book_icon

Apple lança seu chip mais poderoso para equipar o novo iPad Pro

Construído usando a tecnologia de 3 nm, o M4 tem o Neural Engine mais rápido de todos os tempos da Apple, capaz de realizar até 38 trilhões de operações por segundo

Apple lança seu chip mais poderoso para equipar o novo iPad Pro

A Apple apresentou o M4, seu mais recente processador que oferece maior desempenho ao novo tablet iPad Pro. Construído usando a tecnologia de 3 nanômetros (nm) de segunda geração, o M4 é um sistema em um chip (SoC) que promove a eficiência energética e permite o design incrivelmente fino do iPad Pro. Ele também possui um mecanismo de exibição totalmente novo para impulsionar a precisão, cor e brilho da tela Ultra Retina XDR do iPad Pro.

A nova CPU tem até 10 núcleos, enquanto a nova GPU de 10 núcleos se baseia na arquitetura de GPU de próxima geração introduzida no M3 e traz cache dinâmico, ray tracing acelerado por hardware e sombreamento de malha acelerado por hardware para o iPad pela primeira vez. O M4 ainda tem o Neural Engine mais rápido de todos os tempos da Apple, capaz de realizar até 38 trilhões de operações por segundo, o que é mais rápido, segundo a Apple, do que a unidade de processamento neural (NPU) de qualquer AI PC hoje. Combinado com largura de banda de memória mais rápida, juntamente com aceleradores de aprendizado de máquina (ML) de próxima geração na CPU e uma GPU de alto desempenho, o M4 torna o novo iPad Pro um dispositivo poderoso para aplicações de Inteligência Artificial.

“O novo iPad Pro com M4 é um ótimo exemplo de como a construção do melhor silício personalizado da categoria permite produtos inovadores”, disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de Tecnologias de hardware da Apple. “O desempenho eficiente em termos de energia do M4, juntamente com seu novo mecanismo de exibição, torna possível o design fino e a exibição revolucionária do iPad Pro, enquanto melhorias fundamentais na CPU, GPU, Neural Engine e sistema de memória tornam o M4 extremamente adequado para os aplicativos mais recentes que utilizam IA. Ao todo, este novo chip torna o iPad Pro o dispositivo mais poderoso do seu tipo”, afirmou.

Oferecendo um salto gigante no desempenho em relação ao iPad Pro anterior com M2, o M4 consiste em 28 bilhões de transistores construídos usando uma tecnologia de 3 nanômetros de segunda geração, que avança ainda mais a eficiência energética do silício da Apple. O M4 também apresenta um motor de exibição totalmente novo projetado com tecnologias pioneiras, permitindo a precisão impressionante, precisão de cores e uniformidade de brilho da tela Ultra Retina XDR, uma tela de última geração criada pela combinação da luz de dois painéis OLED.

Nova CPU de até 10 núcleos

O M4 tem uma nova CPU de até 10 núcleos composta por até quatro núcleos de desempenho e agora seis núcleos de eficiência. Os núcleos de próxima geração apresentam previsão de ramificação aprimorada, com mecanismos de decodificação e execução mais amplos para os núcleos de desempenho e um mecanismo de execução mais profundo para os núcleos de eficiência. E ambos os tipos de núcleos também apresentam aceleradores de ML aprimorados de última geração.

M4 proporciona um desempenho de CPU até 1,5x mais rápido do que o M2 do iPad Pro anterior. Seja trabalhando com arquivos de música orquestrais complexos no Logic Pro ou adicionando efeitos altamente exigentes ao vídeo 4K no LumaFusion, o M4 aumenta o desempenho em todos os fluxos de trabalho profissionais.

GPU proporciona novos recursos

A nova GPU de 10 núcleos do M4 se baseia na arquitetura gráfica de próxima geração da família de chips M3. Ele possui cache dinâmico, uma inovação da Apple que aloca memória local dinamicamente em hardware e em tempo real para aumentar drasticamente a utilização média da GPU. Isso aumenta significativamente o desempenho para os aplicativos e jogos profissionais mais exigentes.

O ray tracing acelerado por hardware chega ao iPad pela primeira vez e permite sombras e reflexos ainda mais realistas em jogos e outras experiências graficamente ricas. O sombreamento de malha acelerado por hardware também é incorporado à GPU e oferece maior capacidade e eficiência no processamento de geometria, permitindo cenas visualmente mais complexas em jogos e aplicativos com uso intensivo de gráficos. O desempenho de renderização profissional em aplicativos como Octane recebe um grande impulso com o M4 e agora é até quatro vezes mais rápido do que no M2. O M4 pode oferecer o mesmo desempenho que o M2 usando apenas metade da potência. E em comparação com o chip de PC mais recente em um notebook fino e leve, o M4 pode oferecer o mesmo desempenho usando apenas 25% da potência.

O motor neural mais poderoso

O M4 tem um Neural Engine extremamente rápido — um bloco IP no chip dedicado à aceleração de cargas de trabalho de IA. Este é o Neural Engine mais poderoso da Apple de todos os tempos, capaz de impressionantes 38 trilhões de operações por segundo – 60x mais rápido do que o primeiro Neural Engine no A11 Bionic. Juntamente com aceleradores de ML de próxima geração na CPU, a GPU de alto desempenho e a memória unificada de maior largura de banda, o Neural Engine torna o M4 um chip poderoso para IA. E com recursos de IA no iPadOS, como legendas ao vivo para legendas de áudio em tempo real e Visual Look Up, que identifica objetos em vídeos e fotos, o novo iPad Pro permite que os usuários realizem tarefas incríveis de IA rapidamente e no dispositivo.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.