book_icon

Dados desnecessários ajudam a poluir o meio ambiente, diz Veritas

Quase metade dos consumidores pararia de comprar de uma empresa se soubesse que ela causa danos ambientais ao não controlar quantos dados desnecessários armazenam

Dados desnecessários ajudam a poluir o meio ambiente, diz Veritas

A Veritas Technologies, empresa de gerenciamento seguro de dados em várias Nuvens, apresentou nesta terça-feira (28/3) uma nova pesquisa que indica que metade dos consumidores (49%) acha que é responsabilidade das organizações que armazenam suas informações online excluí-los quando não for mais necessário. Eles também estão dispostos a punir empresas que não reduzirem a poluição relacionada a dados: quase metade (47%) disse que pararia de comprar de uma empresa se soubesse que ela estava causando danos ambientais deliberadamente ao não controlar quantos dados desnecessários ou indesejados ela está armazenando.

A pesquisa, que entrevistou 13 mil consumidores em todo o mundo, inclusive no Brasil, também descobriu que quase metade (46%) disse ser preocupante que 2% das emissões globais de poluição relacionadas à energia sejam causadas por Data Centers. Em resposta, três quintos (59%) disseram que gostariam de ver mais foco das organizações no controle do impacto negativo do armazenamento de dados online no ambiente. Isso pode incluir organizações que incentivam seus clientes a fechar contas não utilizadas ou inativas e orientações sobre como excluir informações obsoletas que não precisam ou não desejam mais.

As organizações não devem subestimar o impacto ambiental de práticas inadequadas de gerenciamento de dados, mesmo que estejam terceirizando seu armazenamento para provedores de Nuvem pública

“Além dos custos de armazenamento de dados, os custos ocultos de seu impacto ambiental devem estar no topo da agenda de todos os líderes empresariais. Os Data Centers funcionam 24 horas por dia e, até 2030, devem consumir até 8% de toda a eletricidade do planeta. É fácil esquecer que os Data Centers são movidos principalmente a combustíveis fósseis e geram aproximadamente a mesma quantidade de CO2 que o setor aéreo”, disse Rags Srinivasan, diretor de Sustentabilidade da Veritas Technologies.

A nova pesquisa também descobriu que metade (51%) dos consumidores disseram que se preocupam com o fato de que o armazenamento de dados online desperdiça energia e produz poluição ambiental quando, em média, metade dos dados armazenados pelas empresas é redundante, obsoleto ou trivial (ROT) e outros 35% é “dark” com valor desconhecido, de acordo com uma pesquisa separada da Veritas, na qual os tomadores de decisão de TI relataram as porcentagens de ROT, dados dark e críticos de negócios em suas organizações.

“As organizações não devem subestimar o impacto ambiental de práticas inadequadas de gerenciamento de dados, mesmo que estejam terceirizando seu armazenamento para provedores de Nuvem pública. Muitos consumidores são apaixonados por reduzir suas pegadas de carbono, mas a organização média ainda está causando mais poluição armazenando dados que eles sabem que não são necessários do que dados que acreditam ser úteis – em média, apenas 15% dos dados são críticos para os negócios”, afirmou Srinivasan. “Com metade dos clientes dizendo que pararia de comprar de empresas que não conseguem enfrentar o desafio, o risco para as empresas e o ambiente de não identificar e eliminar dados desnecessários é grande demais para ser ignorado por mais tempo”, finalizou.

Serviço
www.veritas.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.