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Relatório TGT ISG revela crescimento da solução Rise with SAP no Brasil

Os fornecedores de serviços em SAP no Brasil projetam um forte crescimento nos negócios nos próximos 12 meses, sendo que 60% deles esperam crescimento de dois dígitos

Relatório TGT ISG revela crescimento da solução Rise with SAP no Brasil

Os fornecedores de serviços em SAP no Brasil projetam um forte crescimento nos negócios nos próximos 12 meses, sendo que 60% deles esperam um crescimento de dois dígitos. Segundo a nova edição do estudo ISG Provider Lens –SAP Ecosystem 2024 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT ISG, os fornecedores expressaram satisfação com o mercado brasileiro. Esse sentimento foi mais intenso no último semestre, durante o qual diversos projetos anteriormente pendentes foram priorizados e firmados para implementação no ano seguinte.

“A duração dos contratos variou de seis meses a sete anos, com 73% dos contratos assinados tendo duração de três anos, 9% com quatro anos e 6% com um ano”, explica Omar Tabach, managing partner da TGT ISG. O relatório indica que o setor mais representativo é o de energia, com uma participação de 38%. As empresas de óleo e gás lideram essa participação, seguidas pelo varejo e manufatura, com 25% e 23%, respectivamente. Em projetos com um valor total de contrato inferior a $10 milhões, o setor de manufatura domina com 37%, seguido por energia com 19% e serviços com 13%. O setor de varejo fica em quarto lugar, com 11%.

No caso dos fornecedores de serviços de gestão de infraestrutura, notamos que a grande maioria desenvolveu ofertas de serviço de gestão de Nuvem em complemento ao SAP Rise, onde o fornecedor monitora o ambiente com uma visão fim-a-fim

No estudo do ano passado, foi apontado que as implementações greenfield, que envolvem a criação de novos ambientes, estavam em ascensão devido à busca por inovação. Nesta edição, observa-se que muitos dos principais fornecedores desenvolveram suas próprias ferramentas para implementações greenfield, brownfield (uma estratégia que migra bases de dados minimizando as transformações e o tempo de migração) e bluefield (uma estratégia híbrida que envolve uma migração seletiva das bases de dados).

“O desenvolvimento de novas ferramentas permitiu a esses fornecedores um maior controle sobre seus processos e expansão da equipe de projeto, além de uma diferenciação significativa em seus serviços”, explica Tabach. “Alguns fornecedores também investiram na criação de modelos adaptáveis a cada tipo de indústria, que aceleram a implementação e reduzem os riscos do projeto”, completa.

Além de adotarem modelos de processos ajustados à indústria, os principais fornecedores no quadrante empregaram ferramentas de process mining para adaptar e otimizar os processos dos clientes durante e após a implementação, oferecendo serviços de gestão de aplicativos SAP (AMS, na sigla em inglês). A diferenciação dos fornecedores nos serviços de AMS ocorre não apenas na otimização dos processos, mas também na automação dos processos SAP, utilizando tanto ferramentas da própria SAP quanto outras ferramentas específicas de automação.

O executivo observa que o desenvolvimento e a integração da Business Technology Platform (BTP) da SAP têm recebido grande atenção nos últimos 12 meses. “Praticamente todos os fornecedores de serviços AMS e transformação SAP aumentaram significativamente o número de desenvolvedores desta plataforma”, explica Tabach. “Também se nota um grande aumento no número de profissionais certificados nesta tecnologia. O marketplace da SAP, anunciado em fevereiro de 2021, agora conta com mais de 390 soluções BTP desenvolvidas por parceiros da SAP”, observa.

Neste estudo, a TGT ISG observou que quase todos os fornecedores de serviços AMS possuem soluções homologadas ou em processo de homologação pela empresa. Além disso, destaca-se a utilização de inteligência artificial tradicional e generativa em várias áreas, seja na documentação das aplicações, na resolução de tíquetes de menor complexidade ou como ferramenta de apoio à equipe de suporte, facilitando o acesso rápido e simplificado às bases de conhecimento.

Adicionalmente, o relatório destaca que a solução Rise with SAP (comumente referida como SAP Rise) tem ganhado significativa adoção no Brasil e globalmente. No relatório “SAP Q4 and Full-Year 2023 Results”, publicado no início do ano, a SAP anunciou um crescimento de 23% em moeda constante na sua receita de cloud. Em resposta a essa tendência, os fornecedores de serviços SAP estão ajustando suas ofertas para esse ambiente de forma substancial.

“No caso dos fornecedores de serviços de gestão de infraestrutura, notamos que a grande maioria desenvolveu ofertas de serviço de gestão de Nuvem em complemento ao SAP Rise, onde o fornecedor monitora o ambiente com uma visão fim-a-fim, levando em consideração a experiência do cliente no uso da aplicação e se responsabilizando por interações técnicas com a SAP em situações cotidianas ou incidentes”, finaliza Tabach.

O relatório ISG Provider Lens SAP Ecosystem 2024 para o Brasil avalia as capacidades de 47 fornecedores em cinco quadrantes: SAP S/4Hana System Transformation for Large Accounts, SAP S/4Hana System Transformation for Midmarket, SAP Application Managed Services, Managed Cloud Services for SAP ERP e SAP SuccessFactors HXM Partner Services.

O relatório nomeia a T-Systems como Líder em todos os cinco quadrantes, enquanto Accenture, Atos e Capgemini são nomeadas como Líderes em quatro quadrantes cada. NTT DATA e Wipro são nomeadas Líderes em três quadrantes cada, enquanto Infosys e Tech Mahindra são nomeadas Líderes em dois quadrantes cada. BCI Consulting, Deloitte, EPI-USE, Essence, Exed, Intelligenza, Kyndryl, Megawork, Meta, Mignow, Softtek, Stefanini e Tivit são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, EPI-USE, HRST, Numen, Stefanini e Tivit são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Na área de experiência do cliente, a Infosys foi nomeada ISG CX Star Performer global em 2024 entre os fornecedores do ecossistema SAP. A Infosys obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, parte do programa ISG Star of Excellence, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

 

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