book_icon

Intelsat amplia vida útil de satélite de órbita terrestre geossíncrona

Isso será possível graças ao sucesso do Mission Extension Vehicle (MEV) da Northrop Grumman, que fornecerá nove anos adicionais de vida útil ao satélite

Intelsat amplia vida útil de satélite de órbita terrestre geossíncrona

A Intelsat, operadora de redes integradas de satélites e terrestres e fornecedora de conectividade a bordo (IFC), oferecerá anos de serviços adicionais confiáveis de banda larga, distribuição de vídeo e serviços móveis via satélite para clientes em três continentes, graças ao sucesso do Mission Extension Vehicle (MEV) da Northrop Grumman, que fornecerá nove anos adicionais de vida útil ao satélite geossíncrono Intelsat 10-02 (IS-10-02).

Os satélites de órbita terrestre geossíncrona (GEO) têm uma vida útil média de cerca de 15 a 20 anos antes de começarem a ficar sem combustível. Em 2020, a Intelsat se tornou a primeira operadora de satélites a se comprometer com a implementação de dois MEVs da Northrop Grumman para estender a vida útil de um satélite.

A Intelsat continua buscando inovações inéditas para estender a vida útil de seus satélites em órbita, ao mesmo tempo em que reúne o setor para promover o compartilhamento de informações

Ambos os MEVs foram bem-sucedidos em sua missão e permitiram que o IS-10-02 e o Intelsat 901 (IS-901) fornecessem cinco anos de serviço além da vida útil esperada do satélite. Conforme as emendas aos contratos originais com a SpaceLogistics LLC da Northrop Grumman, os dois MEVs permanecerão no espaço servindo os satélites da Intelsat por mais alguns anos, permitindo que eles operem por mais tempo.

No final do atual período de manutenção, o MEV-1 liberará o satélite IS-901 no cemitério GEO e, em seguida, prestará serviço para outro satélite Intelsat. O MEV-2 permanecerá acoplado ao veículo atual da Intelsat, o IS-10-02, fornecendo extensão de vida por vários anos – quase dobrando o serviço do contrato original.

O satélite IS-10-02 foi fabricado pela Airbus Defense & Space, foi lançado em junho de 2004 e entrou em serviço em agosto de 2004. A capacidade do satélite é compartilhada com a Telenor Satellite. Hoje, o MEV-2 está ajudando a prolongar a vida útil do IS-10-02, para que o satélite possa continuar fornecendo distribuição de mídia de alta qualidade e serviços de banda larga para os clientes na Europa, no Oriente Médio, na África e na América do Sul. O IS-10-02 é um satélite fundamental na vizinhança de vídeo da Intelsat-Telenor Satellite, distribuindo mais de 900 canais para quase 18 milhões de lares com televisão em toda a Europa.

“Como a maior operadora de satélites em órbita geossíncrona, a Intelsat sempre esteve comprometida com um serviço confiável contínuo, como também com a liderança na promoção de operações espaciais sustentáveis”, disse Jean-Luc Froeliger, vice-presidente sênior de Sistemas Espaciais da Intelsat. “A Intelsat continua buscando inovações inéditas para estender a vida útil de seus satélites em órbita, ao mesmo tempo em que reúne o setor para promover o compartilhamento de informações e a colaboração em um ambiente regulatório desafiador para alcançar a administração sustentável dos recursos do espaço”, completou.

“Esta extensão é uma excelente notícia para nossos muitos clientes em toda a Europa e Oriente Médio que são atendidos pelo THOR 10-02,” disse Morten Tengs, CEO da Telenor Satellite. “Nos orgulhamos da resiliência de nosso serviço e, ao estender a vida útil do satélite, podemos garantir continuidade e operações sem complicações por vários anos.”

Histórico do MEV

Em 2020, o MEV-1 se acoplou com sucesso ao satélite IS-901, um satélite de alto desempenho que estava ficando sem combustível. Isso marcou a primeira vez que duas espaçonaves comerciais se acoplaram e iniciaram o serviço de extensão de missão na GEO. A manobra no espaço apontou o IS-901 para antenas específicas na Terra e prolongou sua vida útil por mais cinco anos.

Em 2021, a façanha foi repetida com um segundo acoplamento do MEV-2 com o satélite IS-10-02. Ao contrário do primeiro acoplamento, que foi realizado em uma órbita de cemitério a algumas centenas de quilômetros acima dos satélites ativos, desta vez o MEV-2 acoplou com o IS-10-02 em seu slot orbital original e evitou qualquer interrupção dos serviços aos clientes, resultando na primeira manutenção em órbita de um satélite comercial ativo na GEO.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.