book_icon

Relatório da Ericsson aponta oportunidades em 5G para provedores de serviços

Usuários exigentes estão dispostos a pagar aos provedores de serviços de comunicação (CSPs) até 11% a mais para aproveitar a conectividade de valor agregado

Relatório da Ericsson aponta oportunidades em 5G para provedores de serviços

Um em cada cinco usuários de smartphones 5G buscam experiências de serviço 5G diferenciadas, como qualidade de serviço para aplicações exigentes e estão dispostos a pagar aos provedores de serviços de comunicação (CSPs) até 11% a mais para aproveitar a conectividade de valor agregado, segundo uma nova pesquisa da Ericsson ConsumerLab.

O relatório focado na satisfação e na fidelidade do usuário – chamado 5G Value: Turning Performance into Value – destaca o potencial de negócios do CSP para 5G, à medida que um número crescente de assinantes em todo o mundo expressa maior satisfação com o 5G.

Revela também que experiências insatisfatórias de conectividade 5G em locais importantes, como estádios, arenas de entretenimento e aeroportos, podem aumentar até três vezes a probabilidade de os clientes mudarem de fornecedor de serviços de comunicações.

Em média, os usuários de 5G relatam um aumento de 47% no tempo gasto em formatos de vídeo aprimorados nos últimos dois anos. O número de usuários diários de aplicativos de Tealidade Aumentada (AR) dobrou desde o final de 2020

A pesquisa abrangente – que reflete as opiniões de cerca de 1,5 mil milhões de consumidores em todo o mundo, incluindo cerca de 650 milhões de clientes 5G – faz parte de uma série de estudos da Ericsson que acompanhou a evolução do mercado consumidor 5G desde 2019.

A pesquisa também mostra que os próprios fatores que influenciam a satisfação do consumidor estão mudando – passando principalmente de considerações de cobertura geográfica 5G para métricas mais baseadas na experiência de aplicativos, como qualidade de streaming de vídeo, experiência de jogos móveis/chamadas de vídeo e consistência de velocidade 5G – especialmente entre os primeiros adeptos do 5G.

Jasmeet Singh Sethi, Diretor do Ericsson ConsumerLab, afirma que cerca de 37% dos consumidores 5G entrevistados acreditam que o aumento das permissões de dados em seus planos 5G justificaria cobranças de tarifas premium dos CSPs. “Curiosamente, cerca de um em cada cinco usuários de smartphones 5G entrevistados expressaram uma clara preferência por qualidade diferenciada de conectividade de serviço. Em vez de se contentarem com o desempenho 5G genérico e de melhor esforço, esses usuários estão buscando ativamente um desempenho de rede elevado e consistente, especialmente adaptado para aplicações exigentes e locais-chave específicos. A pesquisa mostra que eles estão dispostos a pagar um prêmio de 11% se o seu provedor de serviços oferecer isso”, observou.

Sethi disse que outro indicador claro de fidelidade do cliente 5G está relacionado às experiências dos consumidores com a conectividade em locais movimentados e locais de grandes eventos. “É aqui que muitos consumidores de 5G esperam claramente que o 5G seja capaz de lhes proporcionar uma experiência de valor acrescentado – por exemplo, para melhorar uma noite fora num grande local de entretenimento ou quando viajam através de um aeroporto. Se a sua experiência nesses locais for fraca, é três vezes mais provável que mudem para um fornecedor que possa fornecer a experiência 5G ideal”, comentou.

Já Erik Ekudden,  diretor de Tecnologia (CTO) da Ericsson, disse que o relatório confirma o potencial das Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) de rede para desenvolvedores, como um meio para os provedores de serviços de comunicações oferecerem experiências de rede aprimoradas pelas quais os clientes estão dispostos a pagar. “Na era do 5G, as interfaces de programação de aplicativos de rede são interfaces de negócios para desenvolvedores e provedores de aplicativos, dando-lhes acesso aos recursos de rede por meio de interfaces familiares e fáceis de usar”, comentou. “À medida que observamos os consumidores expressando disposição de pagar por novas funcionalidades e qualidade de serviço diferenciada, fica claro que essas APIs estão mudando o setor. Eles promovem um ambiente onde os desenvolvedores obtêm acesso aos recursos 5G para oferecer experiências premium distintas. Para os provedores de serviços de comunicação, as APIs geram novas receitas ao revelar o valor inerente de suas redes”, completou.

Outras descobertas

O relatório aborda como o envolvimento do usuário 5G e, consequentemente, o consumo de dados móveis, é impulsionado pelo agrupamento de vídeo 5G aprimorado e rico – como 4K, experiências de 360 ​​graus, vídeos multivisualização e aplicativos de realidade aumentada (AR) – em planos 5G.

Em média, os usuários de 5G relatam um aumento de 47% no tempo gasto em formatos de vídeo aprimorados nos últimos dois anos. O número de usuários diários de aplicativos de Tealidade Aumentada (AR) dobrou desde o final de 2020.

O relatório identifica quatro tendências:

Os drivers de satisfação da rede 5G estão evoluindo além da cobertura: os novos usuários de 5G ainda valorizam a cobertura e a velocidade externas do 5G. Nos mercados onde a cobertura da população 5G excede 80%, os utilizadores antigos dão prioridade à qualidade do vídeo e às velocidades de upload das aplicações que utilizam, refletindo a evolução das expectativas.

O 5G está remodelando o streaming de vídeo e o uso de realidade Aumentada (AR): os formatos emergentes estão impulsionando cada vez mais o uso e o consumo de dados 5G, à medida que os provedores de serviços agregam conteúdo rich media em planos 5G.

O desempenho do 5G em locais importantes influencia a fidelidade do consumidor: cerca de 17% dos consumidores em 28 mercados mudaram de prestadores de serviços desde o lançamento do 5G, motivados principalmente por problemas com o desempenho da rede 5G. Uma influência significativa é a experiência 5G em locais críticos, como arenas e aeroportos.

Os consumidores 5G pagarão mais por conectividade diferenciada: 20% dos usuários de smartphones esperam conectividade 5G diferenciada. Esses indivíduos valorizam a conectividade premium e estão dispostos a pagar um prêmio de até 11% por um plano 5G que garanta desempenho de rede elevado.

Serviço
www.ericsson.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.