![Varejistas precisam escalar investimentos em GenAI, diz estudo da Bain](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Artificial-Intelligence-AI-1024x539.jpg)
Os varejistas têm acesso a ferramentas de IA generativa (GenAI) há mais de um ano — tempo suficiente para que quase todos vejam o poder inegável da nova tecnologia. Uma nova pesquisa da Bain & Company mostra como a IA generativa em escala melhorará rapidamente a produtividade, aliviando a pressão de toda a indústria sobre as margens por meio de uma série de redução de custos.
“Da pesquisa conversacional a aplicativos personalizados, a IA generativa está remodelando o cenário do varejo de uma maneira que será ainda mais rápida e transformadora do que o smartphone ou a Internet”, afirmou Mikey Vu, sócio da prática de Varejo da Bain & Company. “Um ano depois de sua jornada, os varejistas tiveram alguns sucessos iniciais. Será fundamental para eles escalar esses casos de uso, com foco no ROI, para acompanhar as expectativas em evolução dos compradores que estão incorporando rapidamente a IA generativa em suas vidas diárias”, completou.
Um caso de uso altamente promissor centra-se na personalização da experiência do cliente por meio de ferramentas como assistentes de compras conversacionais alimentados por IA, pesquisa aprimorada e recomendações de compradores localizados. A Bain descobriu que esses casos de uso em escala têm o potencial de aumentar a receita de um varejista em 5-10% no geral. Ressaltando esse ponto está uma pesquisa da Bain mostrando que os consumidores confiam na IA para recomendações de compras personalizadas mais do que em qualquer outro caso de uso sobre o qual foram questionados.
Geração automatizada de conteúdo de marketing
É provável que os varejistas já tenham experimentado o uso de IA generativa para aprimorar e agilizar seus esforços de marketing – com resultados promissores. Recompensas maiores agora estão reservadas para as equipes executivas que envolvem essas iniciativas em um esforço mais amplo para automatizar a geração de material de marketing em áreas como tradução e reaproveitamento de conteúdo, mídias sociais e criação de páginas de destino dinâmicas e personalizadas. Estima-se que essa família mais ampla de casos de uso pode proporcionar ganhos de produtividade de marketing de 30% a 40%.
Funcionários sobrecarregados
A Bain estima que aprimoramentos generativos de IA que remodelam a maneira como os funcionários de varejo trabalham na linha de frente, nos armazéns e na sede podem aumentar a produtividade em até 25%. Isso inclui verificações automatizadas de estoque e alertas de reabastecimento, além de assistentes de pesquisa para resolução de problemas em tempo real.
O primeiro ano da era da IA generativa também fez com que os varejistas pensassem muito sobre seu impacto de longo prazo. Uma preocupação é que as grandes empresas de tecnologia participem dos estágios iniciais da jornada de compra, como inspiração e curadoria. Outro medo é ser deixado de lado por insurgentes digitais que são simplesmente mais rápidos na implementação de IA generativa de forma convincente.
Para capitalizar totalmente a promessa da IA, os varejistas devem garantir que seu lançamento passe nos testes nessas três áreas:
Gestão de mudanças: em meio a toda essa mudança, os varejistas precisam observar que os empregos podem precisar ser totalmente redesenhados, tanto na linha de frente quanto no nível corporativo, e as melhorias feitas agora também devem facilitar a evolução futura.
Democratização: para passar com sucesso da experimentação para a entrega em escala, os varejistas precisam colocar as ferramentas de IA generativa nas mãos de todos os seus funcionários, não apenas daqueles no departamento de tecnologia. Ao mesmo tempo, no entanto, eles precisam centralizar os recursos relacionados à IA para evitar a duplicação de trabalho e outras ineficiências.
Talento: como as melhores práticas na implementação de IA generativa geralmente ficarão obsoletas rapidamente, os varejistas devem ajudar os funcionários a atualizar continuamente suas novas habilidades em funções relacionadas à tecnologia e em toda a organização, concentrando-se na qualificação dos funcionários existentes.
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