book_icon

Sucesso do ChatGPT impulsiona os investimentos em IA, afirma Gartner

70% dos executivos disseram que sua organização está em modo de investigação e exploração com IA generativa, enquanto 19% estão em modo piloto ou de produção

Sucesso do ChatGPT impulsiona os investimentos em IA, afirma Gartner

Em uma pesquisa recente do Gartner com mais de 2,5 mil líderes executivos, 45% relataram que a publicidade do ChatGPT os levou a aumentar os investimentos em Inteligência Artificial (IA). Já 70% dos executivos disseram que sua organização está em modo de investigação e exploração com IA generativa, enquanto 19% estão em modo piloto ou de produção.

“O frenesi generativo da IA ​​não mostra sinais de diminuir”, disse Frances Karamouzis, VP Analyst do Gartner. “As organizações estão se esforçando para determinar quanto dinheiro investir em soluções generativas de IA, quais produtos valem o investimento, quando começar e como mitigar os riscos que acompanham essa tecnologia emergente”, observou.

À medida que as organizações começam a experimentar a IA generativa, muitas estão começando com casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de código

A pesquisa foi realizada com 2.544 entrevistados como parte de uma série de webinars do Gartner em março e abril de 2023, discutindo o impacto corporativo do ChatGPT e da IA ​​generativa. Os resultados desta pesquisa não representam descobertas globais ou o mercado como um todo.

O levantamento descobriu que 68% dos executivos acreditam que os benefícios da IA ​​generativa superam os riscos, em comparação com apenas 5% que acham que os riscos superam os benefícios. No entanto, os executivos podem começar a mudar sua perspectiva à medida que os investimentos se aprofundam.

“O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, disse Karamouzis. “As organizações provavelmente encontrarão uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implementar a IA generativa”, comentou.

Apesar dos ventos econômicos contrários, apenas 17% dos executivos indicaram a otimização de custos como o principal objetivo dos investimentos em IA generativa. A experiência do cliente foi o foco principal mais comum dos investimentos, citado por 38% dos entrevistados.

À medida que as organizações começam a experimentar a IA generativa, muitas estão começando com casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de código. Embora esses esforços possam ser um forte valor agregado inicial, a IA generativa tem um vasto potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram humanos ou máquinas e executam processos de negócios e TI de forma autônoma.

“Os negócios autônomos, a próxima macrofase da mudança tecnológica, podem mitigar o impacto da inflação, escassez de talentos e até crises econômicas”, disse Karamouzis. “CEOs e CIOs que utilizam IA generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios encontrarão grandes oportunidades de crescimento de receita”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.