book_icon

Novo processador Intel Lunar Lake aterrissa no mercado em breve

Os novos chips alimentarão mais de 80 designs de notebooks em mais de 20 fabricantes de equipamentos originais, oferecendo desempenho de IA para PCs Copilot+

Novo processador Intel Lunar Lake aterrissa no mercado em breve

A Intel anunciou nesta terça-feira (21/5) que a partir do 3º trimestre de 2024, a tempo para a temporada de férias, os próximos processadores clientes da empresa (codinome Lunar Lake) alimentarão mais de 80 novos designs de notebooks em mais de 20 fabricantes de equipamentos originais, oferecendo desempenho de IA em escala global para PCs Copilot+. O Lunar Lake receberá as experiências Copilot+, como Recall, por meio de uma atualização quando disponível. Com base no sucesso dos processadores Intel Core Ultra e com a adição do Lunar Lake, a Intel enviará mais de 40 milhões de processadores para AI PC este ano.

“Com eficiência energética inovadora, a compatibilidade confiável da arquitetura x86 e o catálogo mais profundo do setor de habilitação de software em CPU, GPU e NPU, forneceremos a oferta de hardware e software de cliente conjunto mais competitiva de nossa história com o Lunar Lake e o Copilot+”, afirmou Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva da Intel e gerente-geral do Client Computing Group.

A Intel explica que um AI PC tem uma unidade de processamento central (CPU), uma unidade de processamento gráfico (GPU) e uma unidade de processamento neural (NPU), cada uma com recursos específicos de aceleração de IA. Uma NPU é um acelerador especializado que lida eficientemente com tarefas de IA e aprendizado de máquina (ML) diretamente no seu PC, em vez de enviar dados para serem processados na Nuvem. O AI PC é cada vez mais importante à medida que cresce a necessidade de automatizar, agilizar e otimizar tarefas no PC.

Espera-se que o Lunar Lake seja um processador móvel inovador para PCs de IA com mais de 3 vezes o desempenho de IA em comparação com a geração anterior. Com mais de 40 NPU Tera Operações por segundo (TOPS), os processadores de próxima geração da Intel fornecerão os recursos necessários para as experiências Copilot+ chegarem ao mercado. Além da NPU de maior desempenho, o Lunar Lake também será equipado com mais de 60 GPU TOPS entregando mais de 100 TOPS de plataforma.

“O lançamento do Lunar Lake trará melhorias fundamentais significativas em segurança, vida útil da bateria e muito mais graças à nossa profunda parceria de coengenharia com a Intel. Estamos entusiasmados em ver o Lunar Lake chegar ao mercado com uma NPU TOPS 40+ que fornecerá as experiências Copilot+ da Microsoft em escala quando disponível”, disse Pavan Davuluri, vice-presidente corporativo de Dispositivos Windows + da Microsoft.

Uma abordagem holística para a IA requer uma infraestrutura robusta de habilitação de software ao lado da inovação de hardware. Como parte do Programa de Aceleração de PC de IA, a Intel está trabalhando com mais de 100 fornecedores independentes de software para melhorar as experiências de IA para assistentes pessoais, efeitos de áudio, criação de conteúdo, jogos, segurança, streaming, colaboração de vídeo e outros.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.