ambiente tradicional”, comenta o gerente de TI do Grupo.

O CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, revela que, no mercado, existe um certo temor quando se trata de mexer em estruturas de armazenamento e rodagem de Dados. Uma barreira que a Renner Hermann cruzou.

“Notamos que 90% dos clientes nunca fizeram um teste de desastre, ou seja, nunca subiram o ambiente em outro lugar e utilizaram o sistema em sua totalidade”, avalia Goltz. “Isso é compreensível, afinal, se você não tiver as ferramentas adequadas, testar a continuidade de negócios é muito difícil mesmo”, comenta.

O executivo explica, ainda, que o AWS Elastic Disaster Recovery é uma ferramenta de replicação que entrega uma replicação com tempo de perda de Dados próximo de zero, permitindo restaurar o ambiente em qualquer Data Center da AWS em minutos.

“O tempo de parada é drasticamente diminuído, pois é possível já deixar pré-configurado o ambiente que você desejar subir no momento do desastre”, explica o CEO da 2Cloud. “Nós sabemos muito bem que um momento de desastre é de alta tensão e aflição, então não é hora de inventar moda: é hora de contar com o que há de melhor, e isso o produto da AWS entrega”, finaliza Goltz.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento