book_icon

IDC revela as 10 principais previsões para o futuro do trabalho

De acordo com o estudo, o futuro do trabalho está repleto de muitas incógnitas, desde onde e como o trabalho será feito até como as pressões econômicas mudarão as oportunidades

IDC revela as 10 principais previsões para o futuro do trabalho

A International Data Corporation (IDC) apresentou nesta terça-feira (6/12) o estudo Previsões do Futuro do Trabalho para 2023 e além. Com a atenção global dividida entre muitos disruptores, o futuro do trabalho está repleto de muitas incógnitas, desde onde e como o trabalho será feito até como as pressões econômicas mudarão as oportunidades de trabalho e como as preocupações sociais, de habilidades e climáticas terão um amplo impacto. O trabalho híbrido, que antes era considerado um meio temporário de permitir que as empresas continuassem as operações comerciais durante a pandemia do Covid-19, tornou-se um dos pilares do cenário global do trabalho do futuro.

A realidade dos atuais desafios econômicos, climáticos e de negócios globais exige que os trabalhadores façam parte de equipes dinâmicas e reconfiguráveis ​​que podem se adaptar rapidamente às demandas de negócios e aos novos requisitos do mercado – a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer local físico.

Até 2025, as organizações que criaram políticas de segurança híbridas dedicadas e desenvolveram uma cultura de confiança terão três vezes menos chances de sofrer uma violação de segurança

A promessa de tais modelos de trabalho híbridos é clara. A rápida adoção de práticas de trabalho mais automatizadas, baseadas em Nuvem e habilitadas para Inteligência Artificial (IA) aumenta a produtividade do trabalho e apresenta formas novas e mais ágeis de trabalhar. Insights de formas de trabalho mais digitais estão permitindo que as organizações respondam às necessidades de clientes e funcionários, impulsionando melhorias na aquisição de talentos, retenção de funcionários e satisfação do cliente.

“Os próximos cinco anos marcarão um período de mudança distinta tanto na mecânica quanto nas atitudes sociais em torno das práticas de trabalho normalizadas”, disse Amy Loomis, vice-presidente de pesquisa, Future of Work da IDC. “À medida que as organizações lutam com diferentes elementos da transformação do trabalho, desde a adoção de tecnologia até novas políticas e práticas, o trabalho híbrido impulsionará novas soluções tecnológicas em funções e setores semelhantes”, comentou.

As previsões do Futuro do Trabalho para 2023 da IDC descrevem a estrutura para iniciativas relacionadas à tecnologia nos próximos anos que podem ser aproveitadas por TI, recursos humanos (RH) e outros tomadores de decisões e influenciadores de linha de negócios (LOB). As previsões são:

Previsão 1: para lidar com saúde, sustentabilidade, viagens e outras interrupções, 30% das organizações do G2000 adotarão serviços imersivos de tecnologia de conferência metaversa de terceiros para permitir o envolvimento do cliente até 2027.

Previsão 2: até 2024, a função de desenvolvedor de negócios será onipresente, com mais de 60% das empresas treinando e dando suporte a usuários de negócios para criar seus próprios aplicativos e processos automatizados usando ferramentas de baixo código.

Previsão 3: impulsionados pela escassez de habilidades, os CIOs que investem em plataformas de adoção digital e tecnologias de aprendizado automatizado verão um aumento de 40% na produtividade até 2025, proporcionando maior velocidade à especialização.

Previsão 4: até 2024, as organizações que implementam medidas de micromonitoramento de funcionários (câmera/tecla) verão uma redução de 20% na produtividade real dos funcionários.

Previsão 5: as empresas G2000 que implementam modelos de trabalho híbridos reativos e táticos verão uma perda de receita de 20% em 2024 devido ao desgaste de empregos e equipes de baixo desempenho.

Previsão 6: até 2025, as organizações que criaram políticas de segurança híbridas dedicadas e desenvolveram uma cultura de confiança terão três vezes menos chances de sofrer uma violação de segurança.

Previsão 7: até 2024, as empresas que oferecem aos funcionários da linha de frente acesso democratizado à colaboração digital, automação de processos e ferramentas semelhantes verão um aumento de 20% na receita devido à produtividade aprimorada.

Previsão 8: a análise holística e integrada em um ecossistema de espaço de trabalho digital inteligente (IDW) gerará um aumento de 70% nos resultados de negócios diferenciados para adotantes até 2026.

Previsão 9: desfocando espaço e local de maneira eficaz, até 2025, 65% das empresas do G2000 considerarão a presença online equivalente à “vida real” em sua força de trabalho engajada.

Previsão 10: até 2024, 55% das equipes C-suite em empresas globais usarão espaço inteligente e tecnologia de planejamento de capacidade para reinventar os locais de escritório para reunião, colaboração e aprendizado.

Serviço
www.idc.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.