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Apple assume liderança do mercado de smartphones, diz Canalys

No ano inteiro de 2023, as remessas globais de smartphones atingiram 1,1 bilhão de unidades, uma redução de 4% em relação ao ano anterior

Apple assume liderança do mercado de smartphones, diz Canalys

De acordo com a última pesquisa da Canalys, as remessas mundiais de smartphones cresceram 8% ano a ano no quarto trimestre de 2023, atingindo 320 milhões de unidades. Isso encerrou sete trimestres consecutivos de queda. A Apple liderou o mercado no quarto trimestre com uma participação de 24% nas remessas, graças aos lançamentos do iPhone. A Samsung ficou em segundo lugar com 17%. A Xiaomi ficou em terceiro lugar, com mais de 20% de crescimento anual no quarto trimestre. A Transsion subiu para o quarto lugar pela primeira vez, beneficiando da recuperação dos mercados emergentes. Com 7% de participação de mercado, a Vivo completou os cinco primeiros.

Em 2023, a Samsung concentrou-se no segmento médio-alto em termos de rentabilidade, mas perdeu participação no segmento low-end e também a sua posição de liderança no mercado global

No ano inteiro de 2023, as remessas globais de smartphones atingiram 1,1 bilhão de unidades, uma redução de 4% em relação ao ano anterior. Pela primeira vez, a Apple superou a Samsung para se tornar o principal fornecedor do ano em termos de remessas, embora ambos tenham, em números arredondados, 20% de participação no mercado. Xiaomi, Oppo e Transsion detinham 13%, 9% e 8% do market share, respectivamente.

“O mercado está caminhando na direção certa, auxiliado pela maior demanda na temporada de férias”, disse Toby Zhu, analista sênior da Canalys. “Os produtos na gama de preços médios a baixos são os motores do crescimento nesta onda de recuperação, ajudados por uma recuperação da procura nos mercados emergentes, como o Médio Oriente e África, Ásia-Pacífico e América Latina. Entretanto, com a redução dos estoques e da inflação global, os fornecedores podem finalmente concentrar-se na inovação de produtos e no desenvolvimento de estratégias a longo prazo, estabelecendo bases sólidas para o próximo ano. Já houve muitos lançamentos do Android, aproveitando a tendência de IA no dispositivo, do Google Pixel e de vários fornecedores chineses, como Honor, Oppo, Vivo e Xiaomi”, explicou.

“Os dois principais players estão procurando ansiosamente por novos impulsionadores de crescimento para seus negócios de smartphones, já que ambos sofreram quedas de participação de mercado no quarto trimestre”, disse Amber Liu, gerente de Pesquisa da Canalys. “Em 2023, a Samsung concentrou-se no segmento médio-alto em termos de rentabilidade, mas perdeu participação no segmento low-end e também a sua posição de liderança no mercado global. Seus lançamentos de produtos em 2024, especialmente no segmento de ponta com foco em IA no dispositivo apoiarão sua recuperação como líder em inovação em 2024”, afirmou.

“Por outro lado, a Apple mostrou resiliência nos últimos dois anos, graças à sólida procura contínua no segmento topo de gama. O posicionamento expandido de sua série iPhone 15 apontou para a direção futura da estratégia de portfólio da Apple para alcançar uma gama mais ampla de segmentos de consumo”, disse Liu. “Mas a força cada vez maior da Huawei e a concorrência local iminente na China continental desafiarão a Apple a sustentar a sua trajetória de crescimento na China continental, enquanto a procura de substituição de gama alta noutros mercados importantes, como a América do Norte e a Europa, está a estabilizar. A Apple deve buscar o crescimento de um novo mercado e a força do ecossistema para revigorar seu negócio de iPhone”, finalizou.

Serviço
www.canalys.com

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