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Zoho CRM lança solução No-code para facilitar personalização da plataforma

Ferramenta de gestão de clientes permite adicionar módulos, campos, funis de vendas, páginas, assistentes e traduções específicas sem necessidade de programação

Zoho CRM lança solução No-code para facilitar personalização da plataforma

O Zoho CRM, da multinacional indiana Zoho que oferece soluções de relacionamento com clientes para equipes robustas, aplicou uma ferramenta de personalização No-code (sem código) para facilitar o uso da plataforma. A tecnologia, que nasce para facilitar o acesso a ferramentas de programação, permite que os administradores simplifiquem o trabalho de seus usuários, clientes e fornecedores, criando e incorporando funcionalidades personalizadas ao CRM. A solução já é usada por empresas globais como Disney, Amazon, Dell, Siemens, Airbus e, no Brasil, 99 app, Hellosaks, TDSA e Embracon.

O propósito do lançamento é o de facilitar o dia a dia de representantes de vendas, acostumados a lidar com uma quantidade considerável de personalizações no CRM — necessárias para adaptá-la ao negócio —, mas que precisam usar o tempo de forma estratégica, como em assuntos comerciais e ao fechar negócios com novos clientes. Para aproveitar o máximo da ferramenta de gestão de clientes, os administradores podem personalizá-lo adicionando módulos, campos, funis de vendas, páginas, assistentes e traduções específicas.

Uma das vantagens do CRM da Zoho é que a empresa tem acesso à soluções integradas para a jornada de compra do cliente, do marketing, passando por vendas, atendimento ao cliente e, por vezes, sucesso do cliente

De acordo com Weverton Soares, gerente de Marketing do Zoho CRM, o novo conjunto de módulos e configurações padrão vêm em conjunto com um CRM de interface totalmente nova ao usuário, que agora poderão personalizar a ferramenta de acordo com as necessidades. “A personalização do CRM é algo que muitos administradores já fazem, e os fluxos de processo No-code simplificam e aceleram a execução de práticas recomendadas, ajudando esses representantes de vendas a poupar tempo e serem ainda mais eficientes”, afirma.

A solução No-code tem o potencial de agilizar o trabalho de administradores e profissionais de vendas, já que fica a cargo de preencher automaticamente alguns processos e da criação de novos registros no CRM, por exemplo. Na prática, enquanto um usuário conclui um processo, o Zoho CRM usa os dados para atualizar campos em vários locais da ferramenta, criar novos registros, acionar webhooks – ferramenta que permite a comunicação entre duas ferramentas em tempo real – e executar funções. Dessa forma, a experiência com a ferramenta passa a ser resultado de uma solução construída em torno do fluxo de trabalho real, da entrada de dados ao controle de informações, em tempo real, no Zoho CRM A funcionalidade, chamada de “fluxos de processo” ou “kiosk” , permite ao usuário criar fluxos de processo que vão de telas a decisões e ações adicionadas a cada processo individualmente, de acordo com o seu andamento.

Crescimento no Brasil

“O mercado de tecnologia no Brasil está superaquecido e é um terreno fértil para empresas como a Zoho, que oferece soluções integradas, a fim de expandir a operação mundial”, diz Weverton. Em 2023, o setor de tecnologia da informação e comunicação faturou R$ 707,7 bilhões, o que equivale a 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo informações da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

O Zoho CRM também tem acompanhado esse ritmo. Entre 2022 e 2023, o número de clientes no Brasil cresceu 35%. Para 2024, o plano é continuar a expansão de mercado, e a projeção de crescimento é de no mínimo 50%. “Queremos nos tornar uma marca consolidada e referência em gestão de relacionamento com os clientes e, no futuro, assumir a posição de ferramenta de CRM número 1 no Brasil”, diz Soares.

“Uma das vantagens do CRM da Zoho é que a empresa tem acesso à soluções integradas para a jornada de compra do cliente, do marketing, passando por vendas, atendimento ao cliente e, por vezes, sucesso do cliente. Independente dele estar ou não ativo, o software guarda as informações e possibilita o acesso por outros departamentos, dentro da plataforma, como o setor de finanças e RH. O preço é o mais competitivo e a solução reconhecida no mercado”, afirma Soares

Multinacional indiana

Empresa de software as a Service (SaaS), a Zoho é a primeira companhia “bootstrapped” (sem participação de investidores externos) no mundo a atingir 100 milhões de usuários. Ela está em 150 países e busca inovações que não descaracterizem seus principais valores: construção de produtos por conta própria, 100% dentro de casa; prioridade para estar com a sede em locais promissores que sejam afastados dos grandes centros urbanos; foco em experiência, privacidade e sucesso do cliente; e compromisso com a comunidade em que está inserida.

A empresa iniciou operações no Brasil em agosto de 2020. De lá para cá cresceu em número de empresas clientes, usuários e também em receita. Em 2020, eram três funcionários. Três anos depois, são aproximadamente 80.

Com soluções para todas as áreas das empresas, do marketing ao financeiro, o Zoho CRM é o principal produto oferecido pela empresa no Brasil: uma ferramenta completa para gestão de relacionamento com o cliente que pode ser utilizada por equipes maduras. Todas as áreas de contato com o cliente podem ser acessadas no Zoho CRM, como marketing, suporte e sucesso do cliente, com metrificações para acompanhamento completo de todas as etapas do funil de vendas. Com mais de 55 soluções corporativas e 100 milhões de usuários, a Zoho Brasil tem como missão democratizar o acesso à tecnologia para todos os tipos e tamanhos de empresas.

“Uma das vantagens do CRM da Zoho é que a empresa tem acesso à soluções integradas para a jornada de compra do cliente, do marketing, passando por vendas, atendimento ao cliente e, por vezes, sucesso do cliente. Independente dele estar ou não ativo, o software guarda as informações e possibilita o acesso por outros departamentos, dentro da plataforma, como o setor de finanças e RH. O preço é o mais competitivo e a solução reconhecida no mercado”, finaliza Soares.

 

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