Impulsionado pela adoção contínua dos mais recentes padrões de Wi-Fi e pela redução das restrições da cadeia de suprimentos, o segmento empresarial do mercado mundial de redes locais sem fio (WLAN) aumentou as receitas em 34,3% ano a ano ano no terceiro trimestre de 2022 (3T22) para US$ 2,6 bilhões, de acordo com resultados publicados no estudo Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker, da IDC. O crescimento anualizado de 34,3% no 3T22 se baseia no crescimento ano a ano de 20,4% do mercado no segundo trimestre de 2022. Nos três primeiros trimestres de 2022, o mercado de WLAN empresarial aumentou 24,5% em comparação com 2021.
Um novo padrão Wi-Fi foi adicionado ao WLAN Tracker no 3T22: Wi-Fi 6E, um avanço do padrão Wi-Fi 6. O Wi-Fi 6E expande o uso do Wi-Fi para a banda de espectro de 6 GHz, enquanto os padrões Wi-Fi anteriores usavam as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. No 3T22, o Wi-Fi 6E representou 4,8% da receita do mercado de pontos de acesso (AP) dependentes, marcando o início da adoção do padrão pelas empresas. O Wi-Fi 6 representou o grande saldo (79,7%) das receitas de AP dependentes.
O segmento de consumo do mercado de WLAN aumentou 2,4% ano a ano no 3T22, com as remessas de unidades do trimestre caindo 13,2% em comparação com o terceiro trimestre de 2021. A adoção do Wi-Fi 6 também continua no segmento de consumo do mercado de WLAN. No 3T22, o Wi-Fi 6 representou 38,1% da receita do mercado.
“Vários fatores continuam impulsionando o crescimento no mercado de WLAN empresarial. Talvez o mais importante seja a escassez global de vários componentes de infraestrutura e as cadeias de suprimentos congestionadas estão mostrando sinais de alívio, permitindo que os fornecedores de rede convertam grandes acúmulos recordes em receita e dando aos clientes corporativos acesso à mais recente tecnologia Wi-Fi”, disse Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Enterprise Networks da IDC. “Enquanto isso, novos padrões de Wi-Fi estão incentivando a adoção empresarial da tecnologia WLAN, principalmente o surgimento de Wi-Fi no espectro de 6 GHz via Wi-Fi 6E”, observou.
O mercado de WLAN empresarial teve resultados geralmente fortes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado cresceu 38,6% ao ano, enquanto no Canadá o mercado cresceu 27,9% ano a ano; na América Latina, o mercado cresceu 3,5% em relação ao ano anterior. Na Europa Ocidental, o mercado aumentou 59,1%, mas na Europa Central e Oriental, o mercado caiu 12,0%. No Oriente Médio e África, o mercado subiu 39,9%. Na região da Ásia/Pacífico, excluindo Japão e China, o mercado subiu 40,5%, enquanto na China (RPC) o mercado cresceu 16,9% ano a ano e no Japão o mercado subiu 15,9%.
Destaques entre fabricantes
– As receitas de WLAN corporativa da Cisco aumentaram 29,8% no 3T22 para US$ 1 bilhão e aumentaram 32,4% em uma base sequencial do 2T22 ao 3T22. A participação de mercado da empresa foi de 39,7% no 3T22, ante uma participação de mercado de 37,7% no 2T22.
– As vendas da HPE-Aruba aumentaram 76,6% ano a ano no 3T22 e 29% sequencialmente, dando à empresa uma participação de mercado de 15,3%, acima dos 14,9% no trimestre anterior.
– As receitas de WLAN corporativa da Ubiquiti aumentaram 19,2% ano a ano no 3T22 e subiram 14,0% sequencialmente, dando à empresa 7,2% de participação de mercado no trimestre, abaixo dos 7,9% no 2T22.
– As vendas de WLAN corporativa da Huawei aumentaram 6,7% ano a ano no 3T22 e caíram 9,3% do 2T22 para o 3T22, dando à empresa 6,1% de participação de mercado, abaixo dos 8,5% no 2T22.
– A receita da H3C aumentou 0,7% no 3T22 e aumentou 17,7% sequencialmente, dando à empresa uma participação de mercado de 4,3%, ligeiramente abaixo da participação de 4,6% no 2T22.
O IDC Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker fornece tamanho total do mercado e dados de compartilhamento de fornecedores em um formato de tabela dinâmica do Excel fácil de usar. A cobertura geográfica inclui nove regiões principais (EUA, Canadá, América Latina, República Popular da China, Ásia/Pacífico excluindo Japão e China, Japão, Europa Ocidental, Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África) e 60 países. O mercado WLAN é ainda mais segmentado por classe de produto, tipo de produto, produto, padrão e localização. A medição para o mercado WLAN é fornecida na receita do fornecedor, valor e remessas unitárias.
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