A Hyundai Motor Brasil, montadora de veículos com capacidade produtiva de 210 mil carros por ano, automatizou o programa de sugestões dos colaboradores com a criação do Portal Minha Ideia Brilhante, desenvolvido na plataforma SoftExpert Suite – solução corporativa para a gestão integrada da conformidade, inovação e Transformação Digital. Com isso, o processo de registro e aprovação de ideias que levava dias para ser concluído, agora pode ser feito em poucos minutos.
O programa – focado na captação, avaliação e no acompanhamento de propostas inovadoras geradas dentro da empresa -, totalmente manual anteriormente, deu lugar ao Portal Minha Ideia Brilhante, iniciativa disponibilizada aos 2.800 colaboradores da fábrica no Brasil. Situada em Piracicaba – SP, a planta ocupa uma área total de 1.390.00m² e tem o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no Hemisfério Sul.
A supervisora de Qualidade da Hyundai, Fernanda Zucoloto, lembra que o tempo despendido na execução do fluxo de ideias era extremamente longo, só em 2020 foram dedicadas 1.156 horas com retrabalhos, o que equivale a seis meses. “Os controles eram feitos em planilhas e algumas etapas do processo dependiam de coleta manual de assinaturas, impossibilitando a gestão automática de prazos e responsabilidades, e ocasionando perdas de informações”, relata.
De acordo com Fernanda, as sugestões que eram controladas em planilhas paralelas, e com follow-ups realizados por e-mail, foram centralizadas em um portal repleto de informações úteis e totalmente customizável, com lembretes automáticos, possibilitando que os colaboradores registrem e acompanhem suas sugestões de forma simples e rápida, além de resgatarem seus pontos, em poucos cliques. “Isso facilitou muito a execução do fluxo e o gerenciamento eficaz das informações pela liderança, proporcionando um planejamento de ações mais focado e objetivo”, destaca.
A solução SoftExpert Suite permite o registro da ideia e o seu acompanhamento em tempo real, em todas as suas etapas, por meio de um sistema estruturado e automatizado. Somente nos seis primeiros meses, o portal já teve 1.485 ideias registradas. São 866 em andamento e 231 já foram implementadas. As solicitações realizadas antes da automação foram incluídas na plataforma para facilitar o acompanhamento, totalizando 4.000 registros.
Para a analista de Qualidade Assegurada da Hyundai e responsável pelo projeto, Libele Silva, a agilidade dos usuários na execução das atividades e também da gestão é um dos principais benefícios. “Tivemos um feedback muito positivo dos colaboradores, pois o sistema facilitou follow-up de todos os envolvidos no processo, proporcionando mais controle e autonomia na gestão das ideias geradas”, afirma.
Agora, a expectativa da companhia é fazer com que os colaboradores utilizem todos os recursos disponíveis e ainda se beneficiem das informações fornecidas pelo software.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo