book_icon

Tivit anuncia plataforma unificada para o gerenciamento de ambientes multicloud

OneCloud integra novas funcionalidades de governança, segurança, automação de processos e gestão proativa de custos numa única plataforma, gerenciando múltiplas Nuvens assim como arquiteturas on-premises

Tivit anuncia plataforma unificada para o gerenciamento de ambientes multicloud

A Tivit, multinacional brasileira que acelera negócios por meio da tecnologia, anuncia o lançamento da OneCloud, plataforma unificada para o gerenciamento de ambientes multicloud. A novidade faz parte de um pacote de investimentos que a companhia tem realizado para a área de Cloud nos últimos meses.

“Estamos focados em oferecer soluções multicloud cada vez mais eficientes. Por isso, apresentamos ao mercado uma solução voltada a companhias que já fizeram ou que estão passando pelo processo de Transformação Digital e desejam ter maior governança, segurança e agilidade na gestão de seus ambientes em Nuvem ou on-premise”, afirma Leonardo Piva, diretor da área de Cloud da Tivit. Gerenciar uma infraestrutura híbrida multicloud vai além de controlar e planejar instâncias de Nuvem pública ou aplicações nativas de Cloud em silos não conectados. Sistemas em silos não integrados trazem maior complexidade, dificuldades com segurança da informação, alocações de Nuvem puxadas por demandas temporárias de volume e maior complexidade para executar ações de disaster recovery quando necessário, complementa Piva.

O lançamento da plataforma acontece em um momento de aceleração de investimentos corporativos em Nuvem. Segundo o Gartner, os gastos em Nuvem em todo o mundo devem atingir 679 bilhões de dólares este ano, podendo ultrapassar a marca de 1 trilhão de dólares até 2027. Em uma conjuntura de competitividade cada vez mais acirrada, integração e interoperabilidade em ambientes multicloud e híbridos serão fundamentais para que os dados sejam efetivamente utilizados por grandes companhias.

“Conforme os investimentos em Cloud aumentam, as empresas adotam diferentes estratégias usando múltiplos provedores de Nuvem pública e Nuvem privada, criando novos desafios para os ambientes multicloud”, observa Carlos Maia, diretor de Produtos e Serviços Profissionais da Tivit. Alguns desses desafios estão relacionados aos riscos de segurança, ao alto custo para gestão de diferentes provedores, visibilidade limitada dos custos reais da operação, causando desperdício de recursos e descentralização de Dados e aplicações em diferentes Nuvens.

Para lidar com esses desafios, mantendo os benefícios das múltiplas Nuvens, a OneCloud conta com três principais funcionalidades:

Conforme os investimentos em Cloud aumentam, as empresas adotam diferentes estratégias usando múltiplos provedores de Nuvem pública e Nuvem privada, criando novos desafios para os ambientes multicloud 

OneCloud Safe
 Amplia a visibilidade dos ambientes, identificando ameaças e erros antes que causem impacto aos negócios. Esta funcionalidade, fundamentada nos pilares do Well-Architected Framework, visa centralizar Dados de múltiplas Nuvens para controle e identificação de falhas, por meio de validação e varredura dos ambientes, possibilitando a eliminação de erros de configuração, reforçando a estrutura e a eficiência da arquitetura em Nuvem.

OneCloud FinOps: simplifica a gestão financeira multicloud, otimizando custos. A funcionalidade FinOps é integrado com múltiplos provedores e ambientes (Tivit Private Cloud, AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, Oracle Cloud e Alibaba Cloud), permitindo visão centralizada, completa e customizável dos Dados da infraestrutura, detalhamento sobre custos, saúde e uso da Nuvem e promovendo análises preditivas, além de trazer recomendações personalizadas para melhor utilização dos recursos. O cliente poderá acompanhar diariamente as informações, além de prever qual será o seu custo no final do mês, possibilitando ações imediatas de correção.

 OneCloud Automation: aprimora a gestão de infraestrutura em Nuvem ao automatizar tarefas essenciais, facilitando a administração e configuração de recursos. A funcionalidade de um clique para iniciar ou interromper recursos e servidores, juntamente com a capacidade de agendar ações, destaca-se por oferecer precisão operacional e eficiência. A ferramenta possibilita a implementação de um pipeline de automação reduzindo a necessidade de intervenções manuais.

Além disso, por meio das práticas inovadoras do GreenOps, a plataforma assegura uma gestão ambiental responsável, redução do consumo de energia, além de visibilidade para redução das emissões de carbono, atendendo padrões elevados de sustentabilidade e ESG.

A OneCloud, como plataforma SaaS, está prontamente disponível e pode ser adaptada para atender às necessidades de todas as organizações. “Desde pequenas startups até grandes corporações, a implementação de estratégias multicloud demanda ferramentas capazes de garantir total governança, minimizando riscos e custos, o que é proporcionado pela OneCloud para ambientes de Nuvem pública, privada ou on-premises, e isso é um grande diferencial frente às outras soluções de mercado”, enfatiza Maia.

Serviço
tivit.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.