book_icon

Proofpoint amplia oferta de proteção de dados com DLP Transform

Em uma arquitetura nativa da Nuvem, a solução analisa o comportamento do usuário e a compreensão do conteúdo para avaliar e proteger contra riscos de dados em todos os canais

Proofpoint amplia oferta de proteção de dados com DLP Transform

A Proofpoint, empresa de segurança cibernética e compliance, anunciou o lançamento do Data Loss Prevention (DLP) Transform, incluindo casos de uso GenAI. Hoje, as empresas lutam com as limitações das soluções DLP legadas que estão fragmentadas entre canais e não são projetadas para resolver os casos de uso mais problemáticos da atualidade, como risco interno, proteção de dados na Nuvem e controle do uso aceitável de ferramentas GenAI, incluindo copilotos e chatbots. Em um estudo recente da Proofpoint, 70% dos profissionais de segurança citaram a visibilidade de dados confidenciais, comportamento do usuário e ameaças externas como o recurso mais importante para seu programa DLP.

Ao contrário das soluções legadas limitadas à classificação de dados ou das soluções pontuais limitadas a um canal, o Proofpoint Information Protection funciona em todos os principais canais: e-mail, Nuvem, endpoint e Web. A solução aproveita todos os três recursos analíticos críticos, incluindo comportamento do usuário, classificação de dados aumentada por IA e contexto de ameaças.

Com pouca transparência sobre como os dados enviados são armazenados e usados, e ainda menos clareza sobre como eles podem ser removidos ou excluídos se enviados por engano, os sistemas GenAI representam um novo canal arriscado por meio do qual os dados podem vaza

Isso permitiu que mais de 6 mil organizações, incluindo mais da metade das empresas Fortune 100, mitigassem todos os três principais tipos de risco de perda de dados: erro negligente do usuário, exfiltração por agentes de ameaças e roubo por pessoas internas mal-intencionadas. O DLP Transform reúne – em um pacote único e economicamente atraente – uma arquitetura nativa da Nuvem que analisa o comportamento do usuário e a compreensão do conteúdo para avaliar e proteger rapidamente contra riscos de dados em todos os canais. Fundamentalmente, isso permite que as organizações consolidem suas soluções pontuais de DLP, suas ferramentas de risco interno e seu DLP ou CASB em Nuvem em uma única arquitetura, agente e interface, adicionando recursos e cobertura de canal à medida que seus programas de perda de dados e risco interno amadurecem.

IA generativa responsável 

A incerteza que acompanhou a explosão das ferramentas GenAI deu à consolidação das ferramentas DLP uma nova urgência. A perda de dados para uma única parte já é ruim o suficiente, mas dada a propensão das ferramentas GenAI de treinar seus modelos em dados enviados pelo usuário e sua tendência de divulgar informações confidenciais por meio de engenharia imediata, o vazamento de dados confidenciais para uma ferramenta GenAI pode ser equivalente a torná-los público.

Muitas organizações criaram políticas de uso aceitável da GenAI para evitar violações corporativas e de privacidade, garantindo que informações confidenciais e de clientes não sejam carregadas nas ferramentas e chatbots da GenAI. No entanto, tais políticas são quase impossíveis de implementar sem uma compreensão do conteúdo e do comportamento dos funcionários. O Proofpoint DLP Transform permite que as organizações apliquem essas políticas em todos os canais, permitindo ou proibindo interações com ferramentas GenAI com base no comportamento do usuário, conteúdo e linhagem de dados.

Ao contrário de ferramentas contundentes, como soluções DLP legadas ou filtragem da Web que bloqueiam completamente todo o uso de aplicativos GenAI, o Proofpoint pode permitir e proibir cirurgicamente interações com base no comportamento dos funcionários e no conteúdo que está sendo inserido. Incidentes como upload de arquivos de código-fonte ou colagem de propriedade intelectual corporativa podem ser detectados, bloqueados e alertados. Além disso, os usuários finais podem receber lembretes ou avisos sobre as políticas corporativas de uso aceitável para reforçar a conscientização e a adesão a tais políticas.

A Proofpoint aumentará o DLP Transform com uma extensão baseada em navegador para conteúdo digitado em ferramentas de IA generativa, como OpenAI ChatGPT e Google Gemini, com previsão de ser disponibilizada no final do segundo trimestre de 2024.

“Com pouca transparência sobre como os dados enviados são armazenados e usados, e ainda menos clareza sobre como eles podem ser removidos ou excluídos se enviados por engano, os sistemas GenAI representam um novo canal arriscado por meio do qual os dados podem vazar”, diz Mayank Choudhary, vice-executivo presidente e gerente-geral do Grupo de Proteção de Informações da Proofpoint. “Embora algumas organizações tenham proibido totalmente o uso de sites generativos de IA, outras reconhecem os benefícios de produtividade que podem fornecer e buscam controles em torno do uso de ferramentas GenAI. Isso indica a antiga tensão entre fornecer ferramentas de produtividade aos usuários finais e garantir a segurança da organização. O Proofpoint DLP Transform reúne esses dois mundos por meio de uma solução fácil de implantar e gerenciar”, complementa o executivo.

Recentemente, a Proofpoint anunciou a disponibilidade geral do Adaptive Email DLP para detectar e prevenir automaticamente a perda acidental e intencional de dados por e-mail, combinando a tecnologia e inteligência de proteção contra ameaças e perda de dados líder do setor da Proofpoint com a detecção comportamental e dinâmica baseada em IA da Tessian, que fornece às organizações a defesa mais abrangente disponível contra os riscos da camada humana.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.