
A Hyundai Motor Brasil, montadora de veículos com capacidade produtiva de 210 mil carros por ano, automatizou o programa de sugestões dos colaboradores com a criação do Portal Minha Ideia Brilhante, desenvolvido na plataforma SoftExpert Suite – solução corporativa para a gestão integrada da conformidade, inovação e Transformação Digital. Com isso, o processo de registro e aprovação de ideias que levava dias para ser concluído, agora pode ser feito em poucos minutos.
O programa – focado na captação, avaliação e no acompanhamento de propostas inovadoras geradas dentro da empresa -, totalmente manual anteriormente, deu lugar ao Portal Minha Ideia Brilhante, iniciativa disponibilizada aos 2.800 colaboradores da fábrica no Brasil. Situada em Piracicaba – SP, a planta ocupa uma área total de 1.390.00m² e tem o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no Hemisfério Sul.
A supervisora de Qualidade da Hyundai, Fernanda Zucoloto, lembra que o tempo despendido na execução do fluxo de ideias era extremamente longo, só em 2020 foram dedicadas 1.156 horas com retrabalhos, o que equivale a seis meses. “Os controles eram feitos em planilhas e algumas etapas do processo dependiam de coleta manual de assinaturas, impossibilitando a gestão automática de prazos e responsabilidades, e ocasionando perdas de informações”, relata.
De acordo com Fernanda, as sugestões que eram controladas em planilhas paralelas, e com follow-ups realizados por e-mail, foram centralizadas em um portal repleto de informações úteis e totalmente customizável, com lembretes automáticos, possibilitando que os colaboradores registrem e acompanhem suas sugestões de forma simples e rápida, além de resgatarem seus pontos, em poucos cliques. “Isso facilitou muito a execução do fluxo e o gerenciamento eficaz das informações pela liderança, proporcionando um planejamento de ações mais focado e objetivo”, destaca.
A solução SoftExpert Suite permite o registro da ideia e o seu acompanhamento em tempo real, em todas as suas etapas, por meio de um sistema estruturado e automatizado. Somente nos seis primeiros meses, o portal já teve 1.485 ideias registradas. São 866 em andamento e 231 já foram implementadas. As solicitações realizadas antes da automação foram incluídas na plataforma para facilitar o acompanhamento, totalizando 4.000 registros.
Para a analista de Qualidade Assegurada da Hyundai e responsável pelo projeto, Libele Silva, a agilidade dos usuários na execução das atividades e também da gestão é um dos principais benefícios. “Tivemos um feedback muito positivo dos colaboradores, pois o sistema facilitou follow-up de todos os envolvidos no processo, proporcionando mais controle e autonomia na gestão das ideias geradas”, afirma.
Agora, a expectativa da companhia é fazer com que os colaboradores utilizem todos os recursos disponíveis e ainda se beneficiem das informações fornecidas pelo software.

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo