book_icon

IA reduz tempo gasto por equipes jurídicas em análise de contratos

Com sistemas de gestão baseados em IA e novas tecnologias, os advogados passam a ter acesso extremamente rápido a informações essenciais em enormes volumes de dados

IA reduz tempo gasto por equipes jurídicas em análise de contratos

De acordo com o estudo “AI in contracting: an untapped revolution”, realizado pela World Commerce and Contracting, incluir ferramentas de Inteligência Artificial na rotina de gestão de contratos representa uma economia de 38% em custos para as empresas com tarefas jurídicas. No Brasil, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), existem mais de 1,3 milhão de advogados, o que representa um profissional para cada 164 brasileiros. Hoje, muitos desses profissionais, que têm um alto nível de qualificação, ficam afogados em tarefas que tomam uma grande parte do tempo e, devido a necessidade alta de refações, geram mais chance de imprecisões. Conforme o estudo da World Commerce and Contracting, o processo completo da gestão dos contratos pode consumir até 68% do tempo que as equipes legais dedicam às suas tarefas cotidianas.

Com sistemas de gestão baseados em IA e novas tecnologias, os advogados passam a ter acesso extremamente rápido a informações essenciais em enormes volumes de dados, podendo categorizar e buscar informações contratuais de forma ágil e objetiva e prever informações de um contrato a partir de sua história. “Acreditamos que a IA não é apenas uma tecnologia, é nossa aliada. Com ela, simplificamos processos complexos, otimizamos tempo e garantimos a segurança em cada etapa do ciclo de vida dos contratos”, pontua Cintia Oliveira, gerente de Negócios no Brasil da startup focada em gestão de contratos Webdox.

A utilização da IA ​​para revisão e análise de contratos está revolucionando a produtividade em torno da gestão contratual, ao permitir melhor utilização e aceleração do uso da informação contratual para diversos fins

Comandada pelo CEO e advogado José Manuel Jiménez, a Webdox lançou neste mês um portfólio de produtos com Inteligência Artificial que já vem sendo testado no Brasil em clientes como o Grupo Marista. “Todas as interações contratuais podem ser mais rápidas com o uso de inteligência artificial. A IA da Webdox está sendo treinada especificamente para o mercado brasileiro, com o objetivo de gerar um assistente contratual que conheça as particularidades do país”, conta Jiménez.

A Webdox é uma startup chilena que chegou ao Brasil em 2022, após receber um aporte de US$ 7, 5 milhões, e já aumentou cinco vezes seu faturamento no País. Contando já com um grande conhecimento das particularidades do mercado nacional, a empresa busca simplificar as complexidades da legislação brasileira através da IA. “O Brain Companion, nosso primeiro produto com IA, facilita a navegação pela informação e o entendimento de contratos ao fornecer explicações rápidas e simplificadas de termos legais e técnicos. Uma pessoa de vendas, por exemplo, que não entende sobre cláusula de responsabilidade, pode receber a explicação direto da IA”, comenta Manuel. A suíte de produtos de Inteligência Artificial inclui assistente conversacional, sistemas de extração de metadados e análise de contratos para detecção de riscos e desvios de normas.

Além de ser aplicada em atividades como a análise, revisão e gestão de contratos, a IA facilita os processos de tradução de contratos internacionais. Conforme um relatório da Maia Research, serviços de tradução jurídica registram um crescimento anual de 13-15%, dado que comprova a necessidade de uso de ferramentas que possam ajudar os profissionais nesta tarefa. A IA da Webdox tem capacidade de interpretar, ler e consultar documentos em múltiplos idiomas, com funções de tradução integradas. Além disso, também realiza o acesso instantâneo a informações relevantes em contratos, que permite encontrar rapidamente dados, cláusulas e detalhes específicos dentro dos documentos.

“Alcançar a geração de resumos contratuais instantâneos, a referência e navegação precisa e ágil nas informações contratuais, a tradução instantânea dos contratos em múltiplos idiomas e a explicação simplificada dos termos contratuais, fazem com que as áreas dedicadas à gestão de contratos possam focar em atividades mais estratégicas. A utilização da IA ​​para revisão e análise de contratos está revolucionando a produtividade em torno da gestão contratual, ao permitir melhor utilização e aceleração do uso da informação contratual para diversos fins”, afirma Jiménez.

Gerenciamento de contratos pelo Grupo Marista

Cerca de 21% de 448 empresas globais já utilizam IA em seus processos contratuais. No Brasil, corporações como Unipar e Grupo Marista, que são clientes da Webdox, já fazem parte desta porcentagem.

Uma das empresas que já utiliza a suíte de produtos é a operação Centro-Sul do Grupo Marista, que atua com Educação, Saúde e Defesa da Infância. O Grupo implementou o CLM da Webdox há um ano e, desde então, conseguiu diminuir o lead time da gestão de um contrato significativamente. Antes, ele era de 48 a 78 dias e agora o mesmo processo é feito entre 14 e 21 dias, conforme a analista administrativa jurídica do Grupo Marista e Gerente do projeto, Celine Medeiros. Outro ponto, é a economia: “apenas a plataforma de assinaturas que tínhamos antes custava quase o mesmo valor que o pacote completo da Webdox”, revela. Além disso, Celine aponta que o ganho de eficiência proporciona que o setor se dedique a demandas mais estratégicas.

Segundo Celine, que faz parte dos clientes Webdox que testaram o Brain Companion, depois de apenas um mês de testes, já foi possível perceber que a IA traz grande agilidade à fase de revisão e análise dos contratos, além de uma muita segurança jurídica.

Todos esses ganhos facilitam as tomadas de decisões, pois os produtos oferecem análises detalhadas, recomendações rápidas e a capacidade de extrair de maneira eficiente os metadados dos contratos e documentos legais, permitindo ter respostas ágeis a consultas associadas a esta informação.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.