book_icon

Gêmeos digitais anunciam uma mudança em direção à Indústria 5.0, diz IDC

Essa tecnologia está na vanguarda da inovação, revolucionando a maneira como as indústrias operam e abrindo caminho para a integração perfeita com a IA

Gêmeos digitais anunciam uma mudança em direção à Indústria 5.0, diz IDC

De acordo com a IDC, no cenário em rápida evolução da Indústria 4.0, a tecnologia de gêmeos digitais (Digital Twins) está na vanguarda da inovação, revolucionando a maneira como as indústrias operam e abrindo caminho para a integração perfeita com a Inteligência Artificial. Esse avanço anuncia uma mudança significativa em direção à Indústria 5.0, enfatizando uma colaboração mais profunda entre humanos e máquinas.

Os gêmeos digitais servem como uma representação virtual avançada de ativos, processos ou sistemas físicos, oferecendo um vislumbre incomparável em tempo real de suas operações. Esses modelos dinâmicos espelham o ciclo de vida de suas contrapartes físicas, fornecendo uma visão precisa e sincronizada que vai além de uma mera representação estática.

À medida que novos casos de uso continuam a surgir e os projetos de gêmeos digitais crescem em complexidade e alcance, as organizações precisam definir seu curso com clareza estratégica para um futuro de possibilidades ilimitadas

“No cenário atual das indústrias, os gêmeos digitais estão emergindo como ferramentas indispensáveis para forjar caminhos para o sucesso. Desde a promoção da colaboração inteligente até o teste e a previsão do sucesso de ideias inovadoras, os gêmeos digitais são fundamentais para desbloquear vantagens competitivas”, diz Silvia Piai, diretora de Pesquisa da IDC Health Insights Europe e co-líder da Força-Tarefa de Gêmeos Digitais das Indústrias da IDC.

A pesquisa da IDC destaca a ampla adoção e reconhecimento da tecnologia de gêmeos digitais em vários setores, estendendo seu alcance muito além das indústrias tradicionais e pesadas em ativos. Uma pesquisa abrangente realizada pela IDC revela notável familiaridade com gêmeos digitais em recursos e construção (52%) e manufatura (40%), mas também em serviços profissionais (40%), transporte e logística (37%), energia (37%) e finanças (36%). Essa ampla aplicabilidade ressalta o papel da tecnologia no aumento da eficiência operacional e na tomada de decisões em ecossistemas intersetoriais.

O impacto dos gêmeos digitais deve se expandir significativamente, com a IDC prevendo que, até 2027, 35% das empresas do G2000 empregarão ferramentas de orquestração da cadeia de suprimentos com recursos de gêmeos digitais, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta da cadeia de suprimentos em 15%. Além disso, até 2029, espera-se que 80% das seguradoras de automóveis que utilizam a tecnologia de gêmeos digitais para processamento de sinistros se concentrem na recreação de acidentes, potencialmente reduzindo as despesas de ajuste de sinistros de acidentes e perdas por fraude em 40%.

À medida que novos casos de uso continuam a surgir e os projetos de gêmeos digitais crescem em complexidade e alcance, as organizações precisam definir seu curso com clareza estratégica para um futuro de possibilidades ilimitadas. A transição para ecossistemas interconectados requer uma abordagem abrangente para o desenvolvimento da estratégia de gêmeos digitais, abrangendo desde entidades individuais até todo o ecossistema.

Reconhecendo essa necessidade, a IDC desenvolveu uma estrutura robusta para orientar a formulação de estratégias de gêmeos digitais em vários setores. Essa iniciativa busca capacitar as empresas a alavancar os gêmeos digitais para obter vantagem competitiva e benefícios operacionais, afirmando sua relevância em setores intensivos em ativos, como manufatura, bem como setores como seguros, saúde e transporte.

A estrutura de gêmeos digitais intersetoriais da IDC incentiva uma mudança estratégica de “egosistemas” para ecossistemas holísticos, garantindo que as estratégias de gêmeos digitais sejam cuidadosamente desenvolvidas para cobrir todas as bases com uma abordagem de ponta a ponta.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.