book_icon

Lyra M2M e Larbor: IoT aplicada em controle remoto

As empresas desenvolveram solução que otimiza processos de limpeza e qualidade da água em piscinas

Lyra M2M e Larbor: IoT aplicada em controle remoto

O tratamento adequado da água da piscina é essencial para garantir a saúde e a segurança dos usuários. Se não houver acompanhamento regular do tratamento da água pode ocorrer uma série de problemas, entre eles, a proliferação de bactérias, água turva, risco de choque químico e até mesmo danos aos equipamentos. Tais ocorrências elevam principalmente os custos de manutenção e colocam em risco a saúde de usuários e banhistas, uma das grandes preocupações dos proprietários de piscinas ou administradores de conjuntos aquáticos.

Na busca por uma solução para aprimorar a experiência dos gestores de piscina e garantir piscinas que não causem danos à saúde dos banhistas, a “Larbor Tecnologia em Piscinas”, em parceria com a Lyra M2M, desenvolveu uma solução que permite automatizar e controlar remotamente a qualidade e o tratamento da água das piscinas, desde as residenciais, esportivas, condominiais e empresariais. A solução usa como base a tecnologia IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas, na tradução para o português), permitindo o controle preciso da qualidade da água e a programação do uso de produtos químicos.

A solução desenvolvida usa um dispositivo compacto para leitura e programação do tratamento da piscina

A Lyra M2M possui uma das tecnologias mais precisas de conectividade “M2M” (Machine to Machine, ou seja, comunicação entre máquinas, sem nenhuma intervenção humana) para tráfego continuo e seguro dos dados. Já a “Larbor Tecnologia em Piscinas” oferece soluções que permitem uma gestão mais eficiente para proprietários e administradores de piscinas.

Com essa solução desenvolvida em parceria pelas duas empresas, uma mesma pessoa ou instituição pode gerenciar a limpeza e o tratamento de múltiplas piscinas de forma simultânea, mesmo que estejam longe uma das outras. O dispositivo faz a leitura de relatórios em tempo real e prevê estoque de forma automatizada e eficiente.

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA
A solução desenvolvida usa um dispositivo compacto para leitura e programação do tratamento da piscina. O dispositivo é controlado à distância por meio de um aplicativo usado pelos clientes para acessar as unidades e gerir as piscinas. Para gerar e enviar dados é instalado um chip de conectividade móvel da Lyra M2M dentro do dispositivo. O chip da Lyra M2M proporciona a conexão com a internet sem a necessidade de cabos de internet ou Wi-Fi. Uma vez instalado e conectado, o equipamento inicia o processo, gera e envia dados para a plataforma da Labor.

Os dispositivos instalados nas piscinas e conectados à Nuvem permitem monitorar e gerenciar a qualidade da água remotamente, realizar dosagens de produtos químicos, obter previsão de estoque desses produtos e acessar relatórios detalhados por meio de um aplicativo próprio, tudo de forma remota e prática.

O proprietário ou administrador (síndico, zelador ou responsável pela piscina) precisa somente do celular ou desktop para acompanhar no programa/app. O tratamento é feito pela central da Larbor, que monitora os parâmetros e realiza as dosagens à distância.

SOLUÇÃO AMIGA DO MEIO AMBIENTE E DO TRABALHADOR
Um dos principais benefícios da solução é que ela contribui com o meio ambiente ao evitar o uso excessivo de produtos químicos e garantir uma dosagem precisa. Além disso, o profissional responsável pela piscina não fica exposto aos produtos químicos, já que a dosagem é realizada de forma automática. Todo o processo operacional, do dispositivo na piscina até geração e envio dos dados, só é possível devido à tecnologia de conectividade da Lyra M2M, que permite conexão com a nuvem via a rede móvel de telefonia.

BENEFÍCIOS DA SOLUÇÃO PARA PISCINAS
O potencial da IoT na área de tratamento de piscinas é vasto e em constante evolução. “Os estudos são constantes e teremos cada vez mais inovações. No mercado há, por exemplo, a integração de drones e pequenos robôs que limpam piscinas, mas que ainda não são automatizados à distância (é necessário alguém localmente para operá-los), e no futuro provavelmente vão se tornar gerenciáveis pela nuvem (Cloud)”, destaca Jerome.

Segundo o diretor de marketing da Lyra M2M, a IoT está sempre sendo estudada e testada com várias soluções, o que acaba gerando todos os anos novos produtos e criações. “É possível que seja mais comum, no futuro, que o condomínio ou proprietário de uma piscina consiga ligar e desligar o motor e outros componentes da piscina por meio de dispositivos de IoT”, ressalta. Para Jerome, não é possível prever quais serão as novas funcionalidades nesse mercado, mas todos os anos são desenvolvidas novas soluções em diversas áreas.

Ele conta ainda que, sem o uso da leitura de Dados, muitas vezes no processo de limpeza e tratamento, pode existir o fator do “achismo”, ou seja, “a pessoa responsável pode dosar de maneira equivocada os produtos na piscina, causar desperdício de produtos ou até mesmo ser surpreendida com a falta de produtos em dado momento, expondo os banhistas à vulnerabilidade de uma proliferação de micro-organismos”.

Além disso, quem possui um equipamento de uso coletivo, caso das academias, escolas de natação ou clubes esportivos, precisa programar os ciclos de limpeza para horários em que não há usuários, como é o caso das madrugadas. Com o uso da tecnologia, a piscina não precisa ficar interditada em horários mais comuns, porque não há necessidade de uma pessoa estar localmente realizando o procedimento. De acordo com o diretor da Lyra M2M, “a tecnologia traz melhor assertividade ao uso de produtos químicos e de produtos que trazem mais qualidade à água da piscina tanto do condomínio como das academias”, completa Jerome Pays.

Mais da Lyra M2M
A “Lyra M2M” possui uma das tecnologias mais precisas de conectividade “M2M” (Machine to Machine, ou seja, comunicação entre máquinas, sem nenhuma intervenção humana) para tráfego contínuo e seguro dos Dados. A empresa, que, em 2024, contabiliza 5 anos ininterruptos de estabilidade total, ou seja, sem o sistema sair do ar ou ter qualquer problema de conectividade, oferece cobertura máxima para rastreamento (veicular, cargas, animais etc), segurança patrimonial, utilities (indústrias de serviços essenciais como água, gás e energia), cidades inteligentes (gestão de recursos públicos e redução do consumo de energia para iluminação, trânsito, medição da poluição do ar, rastreamento de ônibus etc), agronegócio (condições climatológicas monitoradas, maquinário geolocalizado em tempo real, rastreamento de gados etc) e indústria 4.0. A “Lyra M2M” é uma das marcas da Lyra, empresa fundada na França e com atuação em mais de 50 países ao redor do mundo. A Lyra Brasil, no País desde 2004, é a matriz para suas equipes na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Serviço
www.lyram2m.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.