book_icon

Remessas de PCs voltam a crescer e ensaiam retomada, aponta IDC

O crescimento de 1,5% foi amplamente alcançado devido às comparações ano a ano fáceis, já que o mercado caiu 28,7% durante o primeiro trimestre de 2023

Remessas de PCs voltam a crescer e ensaiam retomada, aponta IDC

Após dois anos de declínio, o mercado mundial de PCs tradicionais voltou a crescer durante o primeiro trimestre de 2024 (1T24) com 59,8 milhões de remessas, crescendo 1,5% ano a ano, de acordo com os resultados preliminares do International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker. O crescimento foi amplamente alcançado devido às comparações ano a ano fáceis, já que o mercado caiu 28,7% durante o primeiro trimestre de 2023, que foi o ponto mais baixo da história dos PCs. Além disso, as remessas globais de PCs finalmente retornaram aos níveis pré-pandemia, já que os volumes do 1T24 rivalizaram com os vistos no 1T19, quando 60,5 milhões de unidades foram enviadas.

Junto com o crescimento nas remessas, os PCs de IA também devem ter preços mais altos, fornecendo mais oportunidades para os fabricantes de PCs e componentes

Com os números da inflação tendendo para baixo, as remessas de PCs começaram a se recuperar na maioria das regiões, levando ao crescimento nas Américas, bem como na Europa, Oriente Médio e África (EMEA). No entanto, as pressões deflacionárias na China impactaram diretamente o mercado global de PCs. Como o maior consumidor de PCs desktop, a fraca demanda na China levou a mais um trimestre de quedas para as remessas globais de desktops, que já enfrentavam pressão de notebooks como o fator de forma preferido.

“Apesar das dificuldades da China, espera-se que a recuperação continue em 2024, à medida que os PCs de IA mais novos chegarem às prateleiras no final deste ano e à medida que os compradores comerciais começarem a atualizar os PCs que foram comprados durante a pandemia”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da Worldwide Mobile Device Trackers da IDC. “Junto com o crescimento nas remessas, os PCs de IA também devem ter preços mais altos, fornecendo mais oportunidades para os fabricantes de PCs e componentes.”

Entre as cinco principais empresas, a Lenovo mais uma vez ocupou o primeiro lugar, com um volume de 13,7 milhões de unidades, um crescimento de 7,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. A HP ficou na segunda colocação, com remessas de 12 milhões de PCs e crescimento de apenas 0,2%.

A terceira colocação foi da Dell Technologies, com vendas de 9,3 milhões de unidades, o que representou uma queda de 2,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. A Apple ficou na quarta colocação, com remessas de 4,8 milhões de unidades, um crescimento surpreendente de 14,6%. Por fim, a Acer vendeu 3,7 milhões de PCs, um crescimento de 9,2%.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.