book_icon

Cloud e IA foram o centro das atenções no Oracle CloudWorld Tour Brasil

O evento também abordou os anúncios mais recentes da empresa, que vão desde novas colaborações com outros gigantes da tecnologia até novas soluções e produtos

Cloud e IA foram o centro das atenções no Oracle CloudWorld Tour Brasil

No contexto de seu evento mais importante no País, o Oracle CloudWorld Tour Brasil, realizado na quinta-feira (4/4) em São Paulo, a empresa compartilhou com os participantes que em 2023 se consolidou como o provedor de Nuvem de hiperescala com maior presença na América Latina com sete regiões de Nuvem, duas localizadas no Brasil, dois no México, dois no Chile e um na Colômbia.

Esse rápido crescimento é resultado do aumento da demanda por seus serviços em Nuvem, o que permitiu que as receitas de seus negócios de infraestrutura e aplicativos como serviço crescessem 25% em todo o mundo durante o último trimestre de seu ano fiscal. Especialmente na América Latina, os serviços em Nuvem já respondem por mais de 80% da receita da empresa.

Nosso crescimento tem sido vertiginoso e acreditamos que, com a incorporação da IA generativa em nossos serviços, vamos decolar ainda mais

Este ano, por exemplo, o Oracle Database@Azure fica disponível no Brasil, permitindo que os serviços de banco de dados Oracle executados na OCI são implementados diretamente nos Data Centers da Microsoft Azure. Essa parceria permite que os clientes brasileiros desfrutem de todas as vantagens de desempenho, escalabilidade e disponibilidade de carga de trabalho do Banco de Dados Oracle, combinadas com os melhores serviços do Azure, como o Serviço Azure OpenAI para aplicativos de IA generativos.

“Estamos orgulhosos de ter alcançado esse patamar de presença na América Latina.  Os investimentos que fizemos nos últimos anos permitem que organizações de todos os tamanhos aproveitem a escalabilidade, flexibilidade, soberania de dados, baixa latência e benefícios de custo de nossa nuvem reconhecida globalmente”, disse Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle América Latina. “Na verdade, no ano passado, fomos nomeados Líderes no  Quadrante Mágico do Gartner de 2023  para Serviços Estratégicos de Plataforma em Nuvem. Acreditamos que esse reconhecimento demonstra ainda mais o crescimento da Oracle nesta categoria-chave e coloca a OCI no quadrante de líderes ao lado de três outros fornecedores globais de nuvem de hiperescala”, completou.

O impacto da Nuvem transcende e, de acordo com o último relatório da consultoria FTI, estima-se que esse tipo de serviço gerará, em média, mais de 8,6 milhões de empregos entre 2023 e 2038 na região e representará um PIB de US$ 195,1 milhões, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e econômico.

“Na Oracle temos atualmente mais de 8 mil empresas líderes na região, como Globo, Banco do Brasil, Unimed, TIM e muitas outras que usam nossos serviços de Nuvem para melhorar sua operação, seja infraestrutura ou aplicativos. Nosso crescimento tem sido vertiginoso e acreditamos que, com a incorporação da IA generativa em nossos serviços, vamos decolar ainda mais”, acrescentou Meisler.

Inovação constante

O evento também abordou os anúncios mais recentes da empresa, que vão desde novas colaborações com outros gigantes da tecnologia até novas soluções e produtos:

Oracle e Nvidia entregam IA soberana em todo o mundo

A Oracle e a Nvidia anunciaram a expansão de sua colaboração para fornecer soluções soberanas de IA para clientes em todo o mundo. A Nuvem distribuída, a infraestrutura de IA e os serviços de IA generativa da Oracle, combinados com o software de processamento acelerado e a IA generativa da Nvidia, estão permitindo que governos e empresas implantem fábricas de IA.

Essas fábricas de IA podem executar serviços de nuvem localmente e dentro das instalações seguras de um país ou organização com diversos controles operacionais, apoiando objetivos soberanos de diversificação e impulsionando o crescimento econômico.

As ofertas combinadas das empresas podem ser implantadas por meio da nuvem pública ou no Data Center de um cliente em locais específicos, com controles operacionais flexíveis. A Oracle diz ser único hiperdimensionador capaz de fornecer IA e serviços de Nuvem de ponta a ponta no local e em qualquer lugar. Os serviços e preços do Oracle Cloud Infrastructure são consistentes entre os tipos de implantação para simplificar o planejamento, a portabilidade e o gerenciamento.

Versão do Oracle Java 22

Esta versão introduz novos recursos e melhorias na linguagem de programação e plataforma Java. Os desenvolvedores agora podem desfrutar de milhares de aprimoramentos de desempenho, estabilidade e segurança que lhes permitirão aumentar a produtividade e impulsionar a inovação e o crescimento em suas organizações. Isso inclui melhorias na linguagem Java, suas APIs e desempenho, e as ferramentas incluídas no JDK.

Disponibilidade do banco de dados autônomo distribuído globalmente da Oracle

A Oracle anunciou a disponibilidade de seu Banco de Dados Autônomo Distribuído Globalmente, que permite que as organizações implantem um único banco de dados em vários data centers e regiões sem comprometer a segurança, o desempenho ou a governança das informações. A distribuição global desse banco de dados autônomo fornece alta resiliência e acesso de baixa latência, garantindo a soberania dos dados e a conformidade com regulamentos específicos sobre localização de dados.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.