book_icon

MSPs pressionados para oferecer serviços com IA, diz estudo da Barracuda

Relatório mostra que 77% dos MSPs se sentem pressionados a oferecer aos clientes ferramentas de IA e 87% admitem que precisam conhecer melhor essa tecnologia

MSPs pressionados para oferecer serviços com IA, diz estudo da Barracuda

A Barracuda Networks, provedora global de soluções de segurança que priorizam a Nuvem, publicou nesta quinta-feira (6/6) o relatório The Evolving Landscape of the MSP Business 2024, que mostra como os Provedores de Serviços Gerenciados (MSPs) em todo o mundo estão adotando a Inteligência Artificial (IA) para melhor atender às necessidades dos clientes, mas se preocupam com sua falta de conhecimento sobre IA e suas aplicações.

O sétimo relatório anual do MSP da Barracuda, realizado em conjunto com Vanson Bourne, apresenta as conclusões de uma pesquisa internacional com 700 organizações MSPs. O relatório está sendo lançado junto com o Global MSP Day da Barracuda, que inclui eventos virtuais e ao vivo para parceiros MSP na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

A concorrência está aumentando e as rotas para o mercado estão evoluindo, enquanto as tecnologias emergentes e a Transformação Digital estão expandindo a superfície de ataque

Os resultados mostram que os MSPs continuam a mudar do suporte ao cliente baseado em projetos para um modelo de serviços recorrentes. Este ano, os MSPs esperam que pouco menos da metade (44%) de sua receita venha desses serviços recorrentes, ante 34% em 2023. De acordo com 92% dos entrevistados, as empresas estão reduzindo sua TI interna e confiando mais em MSPs, e isso provavelmente será um fator-chave para o aumento dos serviços recorrentes.

A demanda dos clientes é maior por produtos e serviços de segurança. De acordo com a pesquisa, as três principais soluções que os MSPs oferecem e suporte são centros de operações de segurança (42%), treinamento de conscientização de segurança (38%) e segurança de rede (36%). Os MSPs esperam expandir seu portfólio com uma média de seis novos serviços em geral durante 2024.

Outras descobertas importantes incluem:

Os MSPs acreditam que os mercados de Nuvem simplificarão as operações: 92% dos entrevistados identificaram os mercados de Nuvem como uma ferramenta crucial para sua organização. Além disso, 47% dos MSPs já estão usando mercados de nuvem e 50% dos entrevistados restantes estão explorando a opção.

Apetite por conhecimento de IA: quase 9 em cada 10 dos MSPs pesquisados (87%) dizem que precisam de melhorias significativas ou notáveis em seu conhecimento e aplicação de produtos e serviços de IA. Além disso, 77% dos MSPs se sentem pressionados a oferecer aos clientes insights e ferramentas de IA.

Os MSPs têm preocupações sobre sua própria segurança: 98% dos MSPs acreditam que precisam melhorar sua postura de segurança interna.

Os MSPs são realistas e otimistas: embora o crescimento seja esperado em 2024, os MSPs citaram seus principais desafios como o aumento da concorrência no mercado de MSP (48%), ante 44% em 2023; e falta de capacidade de ajudar os clientes a cumprir as regulamentações governamentais (82%).

“Como todas as organizações, os MSPs enfrentam mudanças contínuas”, disse Patrick O’Donnell, vice-presidente sênior de Vendas Mundiais da Barracuda. “A concorrência está aumentando e as rotas para o mercado estão evoluindo, enquanto as tecnologias emergentes e a Transformação Digital estão expandindo a superfície de ataque potencial para ameaças cibernéticas. Isso é muito para ficar em dia, e a pesquisa mostra que mais da metade dos MSPs estão procurando apoio extra. Bons relacionamentos entre parceiros e fornecedores que oferecem experiência especializada no campo de segurança e integração de IA podem ajudar os MSPs a enfrentar alguns dos desafios e prosperar no cenário competitivo de 2024 e além”, completou.

“Em 2024, os MSPs são parceiros estratégicos para seus clientes, ajudando-os a lidar com as complexidades tecnológicas e gerenciar os desafios de segurança da Transformação Digital”, disse Richard Tubb, consultor e palestrante do MSP Day. “A pesquisa mostra que muitos MSPs estão respondendo às mudanças nas necessidades dos clientes, abraçando ativamente novas oportunidades que beneficiarão os clientes, bem como suas próprias operações e crescimento de negócios”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.