De acordo com o levantamento da empresa de pesquisas Canalys, o mercado mundial de segurança cibernética cresceu 15,9% ano a ano no terceiro trimestre de 2022, com receitas de US$ 17,8 bilhões, apesar da deterioração das condições econômicas globais e uma significativa retração no setor de pequenas e médias empresas (SMB).
A Palo Alto Networks foi o fornecedor número um no trimestre, crescendo 24,9% ano a ano e aumentando sua participação de mercado para 8,4%, acima dos 7,8% no terceiro trimestre de 2021. A Cisco foi o segundo maior fornecedor de segurança cibernética, com crescimento de 16,7% e uma participação de mercado estável de 6,9%. Já a Fortinet ficou em terceiro lugar, alcançando um crescimento de 29,9% para atingir uma participação de mercado de 6,7%, acima dos 6% do ano anterior.
A segurança de endpoint foi a categoria de crescimento mais rápido, com alta de 18,7% em relação ao ano anterior, somando vendas de US$ 2,7 bilhões. A segurança de rede foi a maior categoria, representando US$ 5,1 bilhões e crescendo 14,8%.
Do total de US$ 17,8 bilhões, US$ 9,6 bilhões em vendas vieram da América do Norte, que permaneceu de longe o maior mercado de segurança cibernética, representando 53,8% dos gastos globais. Foi também o mercado que mais cresceu, com 17,1%. As vendas na América Latina somaram US$ 600 milhões no período.
Segundo o relatório, o setor de tecnologia enfrenta deterioração das condições econômicas, aumento da incerteza e maior escrutínio dos gastos com TI, fatores que a maioria dos fornecedores considerou em suas previsões.Quedas em novos negócios, reduções nos compromissos de gastos e atrasos nas datas de início das assinaturas foram piores do que os resultados futuros esperados.
“Muitos fornecedores de segurança cibernética mudaram para modelos de negócios baseados em assinatura, o que também ajudou a protegê-los do impacto imediato da desaceleração econômica”, disse Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “A mudança para plataformas baseadas em assinatura e maior foco em a venda de contas existentes sustentará o crescimento da receita para fornecedores de segurança cibernética nos próximos 12 meses”, previu.
As vendas dos canais representaram 90,6% do mercado total, sendo os outros 9,4% das vendas feitas diretamente pelos fabricantes aos clientes. As vendas dos canais cresceram 15,9% ano contra ano, superando as vendas diretas.
Os parceiros de canal permaneceram otimistas sobre as oportunidades em segurança cibernética: 27% esperam que sua receita de segurança cibernética cresça mais de 20% em 2023, de acordo com uma pesquisa da Canalys com 393 entrevistados realizada entre 21 de novembro e 9 de dezembro deste ano. Apenas 10% dos parceiros esperam que as vendas de segurança cibernética vá diminuir no próximo ano.
Serviço
www.canalys.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo