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IDC prevê crescimento mais lento para serviços de Telecomunicações

Os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e serviços de TV por assinatura somaram US$ 1,509 bilhão em 2023 e devem crescer 1,4% em 2024

IDC prevê crescimento mais lento para serviços de Telecomunicações

Os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e serviços de TV por assinatura somaram US$ 1,509 bilhão em 2023, um aumento de 2,1% em relação a 2022, de acordo com o estudo Worldwide Semiannual Telecom Services Tracker da IDC, que prevê um crescimento de 1,4% em 2024, totalizando US$ 1,530 bilhão.

Em termos de valor, o progresso do mercado global desacelerou durante o segundo semestre de 2023, já que a taxa de crescimento registrada para o ano inteiro foi aproximadamente um ponto percentual menor do que a previsão anterior da IDC. Essa desaceleração resultou principalmente do progresso mais lento do que o previsto nas Américas, onde uma combinação de crescimento econômico lento, inflação relativamente alta e mercados saturados criou um ambiente desfavorável para o desenvolvimento do mercado.

Com o surgimento da Inteligência Artificial (IA) e das análises avançadas, as operadoras de telecomunicações obtiveram um novo aliado poderoso que deve ajudá-las a modernizar suas operações de negócios

No entanto, na região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), que enfrentou problemas econômicos semelhantes, mas onde as operadoras de telecomunicações foram autorizadas pelos reguladores a aumentar suas tarifas em linha com a inflação, usando um modelo de Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o mercado cresceu um pouco mais rápido do que o esperado. É importante notar, no entanto, que esses ajustes tarifários também levaram a uma migração acelerada dos clientes para pacotes tarifários mais baratos e operadores mais acessíveis, de modo que as taxas reais de crescimento do valor foram tipicamente menos da metade dos aumentos tarifários nominais.

As perspectivas de cinco anos para o mercado global de serviços de conectividade permanecem positivas, embora ligeiramente menos otimistas do que a previsão anterior. Os principais bancos centrais dos EUA e da Europa adiaram repetidamente as decisões de reduzir as taxas de juros de referência, impactando o potencial de uma recuperação econômica mais robusta. Consequentemente, espera-se que o ambiente de mercado permaneça relativamente desfavorável por mais alguns anos.

A inflação persistente continuará a afetar o poder de compra dos usuários finais, mas também levará muitas empresas de telecomunicações a implementar ajustes tarifários para cima. No entanto, como a inflação continuará a diminuir gradualmente, o impacto positivo desses futuros aumentos tarifários deve diminuir ao longo do tempo. A situação política instável, alimentada por conflitos no Leste Europeu e no Oriente Médio, adiciona mais incerteza e provavelmente diminuirá as taxas de crescimento.

Na região Ásia/Pacífico, o crescimento mais lento pode ser atribuído ao arrefecimento da economia chinesa. No entanto, esperam-se tendências positivas devido ao crescimento saudável esperado na Índia e noutros mercados em desenvolvimento.

Análise por setor

Uma análise por tipo de serviço confirma que tendências bem estabelecidas persistem, mesmo diante de mudanças nas previsões de primeira linha. O segmento móvel continua a ser o maior, impulsionado pelo crescimento do uso de dados móveis e aplicações Machine-to-Machine (M2M). Esse crescimento compensa a queda nos gastos com serviços móveis de voz e mensagens. Além disso, o segmento de serviços de dados fixos continua a crescer devido à crescente demanda por serviços de maior largura de banda.

No entanto, prevê-se que as despesas com serviços de voz fixa se deteriorem durante o período de previsão, uma vez que o declínio das receitas de voz tradicionais não é totalmente compensado pelo aumento da voz IP. Apesar de um ligeiro declínio no mercado de TV por assinatura devido à crescente popularidade dos serviços Video on Demand (VoD) e Over-The-Top (OTT), essas ofertas continuarão sendo uma parte essencial dos serviços multiplay dos provedores de telecomunicações.

É óbvio que o desenvolvimento do mercado de serviços de conectividade continua muito lento, e o crescimento previsto das receitas das telcos é muito baixo para manter seus proprietários satisfeitos. “Com o surgimento da Inteligência Artificial (IA) e das análises avançadas, as operadoras de telecomunicações obtiveram um novo aliado poderoso que deve ajudá-las a modernizar suas operações de negócios e melhorar a eficiência”, disse Kresimir Alic, diretor de Pesquisa de Serviços Mundiais de Telecomunicações da IDC. “Nossa pesquisa já identificou um grande número de casos de uso, incluindo chatbots de atendimento ao cliente, assistentes virtuais e técnicos de campo, bem como o uso de IA para modernização de rede e manutenção preditiva, gerenciamento de tráfego de rede, marketing personalizado, detecção e prevenção de fraudes, previsões de churn e garantia de receita. Essas melhorias, juntamente com muitas outras que serão inventadas em breve, devem, sem dúvida, ajudar as operadoras de telecomunicações a agilizar as operações, melhorar as experiências do cliente e permanecer competitivas neste setor em rápida evolução”, finalizou.

 

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