A empresa de inteligência de software Dynatrace anunciou nesta terça-feira (18/1) os resultados de uma pesquisa global independente com 1,3 mil CIOs e profissionais sêniores de TI envolvidos no gerenciamento de infraestrutura. A pesquisa revela os desafios que as organizações enfrentam à medida que se voltam predominantemente para arquiteturas Multicloud para alcançar a agilidade e a escalabilidade necessárias para acompanhar o ritmo da Transformação Digital. As estratégias de Multicloud levaram a um aumento na complexidade, com as equipes de infraestrutura se afogando em dados, enquanto tentam monitorar e gerenciar seus ambientes em constante mudança. Como resultado, as equipes estão gastando mais tempo em tarefas manuais e rotineiras, limitando sua capacidade de acelerar a inovação e destacando a necessidade de maior uso de IA e automação.
Entre as principais descobertas estão:
– 99% das organizações pesquisadas têm um ambiente Multicloud, com a média abrangendo 5 plataformas diferentes. Isso inclui Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud Platform, IBM Red Hat e outros.
– Essas organizações contam com 7 soluções diferentes de monitoramento de infraestrutura, em média, para gerenciar ambientes Multicloud, e 57% dizem que isso dificulta a otimização do desempenho da infraestrutura e do consumo de recursos.
– 81% dos líderes de TI dizem que o uso do Kubernetes tornou sua infraestrutura mais dinâmica e desafiadora de gerenciar.
– 56% dos líderes de TI dizem que as soluções tradicionais de monitoramento de infraestrutura não são mais adequadas em um mundo de várias Nuvens e Kubernetes.
“As estratégias de Multicloud tornaram-se críticas para acompanhar o ritmo acelerado da Transformação Digital, mas as equipes estão lutando para gerenciar a complexidade que esses ambientes trazem”, disse Bernd Greifeneder, fundador e diretor de Tecnologia da Dynatrace. “As dependências estão crescendo em um ritmo exponencial, impulsionadas pela frequência de implementação mais rápida e arquiteturas nativas da Nuvem, que trazem mudanças constantes. As tecnologias de código aberto complicam as coisas, adicionando ainda mais dados para as equipes lidarem. Para agravar o problema, cada serviço ou plataforma em Nuvem tem sua própria solução de monitoramento. Para construir uma imagem completa, as equipes são forçadas a extrair manualmente insights de cada solução e, em seguida, juntá-los com dados de outros painéis”, comentou.
Outras descobertas adicionais do relatório incluem:
– 61% dos líderes de TI dizem que os pontos cegos de observabilidade em seus ambientes Multicloud estão se tornando um risco maior para a Transformação Digital, pois as equipes se encontram sem uma maneira fácil de monitorar sua infraestrutura de ponta a ponta.
– 58% dos líderes de TI dizem que o gerenciamento de infraestrutura é um dreno crescente de recursos à medida que o uso de serviços em Nuvem aumenta e suas equipes são forçadas a alternar entre diferentes soluções e painéis para obter insights.
– Quase metade (42%) do tempo das equipes de TI é desperdiçado em trabalho manual e rotineiro para “manter as luzes acesas” em seus ambientes, criando um grande dreno de produtividade e levando à perda de oportunidades de receita devido a atrasos na inovação.
– Mais da metade (56%) dos líderes de TI acredita que as abordagens tradicionais de monitoramento de infraestrutura devem ser substituídas por uma plataforma que possa fornecer observabilidade de ponta a ponta em ambientes Multicloud.
“As equipes de infraestrutura precisam de soluções orientadas por IA que possam automatizar o maior número possível de tarefas manuais e rotineiras”, continuou Greifeneder. “Com descoberta e instrumentação automáticas e contínuas, as equipes podem reduzir o esforço manual enquanto mantêm a observabilidade de ponta a ponta em seus ambientes híbridos e Multicloud. No entanto, a observabilidade por si só não é suficiente. O acesso a respostas precisas que ajudam as equipes a otimizar seus ambientes de forma eficaz e eficiente também é necessário. As abordagens tradicionais simplesmente não conseguem acompanhar, devido à grande dependência do trabalho manual. As organizações precisam de uma abordagem mais inteligente, combinando IA, automação e observabilidade de ponta a ponta, para liberar o tempo das equipes e permitir que elas se concentrem em acelerar a inovação e otimizar as experiências do usuário”, concluiu o executivo.
Serviço
www.dynatrace.com
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