book_icon

Adoção de IA generativa avança rapidamente nas empresas, diz Deloitte

Embora o ROI financeiro seja importante, fatores de valor como inovação, posicionamento estratégico e diferenciação competitiva podem ser ainda mais relevantes

Adoção de IA generativa avança rapidamente nas empresas, diz Deloitte

A Deloitte AI Institute revelou nesta segunda-feira (29/4) a segunda edição trimestral do seu relatório State of Generative AI in the Enterprise, explorando o cenário atual da adoção de IA generativa e quais medidas as organizações estão tomando para acelerar e escalar para a criação de valor real. “The State of Generative AI in the Enterprise: Now decide next” é baseado em uma pesquisa com quase 2 mil entrevistados de nível C-suite globalmente. Embora os entrevistados tenham uma variedade de níveis de experiência em IA generativa, todos têm experiência com IA e estão pilotando ou implementando IA generativa em suas organizações.

“Os líderes de negócios estão se concentrando em como a IA generativa pode ajudá-los a atingir suas metas de eficiência e redução de custos e muitos estão procurando reinvestir as economias em casos de uso de inovação e crescimento – está claro que chegar à escala, medir com precisão o progresso e selecionar os casos de uso certos serão fatores críticos para alcançar a geração de valor, ” disse Costi Perricos, líder de IA generativa do escritório global da Deloitte. ” Embora o ROI financeiro seja importante, fatores de valor como inovação, posicionamento estratégico e diferenciação competitiva podem ser ainda mais relevantes”, completou.

A falta de confiança continua sendo uma das principais barreiras para a adoção em larga escala do GenAI e a construção de confiança generalizada é essencial para o dimensionamento bem-sucedido

“À medida que passamos das possibilidades para os aspectos práticos na adoção de IA generativa empresarial, a expansão e a qualificação andam de mãos dadas – como evidenciado pelas descobertas deste trimestre. As organizações estão contratando novos talentos e treinando sua força de trabalho, com habilidades técnicas e centradas no ser humano permanecendo valiosas para uma implantação bem-sucedida”, disse Deborshi Dutt, líder e diretor de Crescimento Estratégico de Inteligência Artificial da Deloitte Consulting LLP. “Para ajudar a se manter competitivo em um mercado em constante evolução, é crucial que os líderes promovam a confiança e permaneçam focados na fluência de IA ao evoluir sua força de trabalho para enfrentar esse momento de transformação”, observou.

Entre as principais conclusões do estudo estão:

As organizações estão começando a ajustar suas estratégias de talentos para a era
da IA generativa

A capacidade de escalar é limitada por limitações de talento. Quase 4 em cada 10 (37%) líderes relataram que suas organizações estavam apenas ligeiramente ou nada preparadas para lidar com as preocupações de talento relacionadas à adoção de IA generativa. Mas os líderes estão começando a agir. Quase três quartos dos entrevistados estão procurando mudar suas estratégias de talento nos próximos dois anos por causa da IA generativa, com foco na alteração dos processos de trabalho e na requalificação. Além disso, muitas organizações estão procurando aumentar seu número de funcionários no curto prazo devido às suas iniciativas de IA generativa, com 39% procurando aumentar nos próximos 12 meses (e 38% mantendo seu número de funcionários inalterado).

A confiança na IA generativa cresceu – com organizações experientes em IA priorizando a transparência

A falta de confiança continua sendo uma das principais barreiras para a adoção em larga escala do GenAI e a construção de confiança generalizada é essencial para o dimensionamento bem-sucedido. Quase três quartos (72%) dos entrevistados dizem que a confiança de sua organização em todas as formas de IA aumentou desde o surgimento da IA generativa em 2022. Mas, apesar de um aumento na confiança, apenas 36% das organizações relatam medir a confiança e o engajamento dos trabalhadores como parte de sua estratégia de talentos, e menos da metade dos entrevistados está focada em processos para gerar confiança na IA generativa em grande medida.

No entanto, as preocupações em torno da confiança e do risco não estão retardando a adoção entre os especialistas em GenAI. Organizações com alta experiência estão prestando mais atenção à transparência com os funcionários e se concentrando em dados de entrada de qualidade e garantindo saídas confiáveis.

Eficiência e produtividade continuam sendo os principais benefícios desejados

Assim como na primeira edição da pesquisa trimestral publicada em janeiro, melhorar a eficiência e a produtividade continua sendo o principal benefício esperado da adoção da IA generativa. Muitas organizações relatam alcançar os benefícios que estão buscando em algum grau, mas ainda não em grande medida. Organizações com experiência em IA generativa muito alta relatam alcançar seus benefícios esperados em um grau muito maior, com 70% relatando que melhoraram os produtos e serviços existentes e 63% incentivaram a inovação e o crescimento em grande medida.

Com a economia gerada por meio de suas iniciativas de IA generativa, as organizações estão procurando atacar a captura de valor de ambos os lados – 45% dos entrevistados planejam reinvestir as economias em oportunidades de inovação e 43% planejam melhorar as operações em seus negócios.

A adoção de IA generativa está se movendo rapidamente – e as organizações correm o risco de ficar para trás se não acompanharem o ritmo

O ritmo de adoção da IA generativa continua a se mover rapidamente. Nesta onda da pesquisa, quase metade (47%) de todos os entrevistados diz que está avançando rapidamente com sua adoção – para aqueles com experiência muito alta, é de 73%. Esses especialistas estão começando a escalar – adotando em níveis mais altos em todas as funções, investindo mais em infraestrutura de tecnologia e dando a mais de sua força de trabalho acesso a ferramentas de IA generativa.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.